Alimentação saudável e sem desperdício
O dia 18 de junho é instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia da Gastronomia Sustentável. Segundo a instituição, a gastronomia sustentável é a cozinha que leva em consideração a origem dos ingredientes, como os alimentos são cultivados e como chegam aos mercados e aos pratos. Assim, a data procura reconhecer a gastronomia como uma expressão cultural relacionada à diversidade natural e cultural do mundo.
Para destacar a importância do tema, o Mesa Brasil Sesc promove uma programação exclusiva. Neste ano, as ações estão acontecendo durante todo o mês de junho com atividades como: oficina de sustentabilidade na prática, com o grupo de idosos Paraíso, em Chapecó, oficina culinária na APAE, em Lages, palestra sobre alimentação saudável e aproveitamento integral de alimentos, na Associação Joinvillense para Integração de Deficientes Visuais – AJIDEVI, entre outras atividades para promover a cultura do aproveitamento integral dos alimentos e incentivar a criatividade nas cozinhas, compartilhando conhecimentos sobre saúde, sustentabilidade e cidadania.
Evite o despedício
No dia 5 de junho, o Mesa Brasil Sesc participou da programação do Dia Mundial do Meio Ambiente, realizada pela Eletrosul. A proposta do encontro foi chamar a atenção da população para a importância de preservar dos recursos naturais, evitar o desperdício de alimentos e a utilização de embalagens plásticas. Foi realizada uma ação educativa incentivando a produção de lanches saudáveis e práticos (overnight/saladas de pote/sucos), sem a utilização de embalagens plásticas, utilizando o vidro como opção.
Foto: Jéssica Antunes, CGT - Eletrosul
Também foi incentivado que as pessoas planejem a alimentação de acordo com os alimentos da estação e que passem por uma cadeia de produção mais curta. Por exemplo, comprar legumes frescos na feira, além de incentivar a economia local, é mais barato que optar por importados ou industrializados, que passam por muitos processos até chegar ao consumidor final.
No evento, o público aprendeu a como preparar saladas no pote e sucos funcionais, aproveitando os itens mais acessíveis e de modo integral, bem como o reaproveitamento de recipientes para armazenar as refeições, evitando a utilização de plástico e tornando os preparos mais prático. Confira algumas receitas sugeridas pelo Mesa Brasil Sesc que podem facilitar o dia a dia, além de contribuir para uma alimentação mais sustentável.
Salada no pote
Para as saladas no pote, é muito importante a ordem de dispor os ingredientes dentro do recipiente. Comece pelo molho, em seguida coloquei os itens mais densos (pesados), por último as folhas. Não esqueça de aproveitar potes de conserva ou de outros alimentos, assim também evita a utilização de plástico, além de dar uma vida mais longa as embalagens de vidro. Veja sugestão de montagem conforme a imagem.
Sugestões de ingredientes:
Opções de molhos: pesto, azeite e limão, iogurte, mostarda, mel, entre outros.
Itens mais pesados: cenoura, pepino, rabanete, cebola, pimentão, grãos de bico, ervilhas, queijos firmes em pedaços, maçãs, pera, manga, frango, batata doce, batata inglesa, batata salsa, abobrinha, guacamole, feijão.
.
Foto: Jéssica Antunes, CGT - Eletrosul
Itens mais leves: tomates cereja, cogumelos, ovo cozido, brócolis, couve-flor, azeitonas, palmito, ervilhas, sementes, frutas, milho verde, nozes, pistache, damasco, coco queimado. Folhas: alface, agrião, couve, acelga, rúcula, espinafre, repolho, flores comestíveis, broto de feijão, broto de alfafa. Sementes: chia, quinoa, gergelim, aveia, sementes de romã.
O que vale é deixar saltar a sua criatividade e combinar diferentes ingredientes. Abaixo, confira algumas receitas de molho para encher o preparo de sabor.
Pesto: 1 maço de manjericão; 25 g de queijo (parmesão, muçarela...); 15 g de oleaginosa (castanha, amendoim, avelã); 100 ml de azeite de oliva; pimenta preta, alho e sal.
Preparo: Lavar e secar o manjericão. Torrar a oleaginosa numa panela. Processar todos os ingredientes, deixando pro final o queijo. Adicionar o sal somente na hora.
Mostarda e mel: 2 colheres de sopa de mostarda; 2 colheres de sopa de mel; 2 colheres de sopa de azeite de oliva (opcional), pimenta e sal.
