Saúde e bem-estar
Neste ano, o grupo Conecta 60+ do Sesc Blumenau atua no eixo temático de Saúde e Bem-Estar, focado nas Práticas Integrativas e Complementares de Saúde e no autocuidado. Em abril o tema do encontro foi "Reflexoterapia Palmar", com a terapeuta Adriana Tavares.
A Reflexoterapia Palmar envolve a estimulação de pontos específicos e reflexos situados nas mãos. Os estímulos são geralmente realizados com as pontas dos dedos ou instrumentos que podem potencializar os impulsos nervosos, estes atingem áreas específicas do cérebro, onde são interpretados e refletidos em órgãos e/ou sistemas determinados do organismo.
“Essa terapia é considerada uma aliada para o autocuidado, sendo uma técnica de fácil aplicação para o idoso realizar em si próprio, contribuindo de forma complementar no tratamento de vários problemas de saúde, como também na preservação da sua autonomia” enfatiza a técnica do Trabalho Social com Idosos do Sesc Blumenau, Talita Sutter.
Benefícios desta terapia:
Auxilia na qualidade do sono, diminuindo a frequência de insônia, melhora a circulação sanguínea, promove o relaxamento muscular, reduz o estresse, ansiedade e a tensão.
Foi muito gratificante aprender coisas que fazem bem para a nossa saúde.
Marly Terezinha RamosGostei muito do encontro de hoje, sempre temos algo para aprender sobre saúde com as terapias.
Raquel Acacia FidelisGrupo Conecta 60+
+ Conecta 60+
O Conecta 60+ do Sesc é realizado nos formatos presencial e on-line, de forma gratuita, com parceria externa e das demais áreas de atuação do Sesc. O projeto vai ao encontro das necessidades e demandas da nova geração de idosos, que buscam novidades, dinamismo e desafios, além de ressignificar constantemente a velhice.
Tem como objetivo disseminar conteúdos e atividades, por meio de ações que estimulam as potencialidades, o fortalecimento de vínculos e da convivência, e o exercício pleno da cidadania. Envolve os seguintes eixos temáticos: Viajantes 60+; Histórias e Causos de Santa Catarina; Ações intergeracionais; e bem-estar e saúde integrativa.
A atividade integra o Trabalho Social com Idosos (TSI), que o Sesc desenvolve de forma pioneira no Brasil. Com ações que proporcionam a integração, a socialização, o protagonismo e o empoderamento, contribuímos para o envelhecimento ativo e saudável.
O Conecta 60+ é uma oportunidade para vivenciar ações capazes de estimular suas potencialidades!
Trabalho Social com Idosos (TSI)
Pioneiro no país, em realizar o Trabalho Social com Idosos (TSI), o Sesc foi reconhecido pela Organização das Nações Unidades (ONU), como uma Instituição que cria condições de autonomia, integração e participação dos idosos na sociedade, promovendo a elevação de sua autoestima e resgatando seu valor social.
Nacionalmente, o TSI iniciou 1960 no Sesc São Paulo. Em 1977 iniciamos as atividades em Santa Catarina, pela Unidade Sesc Estreito/Florianópolis.
O objetivo principal do TSI é oferecer atividades que promovam o envelhecimento ativo em todas as suas dimensões, seguindo quatro diretrizes nacionais:
- Relações Intergeracionais;
- Gerontologia como tema transversal;
- Protagonismo da pessoa idosa;
- Envelhecimento ativo.
Agenda 2030
O Sesc-SC é uma Instituição comprometida com o alcance das metas globais da Agenda 2030. A Instituição é signatária do Movimentos Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Santa Catarina desde 2009, assumindo compromissos com a incorporação e disseminação dos 17 ODS.
Destacamos ao longo das matérias publicadas aqui no Blog Sesc-SC as nossas práticas. Essas ações são identificadas com os ícones dos ODS com os quais estão alinhados. No caso do TSI são os números três (Saúde e bem-estar) e dez (Redução das desigualdades).
0 Comentários