Ação educativa
Além de combater a fome através da distribuição de alimentos doados por parceiros, o Programa Mesa Brasil Sesc tem um forte viés educativo, com ações que impactam 450 instituições sociais em 65 municípios catarinenses. A maioria destas instituições atende direta ou indiretamente crianças e adolescentes em escolas, projetos de contraturnos, casas de acolhimento, centros de recuperação de dependência química e serviços de fortalecimento de vínculos.
Por este motivo, a adesão do Sesc à campanha Maio Laranja, de prevenção do abuso infantil, é fundamental na perspectiva de capacitação dos cuidadores, educadores e voluntários que atuam na rede. A programação em destaque é o Pautas à Mesa”, que promove espaços de diálogos e democratiza o acesso a informações sobre saúde, bem-estar, segurança alimentar e outros direitos sociais e temas relacionados ao contexto dos Bancos de Alimentos.
Importância do Maio Laranja
Há 23 anos, 18 de Maio é o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00. A data faz referência a um caso de violência sexual ocorrido em 1973 contra uma criança de 8 anos, e marca a importância da disseminação de ações pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro.
Considerando a relevância do tema, em 2022 foi sancionada a Lei n° 14.43/22, que institui a campanha “Maio Laranja”, a ser realizada no mês de maio de cada ano, em todo o território nacional, com ações efetivas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
A sanção busca ampliar e fortalecer a proteção integral de crianças e adolescentes por meio de ações que promovam maior visibilidade ao tema, a fim assegurar o pleno desenvolvimento nos primeiros anos de vida do ser humano, sobretudo, na Primeira Infância.
>>> Campanha Faça Bonito
A Campanha é realizada nacionalmente pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e Rede ECPAT Brasil em parceria às Redes Nacionais de Defesa dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Nos estados e municípios é promovida pelos comitês e representantes descentralizados do Comitê e ECPAT e Redes Nacionais. Mas as ações não são exclusivas, ao longo dos anos o símbolo da campanha se disseminou pelos municípios brasileiros, estando presente na rede local sem obrigatoriamente a articulação das Redes. E o ideal é que se dissemine ainda mais. Participe com a gente também! A campanha é coletiva, descentralizada, com adesão voluntária.
Pautas à Mesa amplia o espaço de debate
Na programação “Pautas à Mesa” do Maio Laranja serão disseminadas boas práticas para prevenção, acolhimento e encaminhamentos a redes de apoio. O objetivo é conscientizar sobre o dever de toda sociedade e zelar pela garantia do direito de crianças e adolescentes de proteção à vida e à saúde, à liberdade, ao respeito e à dignidade, preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
+ Canais de atendimento
O Disque 100, o app Direitos Humanos e o site da ONDH são gratuitos e funcionam 24 horas por dia, inclusive em feriados e nos finais de semana.
Os canais funcionam como "pronto-socorro” dos direitos humanos, pois atendem também graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes e possibilitando o flagrante.
0 Comentários