
Com o objetivo de disseminar os conceitos e práticas da gastronomia sustentável, o Sesc realizou uma edição especial do Festival de Receitas Mesa Brasil, em celebração aos 15 anos do Programa. A programação aconteceu entre os dias 02 e 03 de agosto, nas cidades de Blumenau, Chapecó, Joinville, Lages e Palhoça, com a participação de 52 instituições sociais.
Este Festival já é uma tradição em Santa Catarina. Trata-se de um concurso de receitas elaboradas pelas cozinheiras e merendeiras das entidades cadastradas no Mesa Brasil no Estado. Todos os anos, o Sesc realiza a atividade para compartilhar saberes e sabores e premiar as instituições que desenvolvem as melhores receitas, aplicando os conhecimentos abordados nas ações educativas realizadas pelas equipes técnicas do Mesa Brasil.
As bancas de jurados do concurso foram compostas por nutricionistas, gastrônomos, chefs de cozinha, professores e outros especialistas das áreas, que escolheram as melhores receitas. Foram avaliadas especialmente a aplicabilidade das Boas Práticas de Manipulação e aproveitamento integral dos alimentos, além de outros quesitos que vão desde a organização durante a produção até o empratamento, com a tradicional degustação das delícias.
Bolo de abóbora e coco1º Lugar Blumenau
Categoria doce
Instituição: Apae
Risoto de Abacaxi e lombo
1º Lugar Blumenau
Categoria salgado
Insituição: Apae Apiúna
Batata doce especial1º Lugar Chapecó
Insituição: Associação dos Diabéticos e Hipertensos ADHI
Creme de Abóbora1º Lugar Joinville
Instituição: Núcleo Socioterapeutico de Joinville
Trouxa de cascas de verduras e legumes 1º Lugar Lages
Instituição: Lar Menino Deus
Brigadeiro de banana e amendoim 1º Lugar Palhoça
Categoria doce
Instituição: Casa de Apoio e Liberdade
Muffin de casca de banana 1º Lugar Palhoça
Categoria salgado
Instituição: Lar Santa Maria da Paz
15 Anos do Mesa Brasil Sesc
Há 15 anos o Programa Mesa Brasil atua em Santa Catarina no combate à fome e ao desperdício de alimentos, promovendo cidadania e sustentabilidade, valorizando e fortalecendo as instituições sociais. No primeiro semestre de 2018, foram distribuídos 1.379.612 quilos de alimentos. A rede alcançou 58 municípios catarinenses, e contou com 430 empresas doadoras e 452 instituições sociais, que também receberam 363 ações educativas neste ano.
CLIQUE AQUI para mais informações!
0 Comentários