Formatura do projeto "ComunicAÇÃO: Resolvendo Conflitos, Transformando Comunidades" do Sesc Prainha


14/11/2019 - Atualizado em 14/11/2019 - 560 visualizações

O Sesc Santa Catarina formou a sua primeira turma do projeto “ComunicAÇÃO: Resolvendo Conflitos, Transformando Comunidades”, no dia 29 de outubro. Os 27 participantes aproveitaram a presença dos familiares, amigos e comunidade, que prestigiaram a formatura, para mostrar a ação de multiplicação, e realizaram uma apresentação de teatro, através de três esquetes com as temáticas: bullying, preconceito racional e depressão.

Além da peça os adolescentes realizaram uma paródia da música "Quero te Encontrar", do Claudinho e Buchecha, e cantaram para o público presente. A temática escolhida para a música foi a “Comunicação Não Violenta (CNV)”. Na quarta-feira (13/11), eles se apresentaram na Mostra Vivendo Arte, realizada no Prédio II do Marista Escola Social localizado no Alto da Caieira. As ações de multiplicação acontecem até o final do mês de novembro na Comunidade do Monte Serrat.

A iniciativa do projeto "ComunicAÇÃO: Resolvendo Conflitos, Transformando Comunidades" começou como piloto na Unidade Prainha, em Florianópolis, e teve como objetivo não apenas capacitar os adolescentes, mas transformá-los para promover ações de multiplicação e mobilização comunitária. Os alunos do Marista Escola Social Lúcia Mayvorne, no Monte Serrat, foram convidados a participar do projeto que iniciou com o Curso de Capacitação gratuito, voltado para os adolescentes, entre 13 a 17 anos, com duração de três meses, e um total de 12 encontros, de agosto a outubro, nas dependências da Escola, todas as quintas-feiras, das 14h às 17h.

Confira a letra "Quero Respeitar":

Quando você vem
Expressar os seus sentimentos
Me conecto com você
Através da CNV
É que, você ignora
Tudo que eu sinto
Depois vai embora
Sem ter empatia comigo

Quero respeitar
Me conectar
Saber os quatro passos, da Comunicação Não Violenta (2X)

Tun.... Observação!
Tun.... Sentimento!
Tun... Necessidade!
Tun... Pedido!

Marchall Rosenberg nos fez entender
Pra essa violência não prevalecer
Vamos abrir espaço é bom ser ouvido
Rodas de expressão já é um bom início

Eu tô disponível pra te escutar
Vou a onde for para não te julgar
Nós somos muito mais
Silêncio não é paz

Violência na escola
Eu garanto nunca mais.... mais...

Quero respeitar (palmas)
Me conectar (palmas)
Saber os quatro passos, da Comunicação Não Violenta (4X)

  • A Comunicação Não Violenta (CNV), teoria de comunicação criada pelo autor Marshall Rosenberg é uma forma de comunicar-se, que instrumentaliza sujeitos a se relacionarem de maneira compassiva, aprimorando seus relacionamentos em diversos âmbitos da vida, com base, em síntese, em quatro passos: 1. Observar sem julgar; 2. Identificar e expressar verdadeiramente os sentimentos; 3. Identificar e comunicar necessidades; 4. Realizar pedidos e diferenciá-los de exigências.

Em Florianópolis, 26% da população é formada por crianças e adolescentes. Elas vivem na capital com o maior IDHM do Brasil. No entanto, 1 em cada 7 encontram-se vulneráveis à pobreza (IBGE, 2010). Apesar do alto IDHM e do avanço de diversas políticas públicas de garantia de direitos, nossa cidade ainda apresenta muitas desigualdades sociais (Sinais Vitais Criança e Adolescente, 2016).

O território do Monte Serrat localiza-se na encosta do Morro da Cruz, parte central de Florianópolis, também conhecido como Morro da Caixa ou Morro da Copa Lord. Nesta comunidade vivem pessoas de baixo poder aquisitivo que vieram para Florianópolis em busca de uma vida melhor. O local é íngreme, possui uma rua principal pavimentada, vielas e travessas por onde as pessoas foram expandindo a construção de suas casas, sendo estas construções díspares conforme se vai subindo o morro.

A comunidade do Monte Serrat é o maior gueto de população negra do Estado, um local que já sofreu muito com a falta de infraestrutura, energia e saneamento. Hoje, é uma região que vem crescendo muito e se desenvolvendo, mas que ainda precisa de um olhar diferenciado da sociedade. Em virtude destas situações e com o aumento da criminalidade e tráfico de drogas na região do Monte Serrat, torna-se fundamental a realização de ações educativas com adolescentes de 13 a 17 anos, a fim de torná-los mais reflexivos com suas atitudes e ideia de futuro.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 

A atuação do projeto “ComunicAÇÃO: Resolvendo Conflitos, Transformando Comunidades” segue as dimensões do desenvolvimento sustentável (social, ambiental e econômica), e visa contribuir para alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

10. Redução das Desigualdades
16. Paz, justiça e instituições eficazes
17. Parcerias e meios de implementação



0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .