Mesa Brasil Sesc compartilha e-book do Festival de Receitas


06/12/2019 - Atualizado em 17/12/2019 - 589 visualizações

Com o objetivo de disseminar os conceitos e práticas da gastronomia sustentável, o Sesc realizou uma edição especial do Festival de Receitas Mesa Brasil. O evento, no dia 18 de junho, aconteceu em São José, Joinville, Chapecó, Blumenau e Lages e reuniu 75 cozinheiras e merendeiras representantes de 38 instituições sociais cadastradas em todo o Estado, que desenvolveram verdadeiras delícias compartilhando saberes e sabores de Santa Catarina e agora disponibiliza o e-book para que todos possam também preparar essas delícias. CONFIRA AQUI AS RECEITAS DO LIVRO DIGITAL!

O Festival de Receitas é um concurso de receitas desenvolvidas pelas cozinheiras e merendeiras que atuam nas instituições sociais que recebem as doações de excedentes de alimentos do Mesa Brasil Sesc, onde devem ser aplicados os conceitos de aproveitamento integral e boas práticas na manipulação de alimentos. Desde 2018, agregou ao Festival a realização de palestras, orientações ou rodas de conversas sobre temas, que permeiam as questões trabalhadas no contexto do Mesa Brasil Sesc, e reflitam sobre os principais aspectos que podem tornar a gastronomia uma atividade sustentável, envolvendo desde a elaboração de cardápios sustentáveis e escolha de matérias-primas até a destinação de resíduos, uso de tecnologias limpas e aperfeiçoamento de processos, ensino e treinamento, discussão sobre a sustentabilidade no meio gastronômico. Neste ano destaque para as orientações sobre as PANCS (Plantas Alimentares Não-Convencionais), realizadas em São José pelo Slow Food Brasil.

As preparações foram avaliadas por uma banca de jurados com experiência no tema, que avaliaram a aplicabilidade das Boas Práticas de Manipulação e aproveitamento integral dos alimentos, além de outros quesitos que vão desde a organização durante a produção até o empratamento, com a tradicional degustação das delícias!

As instituições vencedoras foram: Instituto El Shadai de São José; Núcleo Socioterapêutico de Joinville; Associação Núcleo de Profissionais Amigos dos Idosos de Chapecó; Associação Casa de Acolhida São Felipe Neri, de Blumenau; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ilhota; e Asilo Vicentino de Lages.


+Sobre o Mesa Brasil Sesc

O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos que atua contra a fome e o desperdício é certificado pela Global Foodbankig Network e está alinhado ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS): 2, 12 e 17. O programa de segurança alimentar e nutricional, composta por 91 unidades, que atendem 602* municípios no país.

O Mesa Brasil Sesc existe desde 1994 e, só em 2019, de janeiro a setembro arrecadou 28.690.689* toneladas de alimentos, beneficiando neste mesmo período 1,4* milhão de pessoas atendidas em instituições assistenciais cadastradas. Seu objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. Trata-se essencialmente de um programa de segurança alimentar e nutricional, baseado em ações educativas e de coleta e distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas ainda próprios para o consumo.


*Fonte: Departamento Nacional do Sesc, de janeiro a setembro 2019.






Blumenau - Entrevero de Legumes

Blumenau - Produção

Joinville

Joinville

São José - Ingredientes PANCS

São José - Oficina PANCS

São José - Ingredientes PANCS e regionais

São José - Ingredientes PANCS

São José - Produção

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .