Nesta quarta-feira (14/03), o Sesc em Santa Catarina
realizou o “Lançamento Estadual do Trabalho Social com Grupos”, para apresentar
as ações que serão desenvolvidas em 2018 com foco na integração e socialização
dos participantes. O evento levou 1.424 pessoas às Unidades da Instituição, que
realizou a ação simultaneamente em 28 Unidades da Instituição no Estado, com
programação especial gratuita, que contempla palestras, vivências, oficinas,
exposições de trabalhos, entre outras atividades. Este é o quarto ano consecutivo
que o Sesc realiza a ação, para fortalecer o trabalho na área.
Confira alguns depoimentos de participantes:
Maria de Lourdes Silveira, 72 anos. Tem a sua agenda repleta de atividades semanais no Sesc em Florianópolis (Prainha).
Sou aluna do grupo de Cantoria, Dança Circular, Memória e Jogos Digitais e oficina de fotografia. Adoro tirar foto pelo celular e colocar no Facebook. Mas não coloco foto de pessoas, não. Gosto mesmo de colocar foto de paisagens e viagens que já fiz pelo Sesc. Se tivesse um passaporte de viagens Sesc o meu estaria cheio de carimbos. Já fui em muitos lugares com o Turismo do Sesc e o que mais gosto nesta Instituição que é difícil escolher uma só atividade, aqui reúne um monte de coisas boas. As pessoas que aqui trabalham, as amigas que fiz aqui e os cursos. Tudo é maravilhoso. Tanto que para não perder o Lançamento do Trabalho Social com Grupos hoje trouxe a bisneta, que estava sob meus cuidados!Anita Hessmann, 71 anos. Aluna de musculação, pilates e 'Memória e Jogos Digitais' e oficina de fotografia e frequenta todos os dias o Sesc em Florianópolis (Prainha).
Tenho muita satisfação em vir para cá todos os dias. Se me falassem que eu não poderia mais vir, por exemplo, eu iria ficar muito triste. Aqui tenho amigos, faço atividades e aprendo todo dia.Maria Nazarete Infâncio Antunes, participante do Grupati e Idoso Empreendedor do Sesc em Florianópolis (Prainha).
O Sesc transforma as pessoas. Hoje fiquei emocionada ao ver uma senhora que chegou no Sesc no ano passado totalmente “fragilizada”, sem equilíbrio até mesmo para andar. Hoje a vejo sorrindo totalmente independente. Eu acredito que os profissionais do Sesc fazem muito mais do que imaginam para transformar a vida das pessoas que fazem parte das atividades. Eu mesma me descobri aqui, não fazia uma porção de coisas que hoje faço e me sinto muito feliz. Hoje tivemos uma excelente programação. Por isso, digo mesmo, o Sesc transforma a vida das pessoas.Danças Sagradas Circulares*
Dançar faz parte do Homem,
Desde a sua existência,
Residindo na Terra,
Agradecendo à colheita,
Venerando suas divindades.
Sua história se perde no tempo,
Percebendo o movimento dos astros,
Todos tendo vidas,
Talvez diferente das nossas,
Fazendo parte do Universo.
Dançando na Ilha da Magia,
Sentimos a integração.
Entre os seus participantes,
Colocando as suas almas,
Promovendo o crescimento.
Os passos simulam a dinâmica,
Das marchas e contramarchas,
Que praticamos na vida,
Percebendo a dependência,
Expressando o Amor.
A música encanta o coração,
Sendo acompanhada pelos passos,
Sentindo a sintonia,Tornando-nos unos.
Agradecendo à existência.
Hans Christian Wiedemann, Integrante do Projeto Xodó, Grupo de Poetas e Cronistas e membro da Associação dos Cronistas, Poetas e Contistas Catarinenses (ACPCC).
*Poesia escrita após participação no Lançamento de Grupos – Sesc em Florianópolis (Prainha) 2018.
O Sesc oferece diversas propostas de grupos desenvolvidas para diferentes faixas etárias e interesse, de acordo com as demandas locais. O objetivo é possibilitar a convivência com pessoas da mesma faixa etária ou, com objetivos comuns, promover o aprimoramento das relações sociais, do sentimento de pertencer e participar, se identificar e integrar.
Entre os mais procurados está o projeto Idoso Empreendedor, que por meio da inclusão digital, redes sociais, aplicativos básicos do smartphone e os que estimulam a Economia Compartilhada além do estimulo ao empreendedorismo social e geração de renda extra, contribuem para o protagonismo e emponderamento dos Idosos. A Instituição também oferece Grupos Ativa +, Grupo de Estudos sobre a Pessoa Idosa – Grupati, Grupos de Cantoria, Grupo de Voluntários, Dança Circular e Grupo da Memória.
É novidade em 2018, a inserção no projeto Idoso Empreendedor do ensino ao uso dos aplicativos que contribuem para a Economia Compartilhada como Uber, AirbnB, Enjoei, OLX, dentre outros, para usuários e com o intuito da geração de renda extra. Neste ano, ocorrerá ainda, o “Xodó”, visa à interação entre crianças e idosos, por meio de contação de histórias, cantorias e diversas atividades integrativas, para contribuir na troca de experiências e o fortalecimento de vínculos entre as gerações.
O Sesc realiza também o Idoso em Foco, que visa reunir representantes de instituições e profissionais liberais que atuam em prol dos idosos, para a construção de um espaço de estudos sobre a causa, e também, organização de uma rede de relacionamento local, possibilitando a construção de um calendário único de eventos sobre o tema. A Instituição oferece ainda Grupos socioeducativos de Gestantes e Adolescentes, que abordam interesses específicos e promovem espaços de integração social, intercambio entre os participantes e a comunidade através de eventos como o Ponto de Encontro.
Veja algumas fotos do dia na nossa galeria:
Marlene Nunes, 73 anos. Participa do grupo de Cantoria do Sesc em Florianópolis (Prainha), há dois anos.
Aqui encontro tudo o que eu gosto. Tenho amigos, faço atividades e pratico ginástica duas vezes na semana. Enquanto conseguir vir marcarei presença nas atividades do Sesc.