Dez passos para uma alimentação saudável
Ao longo de todo ano, o Programa de Promoção de Saúde na Infância, do Mesa Brasil Sesc, trabalhou com as crianças os Dez Passos do Guia Alimentar para a População Brasileira contribuindo para a criação de hábitos alimentares mais saudáveis
Segundo pesquisas recentes, quase 3 milhões de catarinenses enfrentam algum grau de insegurança alimentar e convivem diariamente com acesso inadequado a alimentos em qualidade e quantidade suficiente para toda a família. Para tentar melhorar esses indicadores, o Mesa Brasil Sesc Santa Catarina, em parceria com a Global FoodBanking Network (GFN) e a Kellogg’s, realiza o “Programa de Promoção de Saúde na Infância” que une o lúdico ao educativo nutricional para promover a alimentação saudável de maneira leve e saborosa.
Desde maio, as crianças do Centro de Educação Infantil Anjo da Guarda e do Serviço de Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Ação Social de Barreiros aprendem a aplicar no dia-dia os Dez Passos do Guia Alimentar para a População Brasileira.
Em outubro foram trabalhados os passos 9 e 10: “Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora” e “Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais”, respectivamente.
As crianças customizaram lancheiras de papel cartão com canetinha e lápis de cor, fizeram colagens, desenhos e pinturas para compor o "nosso prato saudável'. O objetivo era distribuir proporcionalmente os alimentos, privilegiando os de maior valor nutricional, com uma boa variedade de salada, além de arroz, feijão e alguma fonte de proteína.
Eles aprenderam sobre os grupos alimentares e suas funções para a saúde e discutiram sobre o que poderiam melhorar na hora de arrumar o prato. Com recortes representando cada tipo de alimento, coloriram e montaram coletivamente o "prato da turma" que agora serve de referência e lembrança de tudo que aprenderam.
A divisão proporcional e colorida favorece uma alimentação mais equilibrada e balanceada entre carboidratos, proteínas e lipídeos
Escolhas saudáveis podem ser gostosas também
Mini chefs preparam nuggets do bem em oficina culinária
Entender todas as etapas de preparação do alimento e pegar gosto pelo preparo é tão importante quanto conhecer a qualidade nutricional de cada prato.
A oficina culinária baseada no tema “evite fast-food” ensinou os alunos a preparar nuggets de frango caseiro, utilizando filé, farinha de aveia e flocos de milho. Para acompanhar, um molho especial: maionese feita com base de abacate.
As duas preparações são simples, com itens fáceis de encontrar e sem o uso de ingredientes ultraprocessados, comuns nos produtos comerciais. A versão do nugget com temperos caseiros, além de mais saudável que a tradicional industrializada, é muito mais saborosa.
Os alunos conhecerem cores, sabores, texturas e aromas de diversos alimentos ao longo de todo processo, colocando, literalmente, a mão na massa.
Com as maõzinhas enfarinhadas, empanaram o nugget, que foi direto para o forno, evitando a fritura no óleo de soja. No final, todos degustaram e aprovaram as preparações!
Teste a receita de Maionese de Abacate
Ingredientes
200g de abacate picado
20ml de azeite
10g de mostarda (opcional)
1 dente de alho picado
20ml de Suco de limão
5g de tempero verde 1 pitada de sal
Modo de preparo: Adicione todos os ingredientes no liquidificador e bata até formar um creme homogêneo. Caso fique muito espesso, adicione água até ficar com consistência de creme. Pode ser usada nas receitas em substituto a maionese tradicional.
Além do nugget, o molho serve como acompanhamento para vários pratos
Capacitação de manipuladores de alimentos
O Programa de Promoção de Saúde na Infância do Mesa Brasil Sesc, desenvolvido em parceria com a Globalfood Banking (GFB) e Kellogg´s, além de orientar as crianças sobre a importância de fazer boas escolhas alimentares, concede especial atenção aos manipuladores de alimentos dos refeitórios e cozinhas das entidades assistidas.
O tema abordado no último trimestre foi a Higienização de Mãos, uma medida simples, mas de grande impacto na prevenção de diversas patologias relacionadas ao consumo de alimentos. Eles participaram de uma dinâmica para avaliar a importância de seguir o passo a passo da lavagem de mãos no ambiente de trabalho.
A correta higienização das mãos faz parte das boas práticas de manipulação de alimentos e previne a ocorrência de diversas Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHAs) causadas pela ingestão de água e/ou alimentos contaminados. Existem mais de 250 tipos de DTHA no mundo, podendo ser causadas por bactérias e suas toxinas, vírus, parasitas intestinais oportunistas ou substâncias químicas*.
0 Comentários