Na última segunda-feira, dia 08 de junho, a equipe do Mesa Brasil São José foi até Governador Celso Ramos buscar a doação de 6,6 toneladas de pescados congelados em uma empresa autuada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), durante a operação MULLET, que combate a pesca ilegal da tainha.
Foram recebidas 440 caixas de 15 Kg de tainhota, uma espécie de tainha de tamanho menor. Os pescados foram levados para a câmara de congelamento do Mesa Brasil Sesc em São José, e foram distribuídos, juntamente com hortifrutis, para 63 instituições sociais e mais 120 famílias cadastradas no Mesa Brasil São José, beneficiando 9.885 pessoas em vulnerabilidade social nas cidades de Tijucas, Florianópolis, Palhoça, São José, Biguaçu, Nova Trento, Santo Amaro, Itapema e Camboriú.
Todas as etapas da operação, desde a coleta até a distribuição dos pescados seguiram os protocolos de segurança estabelecidos no plano de ação do Mesa Brasil Sesc para evitar a disseminação do novo coronavírus.
O programa Mesa Brasil Sesc é parceiro nacional do Ibama, e assume com este órgão um compromisso para a destinação de pescados apreendidos, evitando o desperdício de alimentos próprios para consumo e contribuindo para a segurança alimentar de milhares de pessoas.
Esta foi a segunda vez que Sesc Santa Catarina e Ibama atuaram juntos para a distribuição de pescados durante a pandemia, levando um alimento de alto valor nutricional para a mesa de famílias que enfrentam ainda mais dificuldades de acesso aos alimentos nesse período.
Campanha emergencial Covid-19 Mesa Brasil Sesc-SC
Desde que começou o período de isolamento social, o Programa Mesa Brasil Sesc já distribuiu 417,5 toneladas de alimentos para 341 instituições sociais cadastradas nas sedes de São José, Joinville, Chapecó, Blumenau e Lages. Os alimentos continuam sendo arrecadados por meio das rotas de colheita urbana, e também nos pontos de coleta da Campanha Emergencial Covid-19. (Dados de 26/05/2020).
Contando com a rede de parceiros Mesa Brasil Sesc em Santa Catarina, composta por instituições e empresas em convergência com os objetivos do Sesc de exercer a responsabilidade social, continua sendo possível combater a fome e o desperdício de alimentos por meio de um trabalho intenso e ininterrupto, essencial em todos os tempos, mas que se revela ainda mais valioso nos dias atuais, pois quem tem fome, tem pressa.
A missão do Programa Mesa Brasil Sesc é “contribuir para a segurança alimentar e nutricional de pessoas em vulnerabilidade social, mediante a distribuição de alimentos doados por parceiros, o desenvolvimento de ações educativas e a promoção da solidariedade social em todo o país”.
O Mesa Brasil Sesc integra a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, é certificado pela Global Foodbanking Network e desenvolve ações alinhadas aos ODS: 2 (Fome zero e agricultura sustentável), 12 (Consumo e produção responsáveis) e 17 (Parcerias e meios de implementação). Clique aqui para mais informações.
Faça parte dessa rede de solidariedade
Convidamos você para participar dessa rede de solidariedade, entregando suas doações (alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e produtos de limpeza ambiental), em um de nossos pontos de coleta, localizados em supermercados parceiros do Programa Mesa Brasil Sesc. Clique aqui para conferir os locais.
O Mesa Brasil Sesc também está recebendo doações em dinheiro para atender entidades e famílias. Clique aqui para fazer sua contribuição pelo PicPay.
0 Comentários