Sesc Comunidade
O Sesc Comunidade é um projeto que estimula o protagonismo social e o desenvolvimento das comunidades onde está inserido. Com a instalação de uma quadra poliesportiva, com salas de cursos e espaço de convivência, oferece uma variada programação gratuita.
Atualmente, são nove unidades do Sesc Comunidade, presentes nos municípios: Biguaçu, Cocal do Sul, Forquilhinha, Irani, Joinville, Palhoça, Palmitos, Penha e São José.
Desta forma, contribui para o exercício da cidadania, da solidariedade, da inclusão e da interação social da população no entorno. O planejamento da programação é articulado em parceria com a prefeitura municipal, voluntários e demais entidades locais, visando a dinamização do espaço de forma participativa.
A programação envolve atividades esportivas, recreativas, culturais e socioeducativas, que atendam a diferentes públicos e faixas etárias.
Em 2023, o projeto contabilizou 7.957 matrículas em cursos; foram realizados 131 encontros, somando um público de 12.400. Aconteceram 38 oficinas, com o total de 899 participantes; 34 palestras de orientações para um público de 1.499 ouvintes; 132 reuniões, com 804 participantes, e 40 rodas de conversas, com 888 participantes.
Os projetos que fazem tudo acontecer:
- Clube do Esporte
- Conexão Saúde
- Esporte de Quadra
- Força Catarina
- Ginástica em Grupo
- Passeios Plurais
- Pilates de Solo
- Projeto Cultivar
- Sesc Alerta
- Sesc Comunidade
Confira os relatos de quem está no dia a dia do Sesc Comunidade
Sesc Comunidade Penha
“Bryan Érik Silva Nascimento é portador da Síndrome de Down.
Quando entrou no judô não aceitava as regras.
Só queria participar da parte das brincadeiras e, aos poucos, foi evoluindo ao ponto de conhecer as técnicas de judô e os seus nomes em japonês.
Hoje, ele sabe contar em japonês, domina as técnicas para sua faixa etária e aceita todas asregras pertinentes ao judô, o que levou a ser aprovado no exame de faixas com uma nota excelente.
Houve também uma melhora na socialização com o Bryan e os colegas.”.
Depoimento do pai do Bryan.
Bryan Érik Silva Nascimento, na aula de Judô, Sesc Comunidade Penha.
Sesc Comunidade Cocal do Sul
Oficina de Decoração de Potes e Biscoitos Natalinos.
No Sesc Comunidade de Cocal do Sul, uma das atividades destaque do ano foi a Oficina de Decoração de Potes e Biscoitos Natalinos.
A oficina foi uma ação pensada e construída por algumas mulheres frequentadoras do projeto e outras engajadas e com vontade de estarem em um ambiente onde pudessem trocar experiências e saberes artesanais e culinários, fazer amizades por meio de algo que gostam e que sentem alegria em fazer, influenciando positivamente na autoestima delas. O Sesc participou no papel de catalizador desta iniciativa, organizando e buscando as condições para viabilizar a oficina, fornecendo materiais e estrutura.
"Agradeço a oportunidade de poder participar, aprendi muito, totalmente feliz e muito obrigado a vocês por fazerem acontecer!"
(Melissa Leon Cardenas)
"Agradeço ao Sesc e a professora Cris pela oportunidade. Foram dois dias muito produtivos e alegres.
Saímos com conhecimento, vontade de colocar a mão na massa e também com novas amizades.
Muito obrigado e até a próxima!" (Monica Nunes Longo)
Oficina de Decoração de Potes e Biscoitos Natalinos.
Sesc Comunidade Palhoça
Em 2023, contamos com duas novidades empolgantes que integraram as atividades da nossa unidade e um registro de uma ação paralela, roda de Dança Circular.
Iniciamos a prática do Tiro com Arco, popularmente conhecido como arco e flecha, uma modalidade esportiva que tem ganhado destaque por sua elegância e precisão.
Trata-se de uma adição significativa às nossas atividades, considerando que o Tiro com Arco é uma modalidade olímpica, oferecendo aos participantes uma experiência única e desafiadora.
Além disso, iniciamos uma nova turma que certamente marcou nossas atividades com muita nostalgia e diversão: o Passinho Flashback Anos 80.
Essa modalidade democrática transcende as barreiras sociais, proporcionando uma experiência de integração sensacional. Os passinhos contagiantes e os ritmos marcantes dos anos 80 têm se mostrado uma forma única de unir diferentes camadas sociais em torno da alegria e da celebração.
Durante a palestra do Outubro Rosa, participamos da experiência envolvente da Dança Circular, uma prática que transcende o movimento, englobando corpo, mente e espírito. A energia pulsante dessa expressão artística criou uma conexão profunda, formando um círculo simbólico de solidariedade.
