O programa Mesa Brasil Sesc-SC recebeu homenagem das Centrais de Abastecimentos do Estado de Santa Catarina (Ceasa/SC), nesta quarta-feira (29.09), durante ato parlamentar no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) pelos 45 anos de fundação das centrais. Durante todo o dia o Mesa Brasil Sesc realizou ações para os usuários da Ceasa/SC (produtores rurais, permissionários, caminhoneiros, compradores, movimentadores de carga, colaboradores e demais frequentadores da central) com show com o grupo Amigos do Samba; spa on-line Energia Positiva com meditação, yoga e dança; distribuição de material de prevenção ao câncer de mama; rodas de conversa Setembro Amarelo e Outubro Rosa; leitura de poemas e contos, divulgação de serviços do Sesc e confecção de carteirinhas; troca troca de livros; distribuição de adubo e demonstração de composteira doméstica; corte de cabelo; distribuição de receitas saudáveis e boletins informativos sobre o programa Mesa Brasil Sesc.
Desde 2003 o Sesc desenvolve o programa Mesa Brasil Sesc Santa Catarina, que atua no combate à fome e ao desperdício de alimentos, atualmente com sedes em São José, Joinville, Chapecó, Blumenau e Lages, formando uma rede de colheita urbana que busca alimentos excedentes de produção e entrega-os em instituições sociais sem fins lucrativos que atendem pessoas em vulnerabilidade social em cerca de 60 municípios do Estado.
Em 2017, a partir de um Termo de Parceria firmado entre o Sesc-SC e a Ceasa/SC, a sede do programa que atende a Grande Florianópolis mudou-se para dentro do complexo da Ceasa/SC, possibilitando a coleta, triagem e distribuição de 4 a 6 toneladas de alimentos diariamente. São alimentos que não tem mais valor comercial, mas tem valor nutricional e estão adequados para o consumo humano.
Desde o início da parceria, mais de 5 milhões de quilos de alimentos deixaram de ser desperdiçados e complementam as refeições de milhares de catarinenses!
A Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (Ceasa/SC) executam a política de abastecimento hortifrutigranjeiro e de outros produtos alimentícios, disponibilizando a infraestrutura para que agricultores, comerciantes, cooperativas e empresas do agronegócio realizem operações comerciais, proporcionando ao produtor rural acesso ao mercado de hortifrutigranjeiros oriundos do meio rural, priorizando a agricultura familiar, com foco no desenvolvimento de mercado no Estado de Santa Catarina.
Dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) estimam que cerca de 30% de toda produção de alimentos é perdida ou desperdiçada ao longo da cadeia produtiva, desde o produtor rural até o consumidor final, sendo que 80% das perdas e desperdícios concentram-se nas fases de transporte e manuseio e nas Centrais de Abastecimento de Alimentos. Dessa forma, a parceria entre o Sesc-SC e a Ceasa/SC é considerada estratégica para evitar o desperdício de alimentos e ampliar o acesso de pessoas em vulnerabilidade social a uma alimentação adequada e saudável!
Mesa Brasil Sesc-SC recebe homenagem durante ato parlamentar que celebrou os 45 anos da Ceasa
30/09/2021 - Atualizado em 01/10/2021 - 815 visualizações
0 Comentários