No dia 08 de junho (Dia Mundial dos Oceanos) o Sesc Santa Catarina realizou ações de mobilização comunitária relacionadas a semana mundial do meio ambiente. A programação ocorreu nos espaços do projeto Sesc Comunidade em Palhoça, São José, Joinville, Penha, Irani e Forquilhinha, reunindo no total 570 participantes.
A ação envolveu a participação de voluntários, parceiros e da comunidade local por meio de um planejamento participativo para construção de espaços coletivos com materiais reaproveitados. A proposta central é desenvolver a capacidade e criatividade humana, valorizar os recursos da natureza para utilização de forma mais sustentável, por meio das práticas do reaproveitamento de materiais.
Na programação deste dia, também foram realizadas oficinas, orientações e ações lúdico-educativas, relacionadas à temática da educação ambiental, sustentabilidade e cooperação.
Esta ação está alinhada com os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU, contribuindo para uma sociedade mais justa e sustentável:
São José
Com sobras de madeira e carretéis de fiação de luz e outras doações, foram construídos bancos para o espaço externo de convivência no Sesc Comunidade em São José. Também realizam uma oficina criativa para criação de bolsas e capas de almofadas com reaproveitamento de tecidos doados. Os participantes da ação receberam orientações sobre energia solar e educação financeira. E uma ação permanente foi aderida pela comunidade: Campanha de arrecadação de tampinhas plásticas do Projeto ECOPET, com ponto de coleta fico no Sesc Comunidade São José.
Irani
Os participantes do Sesc Comunidade Irani e parceiros locais realizaram a distribuição de 400 mudas frutíferas para a comunidade. E durante a semana, os alunos participarão de uma oficina de plantio de flores e re aproveitamento de pneus.
Forquilhinha
Uma Horta Comunitária foi iniciada pela comunidade, com plantio de 100 mudas de temperos, que será finalizada durante a semana. As crianças puderam participar de uma Gincana de materiais recicláveis, oficina de construção de brinquedos e bonecos ecológicos. Também realizaram uma oficina de bolsas utilizando lonas de banners descartados.
Palhoça
Utilizando pallets doados e madeiras de sobras de construção, os participantes do projeto Sesc Comunidade participaram da oficina de reaproveitamento construíram bancos para o espaço externo de convivência da quadra.
Penha
Os participantes puderam participar de uma palestra sobre preservação do Meio Ambiente e colocar em prática parte do conhecimento com a criação de uma Horta Comunitária, utilizando mudas doadas e reaproveitamento de pneus e garrafas pet.
Joinville
A comunidade local fez a doação de três geladeiras sem funcionamento e foram transformadas em uma “Geladoteca”, utilizando as geladeiras para compartilhamento de livros. Também se envolveram na manutenção da horta comunitária, criada no ano passado, e realizaram o plantio de árvores, onde cada participante “adotou” uma árvore plantada. Uma palestra sobre a alimentação e oficinas complementaram a programação no Sesc Comunidade Joinville.
Lilian Arns, superintendente da Fundaf, Forquilhinha
Agradecemos ao Sesc por todo o apoio nessa tarde de atividades em prol do meio ambiente, em nome da Fundação Ambiental do Município e também da Associação de Catadores (ACAFOR), que veio aqui pra realizar atividades junto com a Fundaf, junto com toda a estrutura do Sesc, em busca de um meio ambiente melhor para a nossa cidade. O nosso muito obrigada ao Sesc e à toda a comunidade do bairro Santa Cruz.