Mesa Brasil Sesc compartilha com setor supermercadista as boas práticas no combate ao desperdício de alimentos em SC


22/08/2019 - Atualizado em 22/08/2019 - 344 visualizações

O programa Mesa Brasil Sesc de Santa Catarina foi um dos convidados do VII Fórum de Prevenção de Perdas em Supermercados e no Varejo em Geral, para apresentar o case de boas práticas no combate ao desperdício de alimentos desenvolvidas pelo programa. O encontro promovido pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) aconteceu no dia 15 de agosto e contou com a presença de 250 participantes.

Dados de pesquisa apresentada no evento indicaram que 69% das empresas catarinenses pesquisadas já têm setor específico para a prevenção de perdas. O case do Mesa Brasil Sesc SC e do aplicativo Desperdício Zero foram apresentados em um painel mediado por Giampaolo Buso, presidente da Paripassu e com a participação de Carlos Antônio Ferraro Biasi, consultor da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Letícia Zago, analista de programação social do programa Mesa Brasil Sesc compartilhou no evento as ações da Instituição no combate ao desperdício de alimentos. Em 2018 o Mesa Brasil distribuiu mais de 2,9 milhões de quilos de alimentos para 515 instituições sociais em 64 municípios do Estado, e ofereceu a 495 parceiros a possibilidade de darem um destino justo e solidário à alimentos que precisariam ser desprezados mesmo estando em plenas condições de consumo.

No mesmo ano, segundo informações da Associação Brasileira dos Supermercados (Abras), as perdas referentes à alimentos nos supermercados brasileiros chegaram a 6,7 bilhões de reais. De acordo com Antônio Carlos Poletini, Diretor Executivo da Acats, a prevenção de perdas e a redução de desperdícios estão entre os maiores desafios do setor supermercadista no momento, trazendo o Comitê de Prevenção de Perdas e a realização do Fórum Estadual de Prevenção de Perdas como iniciativas pioneiras, onde procuram aglutinar as lideranças do setor e estimular empresários e gestores a olharem com carinho para este setor dentro da estrutura das empresas.

Participaram do evento cerca de 250 pessoas, que compartilharam experiências e buscaram estratégias para a redução do desperdício de alimentos. Entre eles Romualdo Teixeira, sócio-fundador e CEO da RTC-Brasil, que falou sobre a importância estratégica da Gestão de Perdas para os negócios. Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, Comandante Geral da Polícia Militar de SC, Marcos Rodrigo de Bastiani, supervisor jurídico da Rede Angeloni, Ederson Alex Fernandes, Gerente de Prevenção e Perdas da Rede Giassi e Airton Said Simões Junior, gerente de auditoria e prevenção de perdas da Rede Angeloni, participaram de um painel de prevenção de perdas sob o ponto de vista da segurança.

O encontro contou ainda a participação de representante da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) que apresentou o resultado da Pesquisa Nacional de Prevenção de Perdas realizada pela associação. E Lauro Júnior Bueno, Sócio-Diretor da Unitrier Assessoria em Varejo que falou sobre a influência da Gestão de Rupturas na Prevenção de Perdas.




0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .