Dança Circular em pauta
A semana começa animada no Sesc Chapecó, com a Dança Circular. Toda a segunda-feira, à 8h30, o grupo abre alas para as atividades destinadas ao público máster na Unidades. Essa modalidade de dança coletiva movimenta as idosas participantes, e explora valores como empatia, amizade, companheirismo e espiritualidade.
No último dia 5, o encontro foi ainda mais especial, pois foi registrado pela equipe do Jornal do Almoço local, telejornal da NSC TV, retransmissora da Globo em Santa Catarina. Na ocasião, as participantes puderam mostrar um pouco mais da atividade e compartilhar o bem-estar que ela promove.
Em entrevista ao repórter Felipe Giachini, as alunas Neldi Colpo e Elaine Zanella destacaram o prazer da dança, a conexão e a energia. Já o instrutor Matheus Grasel e a técnica responsável pelo Trabalho Social com Idosos da unidade, Eduarda Rebelato de Almeida, explicaram como são as aulas e como participar.
A atividade integra danças circulares, sagradas e folclóricas e são desenvolvidas com passos simples e suaves, que carregam emoções e alegrias, conforme é relatado pelas entrevistadas.
Corpo em movimento
As coreografias da Dança Circular são desenvolvidas e acompanhadas pelo instrutor de dança e são realizadas em conjunto, fazendo com que a dança individual de cada participante desenvolva uma única dança.
A saia é um acessório que não falta durante os encontros. Este figurino aflora o sentimento de pertencimento entre as dançarinas e revive as ancestralidades das danças de roda.
Benefícios
A Dança Circular é uma atividade que desenvolve a saúde integralmente, favorecendo o bem-estar físico, mental, cognitivo e social. Confira os principais benefícios da prática:Participantes da Dança Circular, equipe Sesc e equipe de reportagem da NSC TV
+ Dança Circular
A Dança Circular Sagrada oferecida pelo Sesc é praticada em grupo, em formato de roda e segue uma coreografia para celebrar a cultura dos povos. A atividade promove a saúde integral, a criatividade, a coletividade e a consciência corporal, através da simplicidade dos gestos e passos. Também trabalha a concentração, a memória e a atenção.
No círculo não existe hierarquia, pois as atitudes de competição são substituídas por atitudes cooperativas, onde as pessoas do grupo podem ajudar a superar os erros uns dos outros, manifestando o melhor de cada um. São formados grupos de pessoas adultas e idosas, com encontros semanais de até 2 horas de duração.
A atividade integra o Trabalho Social com Idosos (TSI), que o Sesc desenvolve de forma pioneira no Brasil. Com ações que proporcionam a integração, a socialização, o protagonismo e o empoderamento, contribuímos para o envelhecimento ativo e saudável.
Venha viver essa experiência e melhorar o bem-estar físico, emocional, mental, energético e social!
Agenda 2030
O Sesc-SC é uma Instituição comprometida com o alcance das metas globais da Agenda 2030. A Instituição é signatária do Movimentos Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Santa Catarina desde 2009, assumindo compromissos com a incorporação e disseminação dos 17 ODS.
Destacamos ao longo das matérias publicadas aqui no Blog Sesc-SC as nossas práticas. Essas ações são identificadas com os ícones dos ODS com os quais estão alinhados. No caso do TSI são os números três (Saúde e bem-estar) e dez (Redução das desigualdades).
0 Comentários