Preparo: Misturar todos os ingredientes.
Molho de beterraba: Suco da beterraba, limão, azeite e sal.
Preparo: Misturar todos os ingredientes.
Molho balsâmico: vinagre balsâmico, azeite de oliva, pimenta preta e sal
Preparo: Misturar todos os ingredientes.
Vinagrete: 1/4 xícara chá de vinagre; 1/1 xícara chá de azeite de oliva; 1 tomate sem semente em cubos pequenos; ½ cebola em cubos pequenos; salsinha; cebolinha, sal e pimenta.
Preparo: Misturar todos os ingredientes.
Foto: Jéssica Antunes, CGT - Eletrosul
Sucos funcionais
Confira receitas de sucos funcionas com propriedades que ajudam a armazenar energia, curar ressaca, melhorar a pele e espantar a preguiça. O tempo de preparo é de cinco minutos, mas os benefícios são para o dia inteiro. Lembre-se de reaproveitar garrafas retornáveis.
Para espantar o cansaço
A vitamina C é uma grande aliada quando o assunto é fadiga. O kiwi e a laranja são, portanto, boas opções nesse caso. Para completar a mistura, acrescente uma boa dose de carboidratos vindos da banana e do mel. Eles dão força extra ao organismo.
Bata no liquidificador: 1 kiwi descascado, 200 ml de suco de laranja, meia banana, 1 colher (sopa) de mel e 3 cubos de gelo.
Para curar ressaca
Exagerou no álcool? Se pintar aquela ressaca desagradável no dia seguinte, a boa e velha recomendação de ingerir bastante líquido é infalível. As frutas ricas em água fazem milagres porque hidratam e nutrem o corpo ao mesmo tempo.
Bata no liquidificador: 2 fatias grossas de melancia, 1 fatia grossa de abacaxi, 8 folhas de hortelã, 4 cubos de gelo.
Para preparar a pele para o sol
Aposte em frutas e vegetais de cor alaranjada, que são antioxidantes ricos em betacaroteno. Quando ingerida, nosso organismo é capaz de transformar essa substância em vitamina A, que auxilia na formação de melanina, pigmento responsável por proteger a pele dos raios ultravioletas e por manter o bronzeado.
Bata no liquidificador: meio mamão, meia cenoura, 1 fatia fina de beterraba, 200ml de suco de laranja, 3 cubos de gelo.
Suco detox de açaí e melancia
Os sucos detox são auxiliares na eliminação das toxinas e dos líquidos em excesso. Tem ação antioxidante, renovação das células e da pele. Os sucos detox, não fazem milagre, ele, precisam associados a refeições de qualidade, saudáveis e ricas em nutrientes diversos. São excelentes para reposição de energia após o treino ou na hora do lanche. Ingredientes necessários: Para preparar esse suco, você vai precisar de uma colher de sopa de açaí, duas fatias de melancia sem a casca, sem sementes e cortadas em cubos, suco coado de um limão, uma colher de gengibre e uma colher de linhaça triturada. Bater tudo no liquidificador e peneirar, servir com gelo.
Ações Mesa Brasil Sesc -Gastronomia Sustentável
Blumenau
Roda de Conversa "Evitando desperdício de alimentos", com o grupo de mulheres da Instituição O Bom Samaritano
Chapecó
Oficina "Sustentabilidade na Prática", com Grupo de Idosos Paraíso
Grande Florianópolis
Workshop "Aproveitamento integral dos alimentos", Sesc e Senac
Lages
Ação APAE, Lages
Mesa Brasil Sesc
O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos e colheita urbana, que tem como missão "contribuir para a segurança alimentar e nutricional de pessoas em vulnerabilidade social, mediante a distribuição de alimentos doados por parceiros, o desenvolvimento de ações educativas e a promoção da solidariedade social em todo o país”.
Desde 2003, o programa arrecada alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas ainda próprios para consumo em parceiros doadores, e entrega em instituições sociais sem fins lucrativos, combatendo o desperdício de alimentos e contribuindo para a cidadania, sustentabilidade e realização do Direito Humano à Alimentação Adequada.
O Mesa Brasil Sesc integra a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, é certificado pela Global Food banking Network e desenvolve ações alinhadas aos ODS: 2 (Fome zero e agricultura sustentável), 12 (Consumo e produção responsáveis) e 17 (Parcerias e meios de implementação).
0 Comentários