Famílias atingidas pelas fortes chuvas da semana passada, em Canelinha (SC), receberam doações da rede de solidariedade formada pelo Mesa Brasil Sesc. Foram 257,6 kg entre biscoitos e leite em pó, 369 itens de produtos de higiene, limpeza e roupas doados por parceiros diversos. Além de 400 kg de alimentos (200 kg de tomate, 100 kg de maçã e 100 kg de mamão) doados pelos produtores rurais, permissionários e boxistas, que comercializam seus produtos nas Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina – Ceasa/SC, local onde o programa tem uma sede instalada em São José. Toda a arrecadação foi repassada para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município, que está fazendo a campanha de auxílio ao município.
Chuvas no Estado
Entre a noite de terça-feira (08) e a manhã de quarta-feira (09.06), diversos municípios do Estado registraram alagamentos e deslizamentos de terra provocados por fortes chuvas. A cidade de Canelinha, no Litoral Norte, foi uma das mais atingidas. Em uma operação conjunta, 146 pessoas foram removidas de suas casas para um local seguro, sem intercorrências mais graves. Atuaram na ocorrência, Defesa Civil, Prefeitura Municipal e quatro equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) das cidades de São João Batista, Tijucas e Balneário Camboriú. Um abrigo foi aberto no município para atender as famílias desalojadas.
Mesa Brasil Sesc
O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos e colheita urbana, que tem como missão “contribuir para a segurança alimentar e nutricional de pessoas em vulnerabilidade social, mediante a distribuição de alimentos doados por parceiros, o desenvolvimento de ações educativas e a promoção da solidariedade social em todo o país”.
Desde 2003, o programa arrecada alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas ainda próprios para consumo em parceiros doadores, e entrega em instituições sociais sem fins lucrativos, combatendo o desperdício de alimentos e contribuindo para a cidadania, sustentabilidade e realização do Direito Humano à Alimentação Adequada.
Durante a pandemia, o Sesc Santa Catarina intensificou o combate à fome no Estado por meio do Mesa Brasil Sesc. De janeiro a dezembro de 2020, o programa distribuiu 2.853.193 Kg de alimentos, doados por 423 empresas parceiras, beneficiando 97.874 pessoas, atendidas por 540 instituições sociais em Santa Catarina. Através do trabalho, desenvolvido nas sedes em São José, Joinville, Chapecó, Blumenau e Lages, a rede de solidariedade alcançou 60 municípios catarinenses. Em 2020 o Mesa Brasil Sesc-SC foi vencedor do Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC 2020, na categoria Participação Comunitária.
O programa é certificado pela Global Foodbanking Network (GFN), órgão internacional que apoia bancos de alimentos em todo o mundo. As ações desenvolvidas estão alinhadas aos ODS: 2 (Fome zero e agricultura sustentável), 12 (Consumo e produção responsáveis) e 17 (Parcerias e meios de implementação).
Para saber mais entre em contato com o Mesa Brasil Sesc-SC através do número: 0800 643 43 63.
0 Comentários