O Sesc Santa Catarina acredita na promoção do envelhecimento com oportunidades de protagonismo, numa sociedade em que as pessoas idosas sejam respeitadas e valorizadas por suas potencialidades. A Instituição é pioneira no Trabalho Social com Idosos, promovendo ações que buscam socializar o público 60+, numa perspectiva de intergeracionalidade, de educação ao longo da vida e na garantia dos seus direitos.
Em outubro – Mês da Pessoa Idosa – o Sesc-SC intensifica a programação voltada ao público 60+, para celebrar o Dia Mundial da Pessoa Idosa e o aniversário do Estatuto da Pessoa Idosa no Brasil, em 1º/10. As atividades acontecem de 03 a 28/10, em todas as regiões do Estado, em eventos que buscam reunir pessoas idosas, familiares, estudantes e profissionais que trabalham com a temática do envelhecimento humano.
Na agenda das Unidades Sesc-SC estão: palestras, oficinas, rodas de conversa e encontros de integração, envolvendo diversos parceiros, para abordar temas sobre a inclusão e valorização das pessoas idosas na sociedade.
A programação completa pode ser consultada em:
www.sesc-sc.com.br/agenda/dia-mundial-da-pessoa-idosa
Retomada do ENCONTRO 60+
Para a alegria dos participantes dos grupos de Trabalho Social com Idosos do Sesc, a Instituição retoma o evento estadual “Encontro 60+”, após dois anos de pausa devido à pandemia. Com o tema “Tapete vermelho para grandes reencontros”, a programação acontece em duas etapas: a primeira no Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis, de 18 a 20/10; e a segunda na Pousada Rural Sesc Lages, 08 a 10/11. Serão três dias com atividades especiais, com oficinas, passeio, gincana, apresentações artísticas, baile e muita integração.
O evento no Hotel Sesc Cacupé reunirá participantes de Araranguá, Blumenau, Balneário Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Jaraguá do Sul, Joinville, Joaçaba, Lages, Mafra, São Bento do Sul, São Miguel do Oeste, Laguna, Tubarão e São Joaquim. Já o da Pousada Rural Sesc Lages contará com participantes de Brusque, Florianópolis (Unidades Sesc Estreito, Ingleses e Prainha), Itajaí, São João Batista, Tijucas e Palhoça.
Essa será a sexta edição do evento, que reunirá participantes do Mundo Digital Máster, Conecta 60+, Grupo da Memória, Dança Circular e Grupo de Cantoria, entre outros grupos de interesse, que visam proporcionar espaços de integração, reflexão sobre envelhecimento, socialização, protagonismo e empoderamento.
Trabalho Social com Idosos (TSI)
Pioneiro no país, em realizar o Trabalho Social com Idosos (TSI), o Sesc foi reconhecido pela Organização das Nações Unidades (ONU), como uma Instituição que cria condições de autonomia, integração e participação dos idosos na sociedade, promovendo a elevação de sua autoestima e resgatando seu valor social.
Nacionalmente, o TSI iniciou 1960 no Sesc São Paulo. Em 1977 iniciamos as atividades em Santa Catarina, pela Unidade Sesc Estreito/Florianópolis.
O objetivo principal do TSI é oferecer atividades que promovam o envelhecimento ativo em todas as suas dimensões, seguindo quatro diretrizes nacionais:
- Relações Intergeracionais;
- Gerontologia como tema transversal;
- Protagonismo da pessoa idosa;
- Envelhecimento ativo.
Colaboração: Cristiani Jacobus Vieira, Analista de Programação Social da Gerência de Saúde e Assistência do Sesc-SC
Agenda 2030
O Sesc-SC é uma Instituição comprometida com o alcance das metas globais da Agenda 2030. A Instituição é signatária do Movimentos Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Santa Catarina desde 2009, assumindo compromissos com a incorporação e disseminação dos 17 ODS.
Destacamos ao longo das matérias publicadas aqui no Blog Sesc-SC as nossas práticas. Essas ações são identificadas com os ícones dos ODS com os quais estão alinhados. No caso do TSI são os números três (Saúde e bem-estar) e dez (Redução das desigualdades).
0 Comentários