O projeto “Conecta 60+” do Sesc tem como objetivo disseminar conteúdos e atividades, por meio de ações que estimulam as potencialidades dos idosos, o fortalecimento de vínculos e da convivência e o exercício pleno da cidadania. Os grupos se reúnem em encontros virtuais semanais, envolvendo os seguintes eixos temáticos: Inclusão Digital, Corpo e Mente, Saberes Catarinense, Memória Ativa e Viagens e Vivências de forma online e gratuita.
Na Unidade do Sesc Concórdia são 40 idosos participando dos encontros em três turmas. No mês de setembro os encontros foram informativos, de compartilhamento de informações, lembranças e muito sentimento, com conteúdos voltados para a valorização da vida.
Saúde mental foi o primeiro tema com a psicóloga Thais Kunz de Moraes. Sentimentos de gratidão e seus benefícios, com a acadêmica de psicologia Samira Ferreira Lima, foram assuntos tratados no segundo encontro.
A partir do terceiro encontro do mês promoveram rodas de conversa sobre qualidade de vida e felicidade. Os idosos foram estimulados para construção de um quadro da gratidão com materiais recicláveis. Foram dois encontros destinados aos diálogos e a confecção do quadro. Os materiais utilizados foram papel colorido, bandeja de ovos e de isopor.
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o “Setembro Amarelo”, campanha de prevenção ao suicídio. E como o Coronavírus mudou a vida dos idosos a ação na Unidade Concórdia foi direcionada para questões atuais e que estão impactando na vida do público maduro.
“Dialogar sobre as mudanças e levar ao público 60+ informações, conversa e acolhimento mostrou-se importante para acalmar e levar esperança neste momento. Os clientes retribuíram com carinho e expressaram a gratidão ao Sesc pelas atividades desenvolvidas”, declara Naiura Dartora, técnica de atividades do Sesc Concórdia.
Confira abaixo alguns depoimentos de clientes sobre atividades:
Leoni Maria Zuchello
Gratidão ao Sesc por proporcionar esses encontros pela internet e trazer para minha casa tantos aprendizados. Neste mês as conversas e as palestras foram muito importantes para mim. Estamos em casa e sem contato com outras pessoas, precisamos conversar e desabafar. Ajudou muito. Adorei fazer o quadro da gratidão, ele me ajudou a pensar mais positivo e ficará no meu canto da oração.Abaixo o depoimento em vídeo do participante do projeto "Conecta 60+", cliente Sérgio Grillo do Sesc Concórdia.
Colaboração: Naiura Dartora, técnica de atividades do Sesc Concórdia.
Ivanir Fátima Slongo Lopes
Meu quadro da gratidão foi feito junto com os netos, eles me ajudaram com ideias, recortar e colar. Após a atividade eles passaram a agradecer mais aos pequenos gestos, agradeceram a vó pelo passeio, pelo lanche, pelo pôr do sol. A noite agradeceram pelo dia e pela vida junto comigo. Tudo que aprendemos nos encontros do Sesc repassei a eles e estamos mais gratos pelas pequenas coisas, ajudou bastante toda minha família. Meu quadro da gratidão ficará na sala da minha casa para lembrar todos os dias de agradecer.