Para muita gente, tricotar ou crochetar é coisa de vó, mas fios e agulhas unem, em todos os cantos do mundo, pessoas apaixonadas por essas técnicas que nunca saem de moda.
Agora imagina compartilhar suas habilidades e conhecimentos em prol de um projeto ainda maior que é doar seu tempo e trabalho para aquecer outras pessoas ou ainda ser uma oportunidade de fonte de renda extra?
É o que aconteceu quando as integrantes do grupo de crochê e tricô do Sesc Estreito (Florianópolis) se deslocaram, para compartilhar suas habilidades e conhecimentos destas artes manuais com as alunas do Sesc Comunidade Palhoça. O objetivo foi multiplicar o número de integrantes do grupo, que contribui com o projeto Arte de Doar, bem como despertar nas participantes uma oportunidade de fonte de renda extra.
“Já ensinei muitas pessoas a fazer crochê e tricô, muitas dessas assim como eu tiraram o sustento da família com esta arte. Sinto-me muito feliz em repassar a outras pessoas o que sei”, expõe a oficineira Rute Garcez. A Ivonete Mendes da Cruz destaca a importância das atividades do Sesc, “eu sempre participo de tudo que é oferecido, ainda mais sendo perto da minha casa. As atividades do Sesc Comunidade Palhoça são muito importantes para mim, sou aluna da Ginástica e do Ritmos e venho quase todos os dias aqui e poder fazer parte desse projeto é maravilhoso”.
O engajamento e desenvoltura das voluntárias foi nítido. Elas não mediram esforços para repassar seus conhecimentos e foram surpreendidas pelo interesse de Sofia Crivela Corrêa, de 15 anos, que estava atenta a todos os movimentos e laçadas.O sucesso foi tão grande entre alunas e oficineiras, que ficou acertado novas “aulas” tornando uma atividade sistematizada com encontros mensais e posteriormente semanais.
Colaboração: Cleide Ronsani Sandin, técnica de assistência do Sesc Estreito (Florianópolis) e Renato Back, técnico de assistência do Sesc Comunidade Palhoça.
Como fazer contribuir com o projeto "Arte de Doar Sesc"
Você pode participar sendo um(a) doador(a) de materiais (novelos, linhas, agulhas de tricô e costura, retalhos) e/ou sendo um(a) voluntário(a) na confecção das peças. Os voluntários interessados precisam se cadastrar clicando aqui ou entrar em contato com a Unidade do Sesc da sua região.
A iniciativa acontece até o dia 31 de julho em 25 cidades: Araranguá, Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Curitibanos, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Laguna, Mafra, Rio do Sul, São Bento do Sul, São Joaquim, São Miguel do Oeste, Tijucas, Tubarão, Urubici e Xanxerê.
0 Comentários