Momentos de criatividade e aprendizado
Para celebrar o Dia Mundial da Gastronomia Sustentável, o Programa Mesa Brasil Sesc realizou ações educativas sobre o tema. Entre elas, foram destaque o Concurso Festival de Receitas, em Chapecó, Curso de Geleias Artesanais, em Blumenau, e Oficina de culinária com foco no reaproveitamento integral dos alimentos, em Lages. A data, comemorada em 18 de junho, foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para reforçar o papel da gastronomia ambiental no desenvolvimento agrícola e na produção consciente de alimentos, e ainda no fortalecimento e conservação da biodiversidade e segurança alimentar das comunidades.
Fazendo jus a sua missão de "contribuir para a segurança alimentar e nutricional de pessoas em vulnerabilidade social, mediante a distribuição de alimentos doados por parceiros, o desenvolvimento de ações educativas e a promoção da solidariedade social em todo o país”, além da comida, o programa leva conhecimento e motiva instituições sociais cadastradas, para que melhor aproveitamento dos alimentos.
E sabendo que, uma boa cozinha é aquela na qual nada é desperdiçado, é necessário estimular a criatividade e colocar a mão na massa!
Concurso Festival de Receitas
Visando disseminar conceitos e práticas da gastronomia sustentável, e compartilhar saberes e sabores para instituições sociais, o Programa Mesa Brasil Sesc de Chapecó promoveu um concurso de receitas elaboradas por cozinheiros, voluntários e nutricionistas das entidades cadastradas no programa, no dia 21 de junho. A atividade especial foi realizada em parceria com a Unochapecó que cedeu o laboratório Dietético e foram envolvidas 09 instituições sociais e 12 pessoas.
Curso de geleias artesanais
Aproveitando o momento de criatividade e preparos, no dia 29 de junho, o Programa Mesa Brasil de Blumenau realizou um Curso de Geleias Artesanais. A atividade foi ministrada pela produtora de geleias Maria das Graças Rodrigues Rossetto, que, voluntariamente, ensinou o preparo de geleia de mamão utilizando o aproveitamento integral dos alimentos possibilitando utilizar, não só a polpa, mas a casca do mamão.
Além do ensinamento do preparo, a produtora de geleias abordou técnicas de seleção dos ingredientes, envasamento, validade e consumo. O evento foi realizado em parceria com Cooper que cedeu a cozinha do espaço Cooper Pratic no bairro Itoupava Norte. Foram envolvidas 18 instituições e 24 pessoas.
Oficina de reaproveitamento integral de alimentos
No dia 21 de junho, foi realizada uma oficina de culinária com foco no reaproveitamento integral dos alimentos. A ação foi realizada pelo Mesa Brasil Sesc Lages, referente ao dia da gastronomia sustentável, em parceria com o chef de cozinha Ojeda e IFSC Câmpus Lages.
Entre os alimentos utilizados nas receitas, foram utilizados: pão de queijo de batata doce, bolo de batata doce e banana, pão de casca de maçã, tapioca com carne vegetariana (casca de banana).
Ao todo, a oficina contou com 25 participantes de 10 instituições atendidas pelo Mesa Brasil Sesc Lages.
+ Sobre o Mesa Brasil Sesc
Em 2023, o Mesa Brasil Sesc de Santa Catarina completa 20 anos de atuação no combate à fome e ao desperdício de alimentos. O programa faz parte de uma grande rede nacional de bancos de alimentos e colheita urbana, e tem a missão de "contribuir para a segurança alimentar e nutricional de pessoas em vulnerabilidade social, mediante a distribuição de alimentos doados por parceiros, o desenvolvimento de ações educativas e a promoção da solidariedade social em todo o país”.
Com sedes em Blumenau, Chapecó, Joinville, Lages e São José, o Mesa Brasil Sesc conecta parceiros doadores de alimentos a instituições sociais, recolhendo onde sobra e levando onde falta. Ou seja, o programa arrecada os alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas ainda próprios para consumo nos parceiros e entrega em instituições sociais que precisam da doação para a realização do Direito Humano à Alimentação Adequada.
Também desenvolve ações educativas para capacitação de voluntários e das equipes das instituições sociais atendidas, como cursos, oficinas culinárias e treinamentos, disseminando entre os integrantes da rede social, valores como a solidariedade e o voluntariado e trazendo a emancipação da própria instituição.
Nessas duas décadas, as doações recebidas agregaram valor nutricional às refeições que são servidas em centenas de entidades sociais credenciadas. Somente no ano anterior (2022), a partir das doações de 415 parceiros e do envolvimento da sociedade em campanhas, foram distribuídos 3.081.528 Kg de alimentos, que complementaram as refeições de 73.686 pessoas, por mês, em 510 Instituições sociais, de 65 cidades. Os números são fruto de um trabalho em conjunto e mostram o empenho desta rede do bem, para reduzir o desperdício de alimentos e minimizar os impactos da fome.
O Mesa Brasil Sesc integra a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, é certificado pela Global Foodbanking Network e desenvolve ações alinhadas aos ODS: 2 (Fome zero e agricultura sustentável), 12 (Consumo e produção responsáveis) e 17 (Parcerias e meios de implementação).
0 Comentários