É preciso levar comida a quem tem fome! Neste momento de pandemia do novo Coronavírus, o trabalho realizado pelo Mesa Brasil Sesc no combate à fome se revela ainda mais valioso.
No Brasil, a situação é preocupante. Estima-se que as consequências da crise da Covid-19 levem 5,4 milhões de brasileiros à extrema pobreza até o final deste ano (dados do Escritório Brasileiro do Programa Mundial de Segurança Alimentar da ONU). Em 2021, o país pode chegar a 14,7 milhões de pessoas em situação de miséria, cerca de 7% da população.
Em Santa Catarina, pesquisa divulgada pelo Sebrae em maio, indicou que 530 mil catarinenses haviam perdido o emprego no Estado em razão da pandemia, situação se agrava nas camadas mais vulneráveis da sociedade, onde o índice de informalidade é maior e foi possível perceber o aumento do número de famílias que buscam auxílio.
Trabalho intensificado
Desde que a Covid-19 chegou ao Brasil, o Mesa Brasil Sesc intensificou as atividades para atender à população de forma emergencial e mais extensa, chegando a um número maior pessoas. Os alimentos continuam sendo arrecadados por meio das rotas de colheita urbana, e também nos pontos de coleta da campanha emergencial em supermercados.
Contando com a rede de parceiros, composta por instituições e empresas em convergência com os objetivos do Sesc de exercer a responsabilidade social, continua sendo possível combater a fome e o desperdício de alimentos por meio de um trabalho intenso e ininterrupto, essencial em todos os tempos, pois quem tem fome, tem pressa.
Passados três meses desde que o Estado foi surpreendido pela pandemia, o programa já distribuiu 545 mil quilos de alimentos para 359 instituições sociais cadastradas nas sedes do programa em São José, Joinville, Chapecó, Blumenau e Lages, beneficiando mais de 67 mil pessoas em 60 municípios catarinenses. (dados de 26 de março a 15 de junho de 2020)
Durante esse período, uma série de medidas foram tomadas pelo Sesc para dar o suporte à sociedade exigido pela gravidade do momento. Já no início da pandemia, equipes em home office elaboraram planos de ações específicos para que os serviços essenciais fossem mantidos ativos com segurança em todo o Estado. O Programa Mesa Brasil Sesc interrompeu as atividades por apenas 10 dias, tempo suficiente para estudar a situação e planejar a retomada estratégica e segura, seguindo todas as medidas de prevenção à disseminação do novo coronavírus.
Foram mapeadas as instituições sociais que puderam seguir atendendo o público beneficiário, como as casas lares, casas de repouso para idosos, centros de recuperação de dependência química. Além das instituições que precisaram interromper as atividades em razão dos decretos, mas que se organizaram para separação e entrega dos alimentos para as famílias atendidas, como contraturnos, APAEs, pastorais, igrejas e associações, formando uma grande corrente que faz o alimento chegar à mesa de quem precisa.
Parceiros doadores:
Os parceiros doadores que integram a rede de solidariedade formada pelo Mesa Brasil Sesc seguem firmes no propósito de exercer a responsabilidade social e combater o desperdício de alimentos. Mais uma vez, eles mostraram a solidez do trabalho junto ao Sesc, dedicando especial atenção à doação de seus excedentes e apoiando a campanha emergencial promovida pelo Programa Mesa Brasil Sesc.
Destacamos as expressivas contribuições dos parceiros:
Ceasa
Ibama
Transportadora Gral
Você também pode fazer parte desta rede de solidariedade
Além disso, as pessoas físicas também foram convidadas a integrar essa rede de solidariedade através da Campanha Emergencial Covid-19, doando alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e produtos de limpeza ambiental, nos pontos de coleta localizados em supermercados parceiros do Programa Mesa Brasil Sesc. Clique aqui para conferir os locais.
O Mesa Brasil Sesc está recebendo doações em dinheiro para atender entidades e famílias, contribuindo para melhorar o acesso de pessoas em vulnerabilidade social, minimizando o impacto que já pode ser percebido em razão da pandemia do Covid-19. Clique aqui para fazer sua contribuição pelo PicPay.
O público também pode contribuir através das lives solidárias realizadas por artistas locais, em benefício ao Mesa Brasil Sesc, como as realizadas pelo Dazaranha, Grupo Portal Gaúcho e Deutsches Akkordeon. Os valores recebidos durante as transmissões ao vivo estão sendo convertidos em alimentos, distribuídos nas instituições sociais cadastradas. Posteriormente, o Sesc divulgará os resultados destas ações.
Contexto legal da Segurança Alimentar
A Lei Orgânica de Segurança Alimentar , a LOSAN/06 (lei 11.346/06), define segurança alimentar como o “acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis”, trazendo um conceito mais abrangente, saudável, humano e sustentável para o que se considera uma alimentação adequada.
A alimentação é um dos pontos de partida para o pleno exercício da cidadania, possivelmente é a necessidade mais básica e essencial, mas somente em 2010 (após a Losan) foi incluída no artigo 6 da Constituição Brasileira por meio da Emenda Constitucional 64/2010, sendo reconhecida como um direito social, assim como educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados.
De janeiro a junho, o Programa Mesa Brasil Sesc distribuiu 1.318.754 Kg de alimentos para 475 instituições sociais, beneficiando 99.954 pessoas em vulnerabilidade social em 59 municípios catarinenses, contando com 320 empresas doadoras.
Compromisso do Sesc
O Programa Mesa Brasil Sesc tem a missão de “contribuir para a segurança alimentar e nutricional de pessoas em vulnerabilidade social, mediante a distribuição de alimentos doados por parceiros, o desenvolvimento de ações educativas e a promoção da solidariedade social em todo o país”. Manter ativa esta missão é o compromisso assumindo pelo Sesc com a sociedade catarinense, e representa uma resposta institucional à questão da fome e do desperdício de alimentos!
O Mesa Brasil Sesc integra a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, é certificado pela Global Foodbanking Network e desenvolve ações alinhadas aos ODS: 2 (Fome zero e agricultura sustentável), 12 (Consumo e produção responsáveis) e 17 (Parcerias e meios de implementação). Clique aqui para mais informações.
Colaboração Leticia Nunhofer Zago - Mesa Brasil Sesc-SC
Edição: Assessoria de Comunicação e Marketing Sesc-SC
0 Comentários