Conforme dados do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN), a fome avança cada vez mais rápido pelo Brasil. Um levantamento divulgado no dia 8/6 mostra que o país soma atualmente cerca de 33,1 milhões de pessoas sem ter o que comer diariamente, quase o dobro do contingente em situação de fome estimado em 2020. São 14 milhões de pessoas a mais passando fome no país.
Para analisar esses dados alarmantes e destacar informações relevantes sobre o tema, a nutricionista do Mesa Brasil Sesc, Letícia Zago participou do Conexão ND (NDTV / Record) desta terça-feira (14), com o jornalista Paulo Alceu. Durante o programa, foi destacada a atuação do Mesa Brasil Sesc no combate à fome e ao desperdício de alimentos, através da redistribuição. Há 19 anos conecta parceiros, recolhe onde sobre e leva onde falta.
Assista!
+ Mesa Brasil Sesc
O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos e colheita urbana, que tem como missão "contribuir para a segurança alimentar e nutricional de pessoas em vulnerabilidade social, mediante a distribuição de alimentos doados por parceiros, o desenvolvimento de ações educativas e a promoção da solidariedade social em todo o país”.
Desde 2003, o programa arrecada alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas ainda próprios para consumo em parceiros doadores, e entrega em instituições sociais sem fins lucrativos, combatendo o desperdício de alimentos e contribuindo para a cidadania, sustentabilidade e realização do Direito Humano à Alimentação Adequada.
O Mesa Brasil Sesc integra a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, é certificado pela Global Foodbanking Network e desenvolve ações alinhadas aos ODS: 2 (Fome zero e agricultura sustentável), 12 (Consumo e produção responsáveis) e 17 (Parcerias e meios de implementação).
0 Comentários