Essa experiência, destacou-se como uma ferramenta poderosa para conscientização sobre a importância da prevenção e saúde. Cada passo e gesto representaram uma celebração da vida, enfatizando nossa interligação. Agradecemos a participação, tornando a palestra mais impactante, e esperamos que a positividade da Dança Circular continue inspirando conscientização e cuidado com a saúde.
Estas novas atividades representam não apenas um incremento da programação, mas também a nossa constante busca por proporcionar experiências diversificadas e enriquecedoras aos participantes do Projeto Sesc Comunidade Palhoça. Agradecemos a todos que fazem parte dessa jornada, e estamos entusiasmados com as possibilidades que o futuro nos reserva.
Sesc Comunidade Palmitos
Na Unidade de Palmitos, destacamos a história da D. Maria Marli Tello, de 71 anos.
Ela está fazendo aula de teclado, ela conta que está amando as aulas e que a traz bem-estar.
D. Marli, como chamamos, é uma senhora muito ativa, faz hidroginástica, dança cigana, aulas de inglês e a musicalização.
Foi um desafio e tanto para começar as aulas de teclado, pois se achava incapaz de aprender a tocar, mas a cada dia se supera mais.
Em 2024, esperamos proporcionar para as pessoas idososas do município ainda mais atividades, como a oficina de memória, vôlei câmbio e oficinas digitais, já estamos recrutando parceiros para colocar esses planos em prática.
Sesc Comunidade São José
"Esse ano foi cheio de descobertas. Comecei como uma mãe que levava os filhos para uma atividade física e acabei participanto das aulas karatê com eles.
Dividir uma atividade com os filhos é algo surpreendente e capaz de criar novos laços. Obrigada."
(Depoimento da Alexsandra Vicente, aluna de Karatê.)"Meu nome é Grasiela de Oliveira Pacheco, sou mãe do Gabriel Augusto Pacheco, que faz atendimento no projeto equilíbrio.
Ele iniciou o projeto nesse último mês e está gostando muito de participar. Ficamos felizes por essa oportunidade, pois já faz muito tempo que estamos aguardando pelo SUS a liberação da fisioterapia, solicitado pela pediatra.
Conheci o projeto e o Gabriel pode participar, ficamos muito felizes por essa oportunidade. Muito Obrigada." (Depoimento da Grasiela Pacheco, mãe do Gabriel, aluno de vôlei e do Projeto Equilíbrio.)
"Participei do curso de barbeiro no Sesc Comunidade São José. Achei bastante interessante e proveitoso, assim, tive a oportunidade de ter uma profissão. (Depoimento de Adão Leal, formado no Curso de Barbeiro.)
Sesc Comunidade Forquilhinha
Em 2023, o Sesc Comunidade Forquilhinha deu início a mais uma modalidade esportiva, o jiu-jítsu chegou a nossa unidade por meio de uma rede de contatos e parceiros que nos apresentaram o professor Gladson e seu filho Gabriel. Os dois são naturais do estado do Pará, onde já trabalhavam com a modalidade e migraram para nossa cidade em busca de trabalho e uma vida melhor.
Temos conhecimento de que o nosso projeto depende de parcerias ou de voluntários para desenvolver as atividades, ter uma turma de jiu-jítsu mesmo que um dia na semana já seria ótimo para a comunidade, principalmente por se tratar de uma parceria com professores voluntários, que dispõe do seu tempo livre e de muita dedicação para aplicar as aulas.
A nossa primeira conversa foi surpreendente, pois quando perguntado sobre a sua disponibilidade para dar as aulas, ele respondeu: "todos os dias, se puder ". Ficamos muito felizes, é claro, e passamos o olhar com uma perspectiva diferente do que é habitual. Em uma conversa informal, o professor nos agradeceu pela oportunidade.
Encontrar voluntários não é uma tarefa fácil, mas eles estão por aí, aguardando uma oportunidade para colocar seus projetos em prática, o que falta, muitas vezes, é um suporte, é alguém que o acolha e lhe ajude no processo.
Hoje, temos 3 turmas entre 6 e 17 anos e com perspectiva de ampliar para uma turma exclusivamente feminina com uma professora (também voluntária) e outra masculina. O projeto deu certo, e a lição que ficou foi que os bons projetos estão por aí aguardando alguém para os acolher e dar suporte, e o Sesc Comunidade Forquilhinha oportuniza grandes projetos e entrega o melhor para a sua comunidade.
Sesc Comunidade Joinville
O projeto "Força Catarina" foi um sucesso significativo, proporcionando um ambiente propício para empreendedoras locais expandirem seus negócios, ganharem visibilidade e estabelecerem conexões valiosas.
Sesc Comunidade Biguaçu
Encerramento de final de ano, apresentação de Ginástica Artística.
Sesc Comunidade Irani
Apresentação das alunas de Ballet.
Saiba mais sobre o Sesc Comunidade
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários