Até o ano passado, a aposentada Olga Richter não conseguia utilizar o celular. Durante o evento Ação Global, que aconteceu em Mafra, ela conheceu o técnico de Assistência Gradison Kamura, que lhe apresentou as atividades para idosos oferecidas pelo Sesc. A história de dona Olga foi pauta de uma reportagem especial no Jornal do Almoço, na TV NSC, nesta sexta-feira (25/05).
Dona Olga conta que foi ao stand do Sesc no Ação Global e após realizar a avaliação de pressão arterial e receber orientações em saúde, perguntou ao técnico Gradison Kamura o que o Sesc oferecia de atividades. Gradison então apresentou a ela o projeto Idoso Empreendedor e explicou que era voltado para o aprendizado de tecnologias. “Eu disse: ‘celular não me interessa muito porque eu não tenho e não gosto’, aí ele disse ‘a senhora não gosta ainda porque não sabe’”, narra dona Olga.
Depois de se matricular nos encontros semanais do Idoso Empreendedor, a dona Olga chamou as amigas para participarem. E hoje, um ano depois, elas dão um show quando o assunto é mundo digital: navegam sem dificuldades pela internet, tanto pelo computador quanto pelo celular.
Confira a reportagem completa: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/jornal-do-almoco/videos/t/edicoes/v/acao-global-oferece-servicos-de-saude-e-educacao-em-ararangua/6761533/
Sobre o projeto Idoso Empreendedor
O Idoso Empreendedor tem como objetivo promover no público idoso uma atitude empreendedora, estimulando o protagonismo e a autonomia por meio da inclusão digital pelo computador ou smartphone. É destinado a pessoas acima de 55 anos, sem limite de idade.
São dois módulos com duração de pelo menos 1 ano cada:
Módulo 1: por meio de tecnologias de computadores ousmartphones, os participantes desenvolverão um produto final voltado para ações empreendedoras, multiplicando suas vivências e aprendizados para a comunidade local.
Módulo 2: este módulo tem como foco a busca de novas oportunidades para os participantes, podendo se dar em uma das duas vertentes: geração de renda (busca de emprego ou empreenedorismo de negócios) e empreendedorismo social (participantes são estimulados a desenvolver um projeto social para a comunidade). Todas as atividades, permanecem mediadas pela inclusão digital via computador e smartphone.
Acontecem, também, oficinas temáticas curtas, sobre temas específicos e de acordo com a demanda de cada unidade como: Redes Sociais, Uber, Airbnb, Fotografia, Turismo, dentre outros.
O projeto é oferecido em 25 Unidades do Sesc em Santa Catarina. Saiba mais: https://sesc-sc.com.br/site/servicos/idoso-empreendedor.
0 Comentários