20 anos Mesa Brasil Sesc
O Programa Mesa Brasil Sesc completa 20 anos de atuação no combate à fome e ao desperdício em Santa Catarina, com mais de 40 milhões de quilos de alimentos distribuídos para Instituições sociais no estado. Em âmbito nacional, há 30 anos o Sesc faz parte desta grande rede de bancos de alimentos e colheita urbana, que tem a missão de "contribuir para a segurança alimentar e nutricional de pessoas em vulnerabilidade social, mediante a distribuição de alimentos doados por parceiros, o desenvolvimento de ações educativas e a promoção da solidariedade social em todo o país”.
Para celebrar, realizamos nos dias 28 e 29 de setembro, no Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis, o “Encontro 20 anos Mesa Brasil Sesc”, um evento presencial, gratuito, com programação técnica comtemplando discussões relevantes na área de Segurança Alimentar e Nutricional, Feira da Solidariedade com trabalhos artesanais realizados pelas instituições sociais beneficiadas pelo programa, além de atrações culturais e show de encerramento com Gabriel Sater.
Confira o vídeo institucional que marca o aniversário do Mesa Brasil Santa Catarina!
COMO O MESA BRASIL SESC ATUA
O Mesa Brasil Sesc é a maior rede de bancos de alimentos da América Latina, referência no combate à fome e ao desperdício de alimentos. Atua ao lado de empresas parceiras, que doam seus excedentes de produção ou produtos fora dos padrões de comercialização, mas em condições seguras para o consumo.
O programa de segurança alimentar e nutricional atende diariamente milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade, por meio de instituições socioassistenciais cadastradas.
Com sedes em Blumenau, Chapecó, Joinville, Lages e São José, o Mesa Brasil Sesc conecta parceiros doadores de alimentos a instituições sociais, buscando onde sobra e levando onde falta. Ou seja, o programa arrecada os alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas ainda próprios para consumo nos parceiros e entrega em instituições sociais, para complementar as refeições e contribuir para a realização do Direito Humano à Alimentação Adequada. As ações educativas desenvolvidas pelo Programa Mesa Brasil Sesc estimulam a cidadania e incentivam o desenvolvimento comunitário.
Hélio Dagnoni, presidente da Fecomércio, Sesc e Senac SC destaca a relevância do programa no combate à fome.
“A alimentação é direito fundamental de todo cidadão e, nessas duas décadas, o programa Mesa Brasil Sesc vem garantindo a refeição de muitas pessoas e evitando que alimentos ainda próprios para o consumo sejam descartados. Levamos o alimento de onde sobra para onde falta, porque acreditamos que lugar de comida é na mesa. Só temos a agradecer a todos que fazem parte dessa história e que estão ao nosso lado nessa missão”, salienta Dagnoni.
A Diretora Regional do Sesc-SC, Simone Karla da Rocha Batista destaca a logística de distribuição. “Diariamente, as equipes das cinco unidades sedes do Mesa Brasil Sesc Santa Catarina coletam em torno de 12 mil quilos de alimentos, em sua maioria hortifrutigranjeiros, e entregam nas instituições sociais cadastradas em mais de 70 municípios, para complementar as refeições servidas, agregando valor nutricional. Completar 20 anos de história reforça o nosso compromisso com o combate à fome e ao desperdício de alimentos”.
Além da distribuição de alimentos, o Mesa Brasil Sesc tem um forte viés educativo, desenvolvendo ações para capacitação de voluntários e das equipes das instituições sociais atendidas. São cursos, oficinas culinárias e treinamentos, que disseminam entre os integrantes da rede social, valores como a solidariedade e o voluntariado e trazendo a emancipação da própria instituição.
O Mesa Brasil Sesc integra a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, é certificado pela Global Foodbanking Network e desenvolve ações alinhadas aos ODS: 2 (Fome zero e agricultura sustentável), 12 (Consumo e produção responsáveis) e 17 (Parcerias e meios de implementação).
O Sesc integra o Sistema Comércio (Confederação Nacional do Comércio – CNC), que em Santa Catarina é representado pela Fecomércio, Sesc e Senac SC. Instituição sem fins lucrativos, desde 1946 o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de pessoas, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
No ano anterior, a insegurança alimentar se agravou no país, alcançando 33,1 milhões de pessoas convivendo com a fome. Os dados divulgados pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN) evidenciam a importância de iniciativas como o programa Mesa Brasil Sesc.
Em 2022, a partir das doações de 415 parceiros e do envolvimento da sociedade em campanhas, foram distribuídos 3.081.528 Kg de alimentos, que complementaram as refeições de 73.686 pessoas, por mês, em 510 Instituições sociais, de 65 cidades.
Os números são fruto de um trabalho em conjunto e mostram o empenho desta rede do bem, para reduzir o desperdício de alimentos e minimizar os impactos da fome. Totalizando as doações destas duas décadas de atuação, desde 2003 foram mais de 40 milhões de quilos de alimentos distribuídos para pessoas em vulnerabilidade social. Os alimentos recebidos agregaram valor nutricional às refeições que são servidas em centenas de entidades sociais credenciadas.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários