No dia 13 de agosto, o Sesc Prainha (Florianópolis) formou 16 jovens, entre 15 e 20 anos, na 2ª turma de 2018 do projeto "Liderança Comunitária", que tem a parceria da Irmandade do Divino Espírito Santo – IDES e Junior Achievement. Os adolescentes desta segunda turma criaram a Gira Riso - Organização Comunitária Junior Achievement, em prol das crianças do Centro Educacional Infantil Girassol, que atende 400 crianças em situação de vulnerabilidade social, localizado na Irmandade do Divino Espírito Santo. O objetivo da ação é trabalhar a cidadania e respeito tanto com as crianças, quanto com os adolescentes participantes do projeto.
O projeto "Liderança Comunitária" proporciona a adolescentes e jovens a experiência da criação e operação de uma organização comunitária onde eles analisam a situação da comunidade local, detectam um aspecto a ser melhorado, constituem uma organização, elaboram um projeto de serviço comunitário e praticam atitudes de liderança. Este projeto é desenvolvido pelo Sesc em diversas cidades catarinenses, em parceria com a Junior Achievement. O projeto teve como objetivo, entender o papel das organizações sociais e do processo de liderança, através de 12 jornadas (encontros) que ocorreram todas as segundas-feiras, das 08h às 12h.
A primeira ação foi realizar um baile à fantasia na semana da criança, que contou com doações de brinquedos, kit's de doces, pintura facial e a apresentação de um teatro com o cenário confeccionado pelos adolescentes, bem como a história e encenação. Na segunda etapa do projeto, foi realizada a Fábrica de Monstrinhos, uma atividade realizada com bonecos sensoriais, onde os adolescentes trabalharam com as crianças diferentes tipos de bonecos, cabelos e olhos, mostrando às crianças que mesmo com diferenças, temos que respeitá-las, vendo a beleza em cada particularidade do ser. Logo após a confecção dos Monstrinhos, criaram a identidade deles, com o nome, a digital e o desenho do seu Monstrinho.
Na terceira e última etapa realizaram um dia de cinema e pipoca para as crianças com o filme “Universidade Monstros”, que continua neste mesmo contexto de respeitar as diferenças, onde cada um tem seus pontos fortes e fracos, o que nos faz seres únicos. Neste dia também foram distribuídas pipocas às crianças. No mesmo dia teve também ocorreu a premiação da Organização Destaque 2018, onde o Sesc e a Junior Achievement premiaram um dos projetos desenvolvidos no ano de 2018, que cumpriu os critérios de: número estável de membros; vídeo de encerramento; organização e entrega dos relatórios finais; impacto social; e captação de doações.
A Unidade vencedora foi a de Florianópolis, com o projeto Econsciente – Organização Comunitária Junior Achievement, que tem o objetivo de estimular mais adolescentes a olharem para os indígenas e para a comunidade com maior empatia, que foi criada em prol da Aldeia Indígena Itanhaem, e que tem o objetivo de estimular mais adolescentes a olharem para os indígenas e para sua comunidade com maior empatia. Ação que beneficiou mais de 150 indígenas. Como premiação, o grupo participou de uma visita a Fundação Hermann Hering, localizada em Blumenau, para conhecer os projetos sociais por eles desenvolvidos.
Confira abaixo alguns depoimentos do projeto Liderança Comunitária:
"Fazer parte dessa ação foi uma experiência única de doação, onde demonstramos com atitudes, que podemos fazer alguém sorrir e se sentir amado independentemente da situação. Somos uma geração que foi criada para trazer mudanças, fazer a diferença e transformar choros em risos. E essa ação nos mostrou como somos fortes quando temos o mesmo objetivo.” Paula Goedert Conrado, 17 anos.
“Não adianta ter boa aparência sem bons princípios, nem boas ações se não forem de coração.” Guilherme Felipe, 17 anos.
“As inspirações deveriam ser seguidas de ações, se tentarmos e não conseguirmos é a experiência que nos fará mais sábios que antes.” Ariane Pereira, 15 anos.
“Projeto Gira Riso serviu para criarmos mais socialização e responsabilidade, dando início a uma interação maior com o próximo, sabendo agora o bem que faz ajudar as pessoas.” Davi Ludvig, 16 anos.
"Participar do Projeto Liderança Comunitária foi algo novo para mim, não sabia que podia ajudar as pessoas de alguma forma e isso influenciou a minha descoberta de novas culturas. Ir para Blumenau conhecer a Hering não foi nosso único prêmio, mas sim ver o sorriso no rosto das pessoas que ajudamos. Não conhecia Blumenau e foi uma experiência ótima. No dia 28/11 representei toda a minha turma ao receber o troféu e foi uma sensação incrível, que nunca senti antes. Não vou parar por aqui e esse prêmio foi mais um motivo para continuar nesse caminho." Jardel de Lara, 16 anos.
Formatura 2ª turma Liderança Comunitária e entrega do Prêmio Organização Destaque 2018
12/12/2018 - Atualizado em 12/12/2018 - 528 visualizações
0 Comentários