O Programa Mesa Brasil Sesc participa da campanha de mobilização mundial de pessoas e países em prol da solidariedade: o Dia de Doar. Até o dia de 29 de novembro, em diversas cidades de Santa Catarina, será possível contribuir com alimentos não perecíveis e artigos de higiene pessoal. Todo material arrecadado será entregue a entidades de apoio à população vulnerável. O Sesc tem 54 pontos de coleta de doações não apenas nas academias, escolas e unidades, mas em vários estabelecimentos comerciais parceiros.
O Dia de Doar ocorre em 85 países, a partir da primeira terça feira de novembro, logo depois do Dia de Ação de Graças, uma maneira de ser solidário e grato por todo resultado do ano que termina. Lá fora o movimento se chama #GivingTuesday, que significa "terça-feira da doação". No Brasil, quem organiza e lidera este movimento é a ABCR - Associação Brasileira de Captadores de Recursos O Sesc participa da data desenvolvendo campanhas por meio dos projetos sociais que apoia, são mais de 400 entidades sociais cadastradas em Santa Catarina, que atendem milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica.
" Fazemos isso celebrando o prazer que é doar e ter a oportunidade de ser protagonista da diferença que queremos ver no mundo" , afirma a nutricionista Letícia Zago, Coordenadora do Mesa Brasil. O movimento é mundial e aberto à participação de empresas e entidades que quiserem se cadastrar. O Sesc cuida da logística, organização do ponto de coleta, registro dos dados e prestação de contas de todos aqueles que entram como parceiros da instituição na campanha.
Todos os recursos captados na chave pix: mesabrasilsescsc@sesc-sc.com.br, serão utilizados para aquisição de alimentos comprados por edital, com emissão de relatório de prestação de contas que apresenta a quantidade de alimentos adquiridos e doados para cada entidade com o respectivo CNPJ. Isso garante a transparência, um dos importantes princípios da organização sem fins lucrativos.
Se você quer participar do Dia Doar é simples: confira o endereço do ponto de coleta de sua cidade na agenda do site do Sesc. deixe na caixa alimentos não perecíveis ou contribua por meio da chave pix (e-mail) mesabrasilsescsc@sesc-sc.com.br.
Mas, se você é empresário e quer incentivar a solidariedade em seus colaboradores, pode entrar na campanha com o Sesc! Basta enviar uma mensagem para o e-mail: mesabrasilsescsc@sesc-sc.com.br para saber como fazer parte da iniciativa. Nossa equipe deixa o ponto de coleta e cuida da distribuição dos alimentos, que pode ser feita com a participação da entidade que angariou os materiais.
Em entrevista à NSC, a nutricionista, Letícia Zago, falou sobre a importância mundial da campanha como incentivadora de práticas solidárias
Ponto de coleta de alimentos instalado no Box do Mesa Brasil Sesc no Ceasa-SC, no Barreiros, em São José
Os pais de alunos das escolas Sesc podem deixar suas doações na própria unidade estudantil
As academias do Sesc também tem caixas coletoras de alimentos para a Campanha Dia de Doar
Saiba mais sobre o Dia de Doar
O Dia de Doar é uma mobilização que promove um país mais solidário, por meio da conexão de pessoas com causas. Como é um movimento, não é centralizado: a marca, os materiais, manuais, etc, são todos disponibilizados para que cada um que queira participar possa se apropriar e criar sua própria iniciativa. Quem faz o Dia de Doar acontecer é quem está do outro lado da ação - seja doando ou fazendo uma ação para estimular a doação de indivíduos, empresas, etc.
Em 2022, no dia 29 de novembro, terça-feira, o Brasil inteiro vai se mobilizar pelo Dia de Doar: milhares de organizações estarão preparadas para receber doações, e milhões de brasileiros vão demonstrar seu apoio, doando e tornando pública a doação compartilhando a hashtag #diadedoar nas mídias sociais.
No Brasil, o Dia de Doar foi realizado pela primeira vez em 2013, um ano depois da primeira edição, nos Estados Unidos, em 2012. A partir de 2014 o Brasil passou a fazer parte do movimento global, que hoje conta com 85 países participando oficialmente.
Lá fora, o Dia de Doar tem nome de #GivingTuesday, que significa "terça-feira da doação". Vem na sequência de datas comerciais já famosas, como as BlackFriday e CyberMonday. É sempre realizado na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças (o Thanksgiving Day). Quem organiza e lidera a mobilização é a ABCR - Associação Brasileira de Captadores de Recursos.
+Solidariedade Sesc
Um dos eixos de atuação do Sesc é a assistência, com ações e programas voltados para o retorno social como a atenção às populações vulneráveis economicamente. Assim como o Dia de Doar, programa de arrecadação de alimentos mundial que estimula a solidariedade, o Sesc-SC assume o protagonismo em diversas frentes com igual propósito, como o atendimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organizações das Nações Unidas números 2 e 3: "acabar com a fome" e "vida saudável. Além disso, desde 2013, o Mesa Brasil Sesc é cadastrado no Brasil como Banco de Alimentos do The Global FoodBanking Network, que desenvolve iniciativas de combate à fome e a desnutrição ao redor do planeta, beneficiando mais de 1 milhão e 400 mil pessoas.
"Quase 10,3 milhões de brasileiros estão em situação de insegurança alimentar. Desde a pandemia, o Mesa Brasil SESC viu um forte aumento na demanda por ajuda alimentar e aumentou sua distribuição de alimentos e produtos de mercearia em 30%, fornecendo suprimentos emergenciais diretamente às pessoas necessitadas*".
*Informações do site The Global FoodBanking Network
0 Comentários