Entre os dias 25 e 29 de abril, o programa Mesa Brasil Sesc-SC realizou a primeira edição do ano da capacitação sobre Boas Práticas na Manipulação de Alimentos. O objetivo foi compartilhar e disseminar conhecimentos para a formação de multiplicadores, cozinheiros, auxiliares de cozinha, voluntários e incentivar os processos emancipatórios de cada instituição, que recebem as doações de alimentos.
Evento híbrido:
A ação realizada de forma presencial e virtual reuniu 409 pessoas envolvidas na manipulação dos alimentos de 196 instituições sociais cadastradas em 39 municípios catarinenses.
Pauta do encontro:
Foram abordados conteúdos como: higiene pessoal e saúde do manipulador; Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs); perigos dos alimentos (físicos, químicos e biológicos); higienização de ambiente, utensílios e equipamentos; higienização dos alimentos; descongelamento; boas práticas no recebimento armazenamento; pré-preparo; preparo e distribuição dos alimentos, abordando também a importância do trabalho em equipe.
As ações educativas são gratuitas e complementam o atendimento às instituições sociais beneficiadas.
O Programa Mesa Brasil Sesc integra a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos é certificado pela Global Foodbanking Network e está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
O Sesc-SC é uma Instituição comprometida com o alcance das metas globais da Agenda 2030. A Instituição é signatária do Movimentos Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Santa Catarina desde 2009, assumindo compromissos com a incorporação e disseminação dos 17 ODS.
Destacamos ao longo das matérias publicadas aqui no Blog Sesc-SC as nossas práticas. Essas ações são identificadas com os ícones dos ODS com os quais estão alinhados. No caso do Mesa Brasil Sesc são os números: 2 (Fome zero e agricultura sustentável), 12 (Consumo e produção responsáveis) e 17 (Parcerias e meios de implementação).
Mesa Brasil Sesc
O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos e colheita urbana, que tem como missão "contribuir para a segurança alimentar e nutricional de pessoas em vulnerabilidade social, mediante a distribuição de alimentos doados por parceiros, o desenvolvimento de ações educativas e a promoção da solidariedade social em todo o país”.
Desde 2003, o programa arrecada alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas ainda próprios para consumo em parceiros doadores, e entrega em instituições sociais sem fins lucrativos, combatendo o desperdício de alimentos e contribuindo para a cidadania, sustentabilidade e realização do Direito Humano à Alimentação Adequada.
Confira abaixo alguns registros da ação:
0 Comentários