Mesa Brasil Sesc inicia projeto inovador em instituição social, com o apoio da Kellogg’s e Global FoodBanking Network


20/04/2022 - Atualizado em 22/04/2022 - 781 visualizações

Por meio da Global FoodBanking Network (GFN), a Kellogg’s, que é um dos grandes parceiros do Mesa Brasil Sesc, disponibilizou ao Sesc-SC recursos para o desenvolvimento de um projeto com o objetivo de ampliar o acesso de pessoas em vulnerabilidade social à alimentação adequada e saudável e desenvolver ações de educação nutricional em consonância com as diferentes dimensões que determinam a segurança e soberania alimentar das comunidades.

O projeto intitulado “Programa de Promoção de Saúde na Infância” prevê a complementação dos lanches servidos diariamente aos 155 pré-escolares e escolares atendidos na Instituição e o monitoramento de peso e estatura, capacitação dos manipuladores de alimentos, bem como a realização de ações de educação nutricional com toda comunidade escolar. O objetivo é sensibilizar alunos, educadores e famílias quanto a importância do desenvolvimento de escolhas alimentares adequadas para a formação de hábitos saudáveis e sustentáveis, tendo como base as diretrizes do Guia Alimentar para a População Brasileira, levando para a Instituição Social algumas das metodologias utilizadas na Rede de Escolas Sesc-SC para estas finalidades.

Assinatura Termo de Parceria

Nesta semana ocorreu a assinatura do Termo de Parceria para a realização do projeto na Instituição Ação Social de Barreiros, em São José, e o Mesa Brasil Sesc entre os meses de maio a dezembro deste ano.


Na foto: Sedemir Valmor, presidente da Ação Social de Barreiros (São José - SC) e Jéssica da Luz Pereira Pucci, gerente de Saúde e Assistência do Sesc-SC.

Entidade beneficiada

Ação Social de Barreiros é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos. Sua diretoria é formada por voluntários e tem como presidente o Padre Sedemir Valmor. Está dividida em duas unidades de atendimento à educação infantil: Cei Nossa Senhora de Lourdes (matriz), localizada em Barreiros, e Cei Anjo da Guarda (filial), localizada na comunidade do Pedregal. Ambas atendem crianças de 12 meses a seis anos, na primeira etapa da educação básica. Além da Educação Infantil, a Ação Social de Barreiros desenvolve outras atividades: o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, três grupos de idosos (São Cristóvão, Raio de luz e Maria da Glória), Grupo de Costura e Grupo do Brechó.

Os projetos da Ação Social de Barreiros que serão beneficiados são o CEI Anjo da Guarda e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que funcionam no mesmo local (Comunidade do Pedregal, em São José) e atendem juntos 155 crianças e adolescentes de 12 meses a 14 anos. De acordo com a nutricionista do Mesa Brasil Sesc, Letícia Zago, "após a execução do Programa de Promoção da Saúde na Infância espera-se ter contribuído para ampliar o acesso dos escolares à alimentação adequada e saudável, melhorar o estado nutricional e os hábitos alimentares dos mesmos, e além de estimular o consumo de novos alimentos e preparações. Em adição, espera-se estimular a prática da alimentação saudável e sustentável de toda comunidade escolar".

Global FoodBanking Network (GFN)

A Global FoodBanking Network (GFN) é um órgão internacional que incentiva e certifica Bancos de Alimentos em mais de 40 países, sendo o Programa Mesa Brasil Sesc uma rede certificada no Brasil, constituindo a maior rede de Bancos de Alimentos da América Latina. De acordo com a GFN, a Covid-19 aumentou a insegurança alimentar para seus níveis mais altos em décadas. Bancos de alimentos liderados localmente em todo o mundo estão efetivamente combatendo a fome e fortalecendo as comunidades por meio de suas lideranças, capacidade de parceria e alcance, e a GFN representa um eixo central nesta crise, ajudando os Bancos de Alimentos da linha de frente a responder às necessidades imediatas, ao mesmo tempo em que impulsiona uma resposta orientada pela comunidade que cria resiliência para o futuro.

Constituição assegura o direito humano à alimentação

A alimentação é um direito social garantido pela Constituição Federal, assim como educação, saúde, trabalho, moradia, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância e a assistência aos desamparados, estando todos estes direitos fortemente relacionados, mas todos completamente dependentes do acesso a uma alimentação adequada, que forneça de forma regular e permanente, a energia e os nutrientes necessários para a manutenção da saúde e o desenvolvimento físico, emocional e social saudáveis, preservando os hábitos culturais e a soberania alimentar.

A atuação da rede de parceiros do Programa Mesa Brasil Sesc está diretamente relacionada com a ampliação do acesso à alimentação adequada e saudável, e as ações educativas desenvolvidas são essenciais para a promoção de saúde e práticas alimentares que de fato promovam o Direito Humano à Alimentação Adequada.

O Programa Mesa Brasil Sesc integra a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos é certificado pela Global Foodbanking Network e está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

O Sesc-SC é uma Instituição comprometida com o alcance das metas globais da Agenda 2030. A Instituição é signatária do Movimentos Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Santa Catarina desde 2009, assumindo compromissos com a incorporação e disseminação dos 17 ODS.

Destacamos ao longo das matérias publicadas aqui no Blog Sesc-SC as nossas práticas. Essas ações são identificadas com os ícones dos ODS com os quais estão alinhados. No caso do Mesa Brasil Sesc são os números: 2 (Fome zero e agricultura sustentável), 12 (Consumo e produção responsáveis) e 17 (Parcerias e meios de implementação).

ODS 2

ODS 12

ODS 17

Mesa Brasil Sesc


O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos e colheita urbana, que tem como missão "contribuir para a segurança alimentar e nutricional de pessoas em vulnerabilidade social, mediante a distribuição de alimentos doados por parceiros, o desenvolvimento de ações educativas e a promoção da solidariedade social em todo o país”.

Desde 2003, o programa arrecada alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas ainda próprios para consumo em parceiros doadores, e entrega em instituições sociais sem fins lucrativos, combatendo o desperdício de alimentos e contribuindo para a cidadania, sustentabilidade e realização do Direito Humano à Alimentação Adequada.


Assinatura do Termo de Parceria

Assinatura do Termo de Parceria

Assinatura do Termo de Parceria

Assinatura do Termo de Parceria

Assinatura do Termo de Parceria

Assinatura do Termo de Parceria

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .