Mesa Brasil Sesc homenageia voluntários que atuam na rede de solidariedade


30/08/2022 - Atualizado em 30/08/2022 - 330 visualizações

No dia 28 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Voluntariado. A data reconhece e destaca o trabalho das pessoas que doam seu tempo, trabalho e talento, de maneira voluntária, para causas de interesse social e para o bem da comunidade.

Para parabenizar os 362 voluntários do Programa Mesa Brasil Sesc, que atuaram diretamente no Programa em 2022, a Instituição antecipou a celebração e realizou ações especiais no dia 26, nas sedes em Blumenau, Chapecó, Joinville, Lages e São José. São pessoas que auxiliam na coleta, triagem e distribuição de grandes doações de alimentos e na realização de ações educativas.

As homenagens foram estendidas e toda rede de voluntariado das Organizações Sociais cadastradas, que se unem para contribuir para a segurança alimentar de milhares de pessoas!

Dia Nacional do Voluntariado

O Dia Nacional do Voluntariado foi instituído no Brasil pela Lei nº 7.352, em 28 de agosto de 1985, e a atividade foi regulamentada somente na década de 1990 pela Lei nº 9.608, definindo o serviço voluntário como “a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou a instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência à pessoa”, surgindo como forma de a sociedade civil exercer uma cidadania ativa, contribuindo para o bem comum e interesses coletivos.

Segundo definição das Nações Unidas, "voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social, ou outros campos..."

Em um conceito mais objetivo, o voluntário é aquele que se compromete com um trabalho, ou assume a responsabilidade de uma tarefa, doando tempo, conhecimento, habilidades, recursos materiais ou financeiros, engajando-se em uma relação humana, solidária e de mutualidade, pois gera benefícios para quem recebe e para quem doa, pelo potencial transformador que essas atitudes representam para o crescimento interior do próprio indivíduo.

Voluntariado, doação e ciência: boas ações geram boas ações

Estudos apontam que atos altruístas são verdadeiros impulsionadores da felicidade.

Quando temos atitudes que visam melhorar a vida de outra pessoa de alguma maneira, isso gera sentimento de gratidão e de dever cumprido e, consequentemente, nos torna pessoas mais felizes.

Segundo pesquisas, isso acontece porque ajudar o próximo faz com que o organismo libere mais ocitocina, hormônio responsável pela regulação das emoções e do humor, de efeito calmante, que favorece a diminuição de quadros ansiosos e depressivos.

A oxitocina é o hormônio popularmente conhecido por ser responsável pela estimulação das contrações uterinas no trabalho de parto, seguido da estimulação para a produção de leite durante a amamentação, e é considerado fundamental para a criação de laços familiares, como as relações maternais e maritais. Mas também está por trás de atos de doação, a ponto de se poder dizer que doar é como participar de uma família, segundo Russell James 3º, no texto “Brain studies and donor decision making: what do we know”, publicado na edição de inverno do periódico Advancing Philantropy, da Association of Fundraising Professionais.

A primeira pesquisa a usar técnicas de análise cerebral para explicar comportamentos donativos foi publicada no Brasil em 2006, segundo James 3º, e mostrou que a decisão de doar ativa áreas de “recompensa” do cérebro. O autor faz, no texto, um apanhado de várias pesquisas neurológicas que tentam explicar atos de caridade. De uma perspectiva neural, compara James 3º, a doação é menos parecida com uma transação comercial e mais semelhante a compartilhar um jantar em família.

Fonte: www.idis.org.br/estudos/

Ações especiais desenvolvidas pelo Mesa Brasil Sesc

Na sede do Mesa Brasil Sesc São José, na Ceasa, foram realizadas oficinas e palestras durante a semana abordando os temas: prevenção da dependência química, saúde mental e  importância do voluntariado, finalizando com show de talentos, homenagem e café com voluntários.

Em Joinville aconteceu um encontro de voluntários no Teatro do Sesc. Já em Chapecó, as atividades contemplaram a Pastoral da Criança, num momento de valorização do voluntariado, que contou ainda com palestra sobre envelhecimento saudável. Em Lages, foram entregues lembranças aos voluntários das organizações sociais cadastradas. E, em Blumenau, foi realizado um encontro de voluntários no Sesc Vila Nova.

Confira alguns registros!

Aos nossos voluntários, mais uma vez desejamos os parabéns e agradecemos por estarem ao nosso lado!

Colaboração: Letícia Zago, nutricionista do Sesc-SC, responsável pelo Mesa Brasil Sesc

Homenagens aos voluntários no Mesa Brasil Sesc São José

Homenagens aos voluntários no Mesa Brasil Sesc São José

Homenagens aos voluntários no Mesa Brasil Sesc São José

Homenagens aos voluntários no Mesa Brasil Sesc São José

Homenagens aos voluntários no Mesa Brasil Sesc São José

Homenagens aos voluntários no Mesa Brasil Sesc Chapecó

Homenagens aos voluntários no Mesa Brasil Sesc Chapecó

Homenagens aos voluntários no Mesa Brasil Sesc Chapecó

Homenagens aos voluntários no Mesa Brasil Sesc Chapecó

Homenagens aos voluntários no Mesa Brasil Sesc Joinville

Homenagens aos voluntários no Mesa Brasil Sesc Lages

Homenagens aos voluntários no Mesa Brasil Sesc Lages

Homenagens aos voluntários no Mesa Brasil Sesc Blumenau

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .