Por meio da Global FoodBanking Network (GFN), a Kellogg’s, que é um dos grandes parceiros do Mesa Brasil Sesc, disponibilizou ao Sesc-SC recursos para o desenvolvimento de um projeto com o objetivo de ampliar o acesso de pessoas em vulnerabilidade social à alimentação adequada e saudável e desenvolver ações de educação nutricional em consonância com as diferentes dimensões que determinam a segurança e soberania alimentar das comunidades.
O projeto intitulado “Programa de Promoção de Saúde na Infância” prevê a complementação dos lanches servidos diariamente aos 155 pré-escolares e escolares atendidos na Instituição e o monitoramento de peso e estatura, capacitação dos manipuladores de alimentos, bem como a realização de ações de educação nutricional com toda comunidade escolar. O objetivo é sensibilizar alunos, educadores e famílias quanto a importância do desenvolvimento de escolhas alimentares adequadas para a formação de hábitos saudáveis e sustentáveis, tendo como base as diretrizes do Guia Alimentar para a População Brasileira, levando para a Instituição Social algumas das metodologias utilizadas na Rede de Escolas Sesc-SC para estas finalidades.
Assinatura Termo de Parceria
Nesta semana ocorreu a assinatura do Termo de Parceria para a realização do projeto na Instituição Ação Social de Barreiros, em São José, e o Mesa Brasil Sesc entre os meses de maio a dezembro deste ano.
Na foto: Sedemir Valmor, presidente da Ação Social de Barreiros (São José - SC) e Jéssica da Luz Pereira Pucci, gerente de Saúde e Assistência do Sesc-SC.
Entidade beneficiada
Ação Social de Barreiros é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos. Sua diretoria é formada por voluntários e tem como presidente o Padre Sedemir Valmor. Está dividida em duas unidades de atendimento à educação infantil: Cei Nossa Senhora de Lourdes (matriz), localizada em Barreiros, e Cei Anjo da Guarda (filial), localizada na comunidade do Pedregal. Ambas atendem crianças de 12 meses a seis anos, na primeira etapa da educação básica. Além da Educação Infantil, a Ação Social de Barreiros desenvolve outras atividades: o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, três grupos de idosos (São Cristóvão, Raio de luz e Maria da Glória), Grupo de Costura e Grupo do Brechó.
Os projetos da Ação Social de Barreiros que serão beneficiados são o CEI Anjo da Guarda e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que funcionam no mesmo local (Comunidade do Pedregal, em São José) e atendem juntos 155 crianças e adolescentes de 12 meses a 14 anos. De acordo com a nutricionista do Mesa Brasil Sesc, Letícia Zago, "após a execução do Programa de Promoção da Saúde na Infância espera-se ter contribuído para ampliar o acesso dos escolares à alimentação adequada e saudável, melhorar o estado nutricional e os hábitos alimentares dos mesmos, e além de estimular o consumo de novos alimentos e preparações. Em adição, espera-se estimular a prática da alimentação saudável e sustentável de toda comunidade escolar".
Global FoodBanking Network (GFN)
A Global FoodBanking Network (GFN) é um órgão internacional que incentiva e certifica Bancos de Alimentos em mais de 40 países, sendo o Programa Mesa Brasil Sesc uma rede certificada no Brasil, constituindo a maior rede de Bancos de Alimentos da América Latina. De acordo com a GFN, a Covid-19 aumentou a insegurança alimentar para seus níveis mais altos em décadas. Bancos de alimentos liderados localmente em todo o mundo estão efetivamente combatendo a fome e fortalecendo as comunidades por meio de suas lideranças, capacidade de parceria e alcance, e a GFN representa um eixo central nesta crise, ajudando os Bancos de Alimentos da linha de frente a responder às necessidades imediatas, ao mesmo tempo em que impulsiona uma resposta orientada pela comunidade que cria resiliência para o futuro.
Constituição assegura o direito humano à alimentação
A alimentação é um direito social garantido pela Constituição Federal, assim como educação, saúde, trabalho, moradia, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância e a assistência aos desamparados, estando todos estes direitos fortemente relacionados, mas todos completamente dependentes do acesso a uma alimentação adequada, que forneça de forma regular e permanente, a energia e os nutrientes necessários para a manutenção da saúde e o desenvolvimento físico, emocional e social saudáveis, preservando os hábitos culturais e a soberania alimentar.
A atuação da rede de parceiros do Programa Mesa Brasil Sesc está diretamente relacionada com a ampliação do acesso à alimentação adequada e saudável, e as ações educativas desenvolvidas são essenciais para a promoção de saúde e práticas alimentares que de fato promovam o Direito Humano à Alimentação Adequada.
O Programa Mesa Brasil Sesc integra a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos é certificado pela Global Foodbanking Network e está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
O Sesc-SC é uma Instituição comprometida com o alcance das metas globais da Agenda 2030. A Instituição é signatária do Movimentos Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Santa Catarina desde 2009, assumindo compromissos com a incorporação e disseminação dos 17 ODS.
Destacamos ao longo das matérias publicadas aqui no Blog Sesc-SC as nossas práticas. Essas ações são identificadas com os ícones dos ODS com os quais estão alinhados. No caso do Mesa Brasil Sesc são os números: 2 (Fome zero e agricultura sustentável), 12 (Consumo e produção responsáveis) e 17 (Parcerias e meios de implementação).
Mesa Brasil Sesc
O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos e colheita urbana, que tem como missão "contribuir para a segurança alimentar e nutricional de pessoas em vulnerabilidade social, mediante a distribuição de alimentos doados por parceiros, o desenvolvimento de ações educativas e a promoção da solidariedade social em todo o país”.
Desde 2003, o programa arrecada alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas ainda próprios para consumo em parceiros doadores, e entrega em instituições sociais sem fins lucrativos, combatendo o desperdício de alimentos e contribuindo para a cidadania, sustentabilidade e realização do Direito Humano à Alimentação Adequada.
0 Comentários