Durante o mês de junho, nos espaços do projeto Sesc Comunidade em Palhoça, São José, Joinville e Penha ocorrem ações de mobilização comunitária relacionadas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 05. A proposta envolve a participação voluntária de parceiros e da comunidade local por meio de um planejamento participativo para definição das ações a serem realizadas.
O objetivo é promover a reflexão sobre o consumo e descarte consciente. Utilizando materiais reciclados, os participantes têm a possibilidade de desenvolver a criatividade e a conscientização sobre as possibilidades de reaproveitamento e redução de resíduos sólidos. Como parte da programação são realizadas oficinas, orientações e ações lúdico-educativas para todas as idades, relacionadas à temática da educação ambiental, sustentabilidade e cooperação.
O Mutirão já foi realizado em Palhoça e São José no dia 09 (cobertura e fotos abaixo) e está marcado para o dia 23 em Joinville e Penha (programação abaixo).
Sesc Comunidade em Joinville:
Data: 23/06/2018
Horário: 8h as 18h
Construção do bicicletário usando pneus;
Construção do Jardim Comunitário usando pneus;
Construção do Jardim Comunitário Vertical usando Garrafas Pet;
Plantação de Mudas Frutíferas e Ornamentais;
Oficina de reaproveitamento de garrafas.
Parceiros envolvidos: Subprefeitura da Região Oeste, Conselho das Associações de Moradores - Cavin; Voluntários.
Sesc Comunidade em Penha:
Data: 23/06
Horário: 8h30 às 17h
Construção de Horta Vertical com garrafas Pets e materiais recicláveis
Construção de um espaço de lazer e convivência com grandes jogos e biblioteca comunitária, também com materias recícláveis e reaproveitados.
Oficina de construção de jogos com materiais recicláveis.
Parceria com a Escola Municipal José Thiago, integrantes da comunidade e participantes do Sesc Comunidade.
MAIS SOBRE O SESC COMUNIDADE
Palhoça: Horta Vertical e Espaço de Convivência
No Sesc Comunidade em Palhoça, os voluntários construiram espaços coletivos com materiais reaproveitáveis doados pelo Mesa Brasil (palets de madeira) e Celesc (carretéis de madeira para cabos). A ação contou com a participação crianças e adultos, alunos de do Sesc das turmas de vôlei, futsal, clube do esporte, vôlei adulto, ginástica em grupo e funcional, totalizando 28 pessoas engajadas. Sem habilidades definidas, o importante era contribuir com algo, fosse o preparo da matéria prima, lixando, pintando, repondo tinta ou até mesmo fornecer lanche aos que se propuseram em colaborar.
“Somando forças e talentos, construímos uma horta vertical com mobilidade e um espaço de convivência para os alunos desfrutarem antes e depois das aulas. No futuro, a colheita da horta será para consumo de todos, onde a soma de contribuições e a partilha são temas desenvolvidos no Projeto Sesc Comunidade”, salienta o técnico de Assistência Renato Back.
Maria Jandira Rogério, aluna da Ginástica Funcional e Vôlei Adulto, ajudou com sua habilidade com trabalho manuais. “No passado construí uma casinha de bonecas com caixa de leite para a minha filha que hoje é adulta. Hoje estou podendo reviver esses momentos, melhor ainda porque estamos colaborando com o espaço que frequentamos.” A colega Carla Beatriz Couto Dias acredita que “as pessoas precisam pensar mais em ajudar os outros em momentos que elas não precisam de ajuda”. Claudulce Gusmão, aluna da Ginástica, concorda e levou o marido e seus três filhos para participar. “O mínimo que posso fazer é retribuir com este espaço ao qual somos beneficiados”.
São José: Revitalização do Deck e criações
Com palets, pneus, pets, jornal, sobras de MDF, roleta de madeira, sobras de tinta e outras doações, foram revitalizados o Deck do Sesc Comunidade em São José, que ganhou um novo layout e teve as mesas pintadas, bem como jogos no piso. Também foram criados playground e floreiras, móbiles e casa de passarinho para árvore, acessórios para os jogos do piso e do tabuleiro, mesa com carretel e horta suspensa.
De acordo com a técnica de Assistência, Daiany Lara o processo de organização do mutirão envolveu a sensibilização e levantamento de expectativas junto às lideranças comunitárias, parceiros, pais, familiares e alunos. “Num primeiro momento, foram realizados contatos e reuniões para discutir as possibilidades do que realizar no evento, definir competências e estabelecer um cronograma de trabalho. Esta articulação acabou facilitando o envolvimento do comércio local, com a doação de itens indispensáveis para a operacionalização, bem como, a parceria com o Setor de Educação do Sesc Estreito, através da realização das Oficinas de Horta Suspensa e Sabão Caseiro. Paralelamente, foi realizada a divulgação e procura de voluntários para formar uma comissão, nomeada de “Agentes da Transformação” buscando selecionar famílias e/ou pessoas que tivessem habilidades e interesse em contribuir com a proposta de trabalho”.
A participação de mais de 50 moradores neste mutirão, desencadeou o início de uma discussão em torno do tema sustentabilidade e seu impacto no meio ambiente, saúde e qualidade de vida. “A organização, realização e resultados desse evento, representam um processo educativo e de exercício da cidadania necessários para vislumbrarmos uma sociedade com espírito mais colaborativo”.
Para Patrik Breder, engenheiro mecânico e padrinho de aluno, que contribuiu com a pintura dos jogos no piso e na madeira e com a instalação da mesa de carretel “foi maravilhoso poder participar e contribuir com um projeto tão bacana, com reciclagem e a criação de atividades educativas e participativas”. Maria Jucelia Barbosa, artesã e mãe de aluna também ficou satisfeita com a atividade. “Adorei fazer parte da oficina de horta suspensa e das garrafas pet, aproveitamos todas e aprendi a fazer sabão com óleo usado. As artes com jornal também é legal. Gostei de tudo e foi tudo de bom poder colaborar.” Maicon Juppa, pai de aluno, colaborou na confecção da pirâmide de pneus. “Que possamos continuar com trabalhos em busca de um mundo melhor”, salienta.
O motorista Gilvane Matos Pereira, pai de aluno, doou o tratador de passarinhos e ajudou na instalação da mesa de carretel. “Participei junto com meus vizinhos de bairro de um trabalho tão belo junto ao Sesc Comunidade. Aquilo que às vezes deixamos jogados e causa infestação de mosquitos transmissores de doenças, e transformamos em um lindo trabalho e brinquedos para nossos filhos. Além de embelezar o nosso Sesc. Pneus, palets, garrafas plásticas, carretel, etc. Fico sempre à disposição para poder colaborar de alguma forma.”
0 Comentários