Um dos pilares que fundamenta o Trabalho Social com Idosos do Sesc é o protagonismo dos 60+. O Grupo da Memória do Sesc Blumenau valoriza os saberes dos participantes e reconhece suas habilidades como agentes sociais de manifestação cultural nos grupos. No dia 04 de outubro, em comemoração à chegada da primavera, a Sra. Maria Eunice dos Santos, integrante do Grupo da Memória, realizou uma oficina de Ikebana para os colegas.
Os participantes receberam flores naturais e um kit para o preparo dos ornamentos. Durante a oficina puderam relembrar sobre a sua juventude e relataram como era comum receberem flores. Constataram que essa prática foi se perdendo com o tempo e que atualmente é ofertada somente em datas festivas. Cada integrante recebeu um poema (veja abaixo) do criador do método Ikebana, Mokiti Okada.
Ikebana é a arte de montar arranjo de flores, envolvendo simbolismos. É uma palavra de origem japonesa que significa flores vivas. Essa prática teve origem na Índia, sendo utilizada como decoração no altar de Buda. É composta por vários tipos de plantas e o caule, folhas, flores e ramos simbolizam o céu, a terra e a humanidade. Ela aborda a espiritualidade e nos ensina a desenvolver habilidades de observação, concentração e sensibilidade.
Confira alguns depoimentos:
“Trabalhar com flores é alegria!” - Marly Terezinha Ramos
“É uma terapia!” - Maria do Roncio Machado
“É natural das crianças darem flores para aqueles que amam. É comum elas colherem as flores e darem para os avós” - Felicitas Maria Lanser
Colaboração: Talita Cristiane Sutter, técnica da área de Trabalho com Grupos do Sesc Blumenau e Etienne Alessandra Hafemann, instrutora da área de Trabalho com Grupos do Sesc Blumenau.
0 Comentários