Vivência cultural
No dia 18/04/2025, a Rede de Bibliotecas do Sesc Santa Catarina fez o lançamento do livro "A Girafa Míope", escrito por Marcello Gallotti e ilustrado por Fê, vencedor da 3ª edição do Prêmio Literário Sesc Criança.
"A girafa míope” convida os leitores a tropeçarem junto com a Filomena em uma história divertida, e com a Julieta, enxergar sobre cuidar do outro e de reconhecer as possibilidades harmônicas de convivência em sociedade.
O setor de Cultura e Assistência da Unidade Chapecó aproveitou o lançamento para proporcionar atividades culturais e promover saúde com o público atendido pelo Trabalho Social com Grupos (TSG), Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI) e escolas da cidade de Chapecó.
Lançamento do livro "A girafa míope".
O técnico de cultura da Unidade Chapecó, Cláudio Mendes, junto com a técnica de assistência, Eduarda Rebelato de Almeida, realizaram uma atividade dinâmica junto as inscritas no TSG:
“Foram divididas duplas de “Julietas” e “Filomenas”, as personagens principais do livro. A proposta consistia em vendar os olhos de uma das pessoas, que desenharia uma girafa e uma borboleta, enquanto a pessoa que não estava vendada servia como os “olhos” da pessoa que estava sem ver. O momento proporcionou muitos risos e uma vivência importante: refletir sobre a empatia e sobre a comunidade com deficiência.”, relata Eduarda Rebalato de Almeida.
Após a atividade, foram realizados testes de acuidade visual para todos os participantes para que garantir o cuidado e a saúde da visão do público 60+.
Até o momento, foram realizadas 5 mediações do livro em 3 escolas da Rede Pública de Ensino, juntamente com a exibição do curta metragem que compõe o panorama nacional infanto-juvenil da Mostra Sesc de Cinema 2023, o filme “Amei Te Ver”, dirigido por
Ricardo Garcia, que interliga e conecta com a temática do livro. O curta narra a história da amizade entre uma menina com deficiência visual e um menino com deficiência auditiva.
O curta metragem trouxe sensibilidade e reflexão para a temática e diálogo sobre as deficiências e sobre a preparação da sociedade em receber e incluir essas pessoas.
Trabalho Social com Pessoas Idosas
O Sesc Santa Catarina acredita na promoção do envelhecimento com oportunidades de protagonismo, numa sociedade em que as pessoas idosas sejam respeitadas e valorizadas por suas potencialidades.
A Instituição é pioneira no Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI), promovendo ações que buscam socializar o público 60+, numa perspectiva de intergeracionalidade, de educação ao longo da vida e na garantia dos seus direitos.
Com o TSPI, o Sesc foi reconhecido pela Organização das Nações Unidades (ONU), como uma Instituição que cria condições de autonomia, integração e participação dos idosos na sociedade, promovendo a elevação de sua autoestima e resgatando seu valor social.
Nacionalmente, o TSPI iniciou 1960 no Sesc São Paulo.
Em 1977 iniciamos as atividades em Santa Catarina, pela Unidade Sesc Estreito, em Florianópolis. O objetivo principal é oferecer atividades que promovam o envelhecimento ativo em todas as suas dimensões, seguindo quatro diretrizes nacionais: Relações Intergeracionais; Gerontologia como tema transversal; Protagonismo da pessoa idosa; e Envelhecimento ativo.
“Estamos na década do envelhecimento saudável, uma iniciativa global, que reúne os esforços governamentais, de instituições privadas e de toda a sociedade para melhorar a vida das pessoas idosas. E estamos juntos nessa”, reforça a diretora.
“O Sesc está ao seu lado e da sua família, para que todos possam ter vidas longas e saudáveis, e fazer as coisas que valorizam pelo maior tempo possível”, reforça a Diretora Regional do Sesc-SC, Simone Karla da Rocha Batista.
No Estado as principais programações são: Viva Digital 50+, Conecta 60+, Mente Ativa, e Dança Circular entre outros grupos de interesse, que visam proporcionar espaços de integração, reflexão sobre envelhecimento, socialização e empoderamento.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários