Grupo Conecta 60+ de São Miguel do Oeste resgata tradição cultural brasileira em atividade artesanal

Confira como foi a confecção da Estrela da Felicidade


08/05/2024 - Atualizado em 09/05/2024 - 803 visualizações

Conecta 60+

O grupo Conecta 60+ do Sesc São Miguel do Oeste realizou uma série de atividades sobre a temática "Felicidade e conexões sociais: somos mais felizes juntos", incluindo palestras, rodas de conversa, atividades diversas e artesanato. As ações ocorreram ao longo do mês de março. 

No encerramento das atividades, foi proposta a criação da "Estrela da Felicidade", uma tradição cultural do Brasil. Segundo histórias contadas pela sabedoria popular, as mães presenteavam suas filhas no dia do casamento com uma estrela. 

Durante toda a vida da moça, a mãe guardava pedaços do tecido usado para confeccionar suas roupas, lembranças do dia de batismo, aniversários e outras datas. Quando a moça se casava, geralmente ainda adolescente, a mãe entregava partes da sua história na forma de uma estrela.

A moça levaria essa estrela para a casa onde começaria sua nova história como futura esposa e mãe, como ritual de passagem.  Na época do Brasil colonial, muitas vezes a mãe nunca mais via a filha que se casava, pois ela ia morar em fazendas muito distantes e não tinha formas rápidas de comunicação. Muito raramente as mulheres tinham dinheiro à mão.

As mães guardavam, então, moedas dentro da estrela antes de fechá-la, para que a moça tivesse dinheiro em mãos em caso de emergência, e por isso as estrelas também eram chamadas de "segredo". 

Confeccionando a Estrela da Felicidade 

Durante as conversas em sala de aula, descobrimos que ela é conhecida por muitos nomes, mas o significado é o mesmo de Norte a Sul do país: um registro de transcendência, um ritual de passagem ou a simbologia de amor e felicidade. 

As estrelas foram produzidas durante os encontros utilizando caixas de leite, tecido de algodão e costura manual. Após a finalização, foi feita uma exposição dos trabalhos na Unidade. É necessário ter precisão no corte e revestimento para que a estrela seja tridimensional.

O tempo de produção varia, pois começamos em aula e cada participante levou para casa para concluir.  Para produzir uma estrela, são necessários 60 losangos. Cada flor da estrela possui 5 losangos que precisam ser muito bem-posicionados para que a configuração esteja correta. 

O Conecta 60+ abrange o pensamento e a ação de cada participante, pois o empenho nas atividades é intenso, atingindo proporções grandiosas, evocando a integração no grupo de forma cooperativa, além de mostrar o lado empreendedor de cada participante, que muitas vezes não sabe que possui. 

"Já fiz muitas estrelas para vender, de diferentes cores, com miçangas, jeans... Fiz para uma cliente 7 com as cores dos chakras. Dependendo do pedido, custa R$ 50,00. Encontrei outra fonte de renda." - Cleusa Regina da Silva, 64 anos.         

 Colaboração: Adriana Brustolin, Técnica de Cultura, Assistência e Turismo.

Trabalho Social com Pessoas Idosas

O Sesc Santa Catarina acredita na promoção do envelhecimento com oportunidades de protagonismo, numa sociedade em que as pessoas idosas sejam respeitadas e valorizadas por suas potencialidades. A Instituição é pioneira no Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI), promovendo ações que buscam socializar o público 60+, numa perspectiva de intergeracionalidade, de educação ao longo da vida e na garantia dos seus direitos.   

Com o TSPI, o Sesc foi reconhecido pela Organização das Nações Unidades (ONU), como uma Instituição que cria condições de autonomia, integração e participação dos idosos na sociedade, promovendo a elevação de sua autoestima e resgatando seu valor social.    Nacionalmente, o TSPI iniciou 1960 no Sesc São Paulo.

Em 1977 iniciamos as atividades em Santa Catarina, pela Unidade Sesc Estreito, em Florianópolis. O objetivo principal é oferecer atividades que promovam o envelhecimento ativo em todas as suas dimensões, seguindo quatro diretrizes nacionais: Relações Intergeracionais; Gerontologia como tema transversal; Protagonismo da pessoa idosa; e Envelhecimento ativo.   

“Estamos na década do envelhecimento saudável, uma iniciativa global, que reúne os esforços governamentais, de instituições privadas e de toda a sociedade para melhorar a vida das pessoas idosas. E estamos juntos nessa”, reforça a diretora. “O Sesc está ao seu lado e da sua família, para que todos possam ter vidas longas e saudáveis, e fazer as coisas que valorizam pelo maior tempo possível”, reforça a Diretora Regional do Sesc-SC, Simone Karla da Rocha Batista.   

No Estado as principais programações são: Viva Digital 50+, Conecta 60+, Mente Ativa, e Dança Circular entre outros grupos de interesse, que visam proporcionar espaços de integração, reflexão sobre envelhecimento, socialização e empoderamento. 


Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .