Participantes do Grupo da Memória do Sesc Blumenau celebraram o Outubro Rosa com roda de conversa sobre a prevenção do câncer de mama. No bate-papo, em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mama de Blumenau, no dia 18.10, as idosas receberam orientações sobre os sinais e sintomas da doença.
A representante da Rede Feminina, Lorena Maria Bulegon Denti relatou sobre os fatores de risco da doença e utilizando o modelo anatômico “Mamamiga” demonstrou como podemos identificar possíveis alterações das mamas. “O material lúdico possibilita uma melhor compreensão na identificação de possíveis nódulos em diferentes tamanhos e constituições”, destaca Lorena.
“Somos gratas pela oportunidade do encontro de hoje. Vamos juntas prevenir o câncer de mama! Outubro Rosa deve ser lembrado o ano todo”, reforça Marly Teresinha Ramos participante da roda de conversa.
“Descobri que tinha câncer de mama no momento do exame da mamografia. Realizar os exames preventivos são muito importantes”, comenta Gisela Lucia Geiser. “Somos privilegiadas por ter acesso a informações precisas e oportunas. Cada dia aprendemos mais”, ressalta Felicitas Maria Lanser.
+Inf. “Mamamiga”
“Mamamiga” é um modelo de mama para ser tocado pelas pessoas e se verificar os tipos de alterações no qual pode indicar um câncer de mama. Achado Normal A, área com pequenos grão B, nódulo caroço que se movimenta C, nódulo ou área fixa e dura D. As mulheres podem tocar e observar através do toque as alterações. Cada alteração indica o que a mulher tem que fazer.
+Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mama de Blumenau
A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mama de Blumenau iniciou sua atuação em 1973 e desde então vem contando com o trabalho dedicado de inúmeras voluntárias, que assumem um compromisso pela vida na busca incessante pela saúde e valorização da mulher.
+Inf. câncer de mama:
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico. Assim, a detecção precoce da doença é muito importante!
Colaboração: Talita Cristiane Sutter, técnica da área do Trabalho Social com Idosos do Sesc Blumenau e Etienne Alessandra Hafemann, instrutora do Trabalho Social com Idosos do Sesc Blumenau.
0 Comentários