O Sesc-SC, pela área de Trabalho Social com Idosos, celebrou no dia 29.04 o Dia Mundial da Dança com uma programação on-line cheia de significados e alegria. Profissionais de todo o país que trabalham com a Dança na Maturidade foram convidados a participar e encaminharam uma amostra dos trabalhos com idosos, que desempenham em suas cidades. Os participantes puderam acompanhar as coreografias nas suas casas, embaladas com a diversidade de estilos presentes no Brasil:
Gaúcha: Professor Cristiano Silva (RS)
Forró: Professor Fabian Queiroz (PB)
Contemporânea: Professor David Damasceno (SP)
Sertanejo: Professor Alyson Nascimento – Tchuthcuê (MG)
Clássico: Professor Geraldo Filho (MG)
Dança Circular Sagrada: Focalizadora Cleonice Canto (Sesc-SC)
Cadeira e Fitas: Maria Alice Corazza (SP)
As atividades dançantes foram mediadas por Miriam de Oliveira Rodrigues, técnica do Trabalho Social com Grupos do Sesc Laguna e pela convidada especial, a professora Maria Alice Corazza, com 75 anos de idade, pioneira no Brasil em atividade física com idosos. Reconhecida como uma das maiores autoridades em atividades físicas para a idosos, ela é professora, consultora, escritora e palestrante, com mais de 50 anos dedicados a esta causa, é criadora de um método próprio usado atualmente por milhares de profissionais, em benefício de centenas de milhares de idosos.
Palavras de carinho, estímulo e reconhecimento da importância da atividade na vida dos 60+ se fizeram presentes em mais de duzentos e noventa comentários. Dê o play na gravação da live e venha sentir o benefício da dança no corpo e na mente.
Clique aqui e confira aqui as Unidades que disponibilizam a atividade e Dança Circular e venha dançar no Sesc.
Saiba+:
O Dia Internacional da Dança é comemorado anualmente em 29 de abril. Também conhecido como Dia Mundial da Dança, esta data é destinada a homenagear uma das manifestações artísticas mais animadas e antigas que existem: a dança!
A dança tem o poder de captar e transmitir traços particulares de diferentes culturas através dos tempos. Existem diversos estilos de dança diferentes, cada um com a sua própria personalidade. O Dia da Dança busca a valorização dessas identidades distintas.
Origem do Dia Internacional da Dança
O Dia da Dança foi criado em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
O 29 de abril foi escolhido como Dia Internacional da Dança em homenagem a data de nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), um mestre do balé francês.
Noverre foi bailarino e professor de balé, e ficou conhecido por ter escrito uma das obras sobre a dança mais importantes da história, Lettres sur La Danse ou “As Cartas Sobre a Dança”, em português.
Apenas por coincidência, a data está associada a uma personalidade brasileira de importância no balé, Marika Gidali, bailarina co-fundadora do Ballet Stagium em São Paulo, que também nasceu no dia 29 de abril.
Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-internacional-da-danca/
Colaboração: Miriam de Oliveira Rodrigues, técnica do Trabalho Social com Grupos do Sesc Laguna e Cristiani Jacobus, analista de Programação Social do Departamento Regional do Sesc-SC.
0 Comentários