De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), situações de violência contra a pessoa idosa são ações ou omissões cometidas uma vez ou muitas vezes, prejudicando a integridade física e emocional da pessoa, impedindo o desempenho de seu papel social.
Com o objetivo de informar sobre os direitos das pessoas idosas, promover a qualidade de vida e o protagonismo dos 60+ e, também, conscientizar toda a sociedade sobre o tema, as Unidades de Sesc Santa Catarina, juntamente com uma rede de parceiros, realizaram rodas de conversa, palestras, apresentações artísticas, exibição de filmes, oficinas e ações de conscientização ao longo do mês de junho, em 27 Unidades.
A ação envolveu 1.119 participantes (número contabilizado até 07.07), na campanha Junho Violeta tendo como principais parceiros locais, os Conselhos Municipais do Idoso, Universidades, Secretarias Municipais de Assistência Social, Polícia Civil e OAB.
Segundo dados do Disque 100, em Santa Catarina, 45,5% das denúncias indicam que a violação de direitos acontece no ambiente doméstico/familiar. E alguns fatores que impedem que a pessoas denuncie são as relações de parentesco e afetivas, questões financeiras e medo do abandono.
Valorizar o processo de envelhecimento e fortalecer as redes de apoio são pontos essenciais para promover o exercício coletivo do cuidado e de escuta à pessoa idosa e da segurança nas relações cotidianas. Também é preciso falar sobre as violências e saber onde e como podem acontecer!
Programação estadual
O Sesc-SC integrou o grupo interinstitucional estadual, que realizou uma agenda integrada para o mês de junho, com ações de representação estadual para fortalecer o trabalho em rede. Participaram do grupo, a Comissão do Direito da Pessoa Idosa da OAB/SC, o Ministério Público Estadual/Direitos Humanos, a Associação Nacional de Gerontologia de Santa Catarina (ANG), a Universidade do Estado de SC (Udesc), o Núcleo de Estudos da Terceira Idade-NETI (UFSC), a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), o Conselho Estadual do Idoso (CEI SC), e a Secretaria de Estado da Saúde de SC.
Em Joinville, jovens e idosos atendidos pelo programa Mesa Brasil Sesc se reuniram em um encontro intergeracional, em alusão à data. Foi apresentado o Estatuto do Idoso (Lei n.º 10.741, de 2003) com foco nos artigos 98, 99 e 100, que trata dos tipos de violência.
A assistente social do programa Mesa Brasil Sesc Joinville, Marília Amaral, compartilhou com os presentes, informações sobre direitos fundamentais da pessoa idosa, canais de denúncia e a rede de apoio do município, bem como a conscientização sobre o dever da sociedade, família e estado em aparar, defender a dignidade e o bem-estar, garantindo-lhes o direito à vida.
O encontro contou com uma apresentação de dança do grupo de jovens do Centro Educacional Dom Bosco e bingo de frutas, onde todos puderam interagir, ressaltando entre os jovens o dever da sociedade e a própria postura em atividades rotineiras junto à pessoa com mais de 60 anos. O Mesa Brasil Sesc agradece a parceria da Apae de Joinville, que disponibilizou o transporte dos jovens até a Vila Vicentina de Joinville; ao Angeloni Atiradores, que forneceu os presentes aos ganhadores do Bingo; e à Floricultura Bosque das Flores, que gentilmente presenteou a Instituição com um vaso de violetas, que possui o significado de família – Violetas, contra a violência, daí a escolha da cor da campanha.
Destacam-se, dentre essas ações, o evento virtual coordenado pelo Ministério Público de Santa Catarina, realizado no dia 14 de junho: “A proteção à Pessoa Idosa e a Implantação da Rede PISC”. Disponível no canal do YouTube do MPSC. E o evento de encerramento, coordenado pelo Sesc, realizado no dia 30 de junho no Sesc Prainha (Florianópolis), com o tema: "Violências contra a pessoa idosa: fatores que contribuem e como enfrentá-las"
“O envelhecimento populacional e o aumento do número de denúncias de violência contra a Pessoa Idosa, evidenciam a necessidade de reestruturação das atuais estratégias de intervenção nas situações de violência contra a pessoa idosa, de modo a ampliar, fortalecer e ativar a Rede Intersetorial de Atendimento à Pessoa Idosa em Situação de Violência em Santa Catarina (Rede PISC).
O mês de junho é o mês de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Nesse propósito, diversas instituições, que fazem parte desta Rede reuniram-se para a realização de ações educativas de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa” comenta Luciane de Medeiros dos Santos, analista do MPSC.
O Ministério Público de Santa Catarina assumiu a coordenação do grupo de trabalho interinstitucional para elaboração do Protocolo de Rede Intersetorial de Atenção à Pessoa Idosa em Situação de Violência no Estado de Santa Catarina (Protocolo PISC). Esse documento foi lançado em 2021 e tem o objetivo de orientar a padronização do atendimento intersetorial no âmbito dos municípios de Santa Catarina, por meio de fluxos setorizados, do atendimento e do encaminhamento da pessoa idosa em situação de violência, de modo a fazer cessar, de maneira célere e eficaz, a sua ocorrência e evitar a exposição e a revitimização. Clique aqui para ler o documento completo e as entidades que compõe a Rede PISC.
Situações de violência:
O Estatuto do Idoso considera como violência contra a pessoa idosa qualquer ação ou omissão praticada em local público ou privado que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico (art. 19, § 1º).
Você sabe identificar um episódio de violência? Conheça algumas situações:
De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, mais de 60% das denúncias contra idosos são sobre violências que ocorrem nos lares. Os idosos praticamente não denunciam, por medo e para protegerem o familiar agressor, estudos indicam que entre 5% e 10% dos idosos sofrem tipos de violência que não geram lesões, no ambiente familiar ou na comunidade.
Como denunciar:
As denúncias de violência contra a pessoa idosa podem ser feitas pelo Disque 100 (Disque Direitos Humanos). O atendimento é realizado diariamente, 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana. Denúncias também podem ser feitas para a Delegacia On-line da Polícia Civil do seu estado ou ligando 181 (Polícia Civil), e também para a 190 (Polícia Militar).
Colaboração: Cristiani Jacobus, analista de programação social Assistência do Departamento Regional do Sesc-SC.
Trabalho Social com Idosos (TSI)
Pioneiro no Trabalho Social com Idosos (TSI), o Sesc atua fortemente em prol do protagonismo e empoderamento dos 60+, com atividades que visam proporcionar espaços de integração e reflexão sobre envelhecimento. Há mais de 50 anos o Sesc promove ações que buscam socializá-los, trabalhando numa perspectiva de intergeracionalidade, de educação ao longo da vida e na garantia dos direitos da pessoa idosa, contribuindo para o envelhecimento ativo e saudável. Clique aqui e saiba mais.
TSI é uma ação do Sesc que contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
O Sesc-SC é uma Instituição comprometida com o alcance das metas globais da Agenda 2030. A Instituição é signatária do Movimentos Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Santa Catarina desde 2009, assumindo compromissos com a incorporação e disseminação dos 17 ODS. Clique aqui para mais informações.
Destacamos ao longo das matérias publicadas aqui no Blog Sesc-SC as nossas práticas. Essas ações são identificadas com os ícones dos ODS com os quais estão alinhados. No caso do TSI são os números três (Saúde e bem-estar) e dez (Redução das desigualdades).
0 Comentários