O Dia Mundial da Saúde, celebrado todos os anos em 7 de abril, marca o aniversário da Organização Mundial da Saúde (OMS), fundada em 1948 para promover a saúde, manter o mundo seguro e servir aos vulneráveis – para que todos, em todos os lugares, possam atingir o mais alto nível de saúde e bem-estar. A cada ano, a OMS se concentra em uma preocupação específica de saúde pública. Em 2023 foca na jornada para alcançar “Saúde para Todos”.
Em alusão à data e para proporcionar reflexões sobre o tema, as cinco sedes do Programa Mesa Brasil Sesc em Santa Catarina realizam o evento “Pautas à Mesa”, entre os dias 3 e 7 de abril. A programação tem como objetivo promover espaços de diálogos e democratizar o acesso a informações sobre saúde, bem-estar, segurança alimentar e outros temas relacionados ao contexto dos Bancos de Alimentos.
Orientar sobre saúde é um dos objetivos das ações educativas realizadas pelo Mesa Brasil Sesc, rede nacional de bancos de alimentos e colheita urbana, que tem como missão "contribuir para a segurança alimentar e nutricional de pessoas em vulnerabilidade social, mediante a distribuição de alimentos doados por parceiros, o desenvolvimento de ações educativas e a promoção da solidariedade social em todo o país”.
Há 20 anos, o programa atua no combate à fome e ao desperdício de alimentos em Santa Catarina. Com sedes em São José, Joinville, Chapecó, Blumenau e Lages, conecta parceiros doadores de alimentos a instituições sociais, recolhendo onde sobra e levando onde falta, contribuindo para a cidadania, sustentabilidade e realização do Direito Humano à Alimentação Adequada
Programação Pautas à Mesa
Florianópolis
03/04 – Rodas de Conversa promovidas pelo CRN10 e parceiros sobre "Desafios da saúde e nutrição: políticas públicas de segurança alimentar e nutricional; sistemas alimentares sustentáveis e fatores que influenciam a biodisponibilidade dos nutrientes"
Local: Restaurante Popular de Florianópolis
Horário: das 14h às 17h
Evento aberto ao público, promovido pelo CRN10 com a parceria do Sesc
São José
04/04 – Oficina de aproveitamento integral dos alimentos
Local: Educandário Santa Catarina
Horário: 09h
Blumenau
05/04 - Palestra sobre o tema do Dia Mundial da Saúde: "Saúde para todos – desenvolvimento do tema na perspectiva de direito social"
Local: Associação Beneficente Bom Samaritano em Blumenau
Horário: 14h
Chapecó
05/04 – Palestra sobre cidadania, alimentação e saúde, no contexto do tema do Dia Mundial da Saúde: "Saúde para Todos"
Local: Associação dos diabéticos e hipertensos de Chapecó
Horário: 13h30
05/04 – Roda de conversa sobre cidadania, alimentação e saúde, no contexto do tema do Dia Mundial da Saúde: "Saúde para Todos"
Local: Associação dos usuários do Caps de Chapecó
Horário: 15h
Joinville
06/04 – Palestra sobre o tema do Dia Mundial da Saúde: "Saúde para todos! - desenvolvimento do tema na perspectiva de saúde e cidadania"
Local: Fundação Padre Luiz Facchini em Joinville
Horário: 14h
Itajaí
06/04 - Palestra sobre o tema do Dia Mundial da Saúde: "Saúde para todos! - desenvolvimento do tema na perspectiva de direito social".
Local: Centro de Recuperação Conviver em Itajaí
Horário: 09h
Lages
06/04 – Saúde para todos com oficinas sobre PANCS e destinação correta de resíduos
Local: Centro Cultural Vidal Ramos Sesc Lages
Horário: 14h
Mesa Brasil Sesc
O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos e colheita urbana, que tem como missão "contribuir para a segurança alimentar e nutricional de pessoas em vulnerabilidade social, mediante a distribuição de alimentos doados por parceiros, o desenvolvimento de ações educativas e a promoção da solidariedade social em todo o país”.
Desde 2003, o programa arrecada alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas ainda próprios para consumo em parceiros doadores, e entrega em instituições sociais sem fins lucrativos, combatendo o desperdício de alimentos e contribuindo para a cidadania, sustentabilidade e realização do Direito Humano à Alimentação Adequada.
O Mesa Brasil Sesc integra a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, é certificado pela Global Foodbanking Network e desenvolve ações alinhadas aos ODS: 2 (Fome zero e agricultura sustentável), 12 (Consumo e produção responsáveis) e 17 (Parcerias e meios de implementação).
0 Comentários