Você sabe o que é insegurança alimentar? Conhece os estágios da fome?
Insegurança alimentar é a falta do acesso pleno e regular a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, como moradia.
Segundo dados do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar em 2020, de 4% a 10% da população catarinense está em situação de insegurança alimentar grave, quando a pessoa passa um dia ou mais sem alimento.
A mesma pesquisa mostrou que metade da população brasileira (116,8 milhões) convivia com algum nível de insegurança alimentar e 9% da população (19,1 milhões), com a situação mais severa.
Dados mais recentes, de maio de 2021, quando foi feita a atualização do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, mostram que 126.421 famílias inscritas no programa vivem em Santa Catarina com renda de zero até R$ 89 mensais, o que define a extrema pobreza. Ao todo, o estado tem 439.485 famílias de baixa renda cadastradas.
Essa difícil realidade foi pauta de reportagem especial veiculada no Jornal do Almoço (NSC TV / Globo) desta terça-feira, 17/08. A matéria apresenta pelo jornalista Edsoul foi feita em parceria com o G1 e NSC Total e mostra também o que tem sido feito para combater esse problema.
Entre as soluções em destaque está o Mesa Brasil Sesc, programa de segurança alimentar e apoio social, que há 18 anos atua no combate à fome e ao desperdício de alimentos através da redistribuição. Conecta parceiros, recolhe onde sobre e leva onde falta.
Pessoas físicas também podem colaborar através de doações para a Campanha Mesa Brasil Urgente.
De janeiro a junho de 2021, o Mesa Brasil Sesc entregou 1.733.619 Kg de alimentos, doados por 338 empresas parceiras, para 457 instituições sociais, beneficiando 94.398 pessoas em Santa Catarina.
+ Mesa Brasil Sesc
O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos e colheita urbana, que tem como missão "contribuir para a segurança alimentar e nutricional de pessoas em vulnerabilidade social, mediante a distribuição de alimentos doados por parceiros, o desenvolvimento de ações educativas e a promoção da solidariedade social em todo o país”.
Desde 2003, o programa arrecada alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas ainda próprios para consumo em parceiros doadores, e entrega em instituições sociais sem fins lucrativos, combatendo o desperdício de alimentos e contribuindo para a cidadania, sustentabilidade e realização do Direito Humano à Alimentação Adequada.
O Mesa Brasil Sesc integra a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, é certificado pela Global Foodbanking Network e desenvolve ações alinhadas aos ODS: 2 (Fome zero e agricultura sustentável), 12 (Consumo e produção responsáveis) e 17 (Parcerias e meios de implementação).
0 Comentários