O esporte é uma oportunidade para trabalhar com indivíduos em diversas situações, principalmente com aqueles que se encontram em vulnerabilidade social. Alguns fatores como: a urbanização desenfreada, o aumento dos índices de desemprego e o aumento da criminalidade podem causar problemas na estrutura familiar, afetando principalmente crianças e adolescentes, que ficam mais vulneráveis e expostos a situações desfavoráveis ao seu desenvolvimento.
A virtude do esporte está em proporcionar aos adeptos progressos essenciais, desde melhorias na saúde, até a ampliação do convívio social. Como resultados de possibilidades inclusivas e de transformação, estão aqueles que se descobrem talentosos e se destacam ao ponto de servirem como inspiração para seus colegas de projeto, família e comunidade.
E é sobre esses jovens talentos que vamos falar neste post.
Os benefícios provenientes da prática esportiva vão além de ter ou não talento para o esporte e são fundamentais na formação do cidadão e da sociedade. São eles: transmissão de valores, cidadania, cooperação, uma saúde melhor, melhoria do rendimento escolar e profissional e aumento da sociabilidade. É importante destacar que esses valores, necessários para o crescimento de uma criança ou de um adolescente, são colocados sempre em primeiro lugar.
No Sesc Comunidade São José encontramos vários exemplos inspiradores e que nos mostram, na prática, como Projetos Sociais Esportivos podem ser transformadores.
Trio de gêmeas no time de vôlei
No vôlei feminino, o time de rendimento ADC Terra Firme de São José é praticamente todo formado por alunas que iniciaram no Sesc Comunidade. Temos um exemplo curioso de um “trio” de gêmeas amantes do vôlei: Júlia e Luíza Nascimento Pereira (13 anos), Natália e Vitória Pacheco (13 anos) e Taynara Cristina e Kaylane Aparecida Santos de Lima (12 anos), meninas que acumulam alguns títulos em seus currículos.
Os alunos Gabriel da Motta dos Santos, João Querino Moraes, Pedro da Silva, Felipe Barbieri, Vinicius Vaz, Guilherme Kobielski, Luiz Klein, Tales Hiroshi Irie, Ruan Faller e outros, iniciaram no social e foram para o rendimento ADC Terra Firme de São José. Em pouco tempo, eles participaram das principais competições de Santa Catarina com ótimos resultados. Foram campeões da seletiva e regional da Olesc em 2017, vice-campeões na regional em 2018 e campeões mirins na série prata da liga de voleibol de Santa Catarina de 2018, entre outros títulos.
Do Sesc para a Escolinha do Avaí
Kauan Patez Silva (9 anos) e Bernardo Veroneze de Oliveira (8 anos) assim que começaram no Sesc, já tiveram seus talentos reconhecidos pelo professor, que os encaminhou para um teste na Escolinha de base do Avaí. Hoje ambos treinam juntos lá, realizando o sonho da maioria dos meninos que amam futebol.
Assim como eles, os irmãos Gabriel Bento Wermohler (11 anos) e Maria Eduarda Wermohler (15 anos) que iniciaram no Sesc Comunidade em 2013, também se destacaram no esporte. Gabriel treina no Avaí desde 2017 e a Duda faz parte do time de rendimento SanRosé de São José desde 2016, com três títulos no currículo (2 da Olesc e 1 nos Joguinhos Abertos de SC). Entraram para o time neste ano, as alunas Emily Vanessa da Costa de Souza (11 anos), Evelyn Vitória da Costa de Souza (12anos) e Maria Fernanda Maia Xavier (13 anos).
Conquistas pelo Karatê
No Karatê, através da Associação Sombra, Matheus do Nascimento Jackes (13 anos), conquistou títulos no Campeonato Escolar, em 2017, 2018 e ficou em 1º lugar na primeira etapa do Kumite neste ano. O aluno David Dering Dias (12 anos) conquistou a Bolsa Atleta pela Prefeitura Municipal de São José, através da Fundação Municipal de Esportes e Lazer, devido as suas vitórias nas competições da OLESC em 2018. Ganhou o 1º lugar no Brasileirão de Karatê em Pirauapepas/PA 2019 e o 2º lugar no Kumite.
Destaque no Jiu-jitsu
Giovana Rocha Faccin (15 anos) participa do Projeto Sesc Comunidade São José desde sua inauguração em 2012 e logo virou destaque no Jiu-jitsu. Com o incentivo e convites da Associação Coelho Jiu-jitsu, conquistou mais de 10 medalhas de ouro em importantes campeonatos, como o Brasileiro Kids de Jiu-Jitsu em Balneário Camboriú e o Campeonato Sul Brasileiro de Jiu-Jitsu em Florianópolis em 2017.
Confira abaixo alguns depoimentos das mães desses jovens:
Fabiana I. M. Bento Vermohler, mãe do Gabriel e da Maria Eduarda do Futsal
Sou muito grata ao Sesc Comunidade pela oportunidade que deram aos meus filhos de praticarem esporte, pois eu não teria condições de bancar escolinhas. Sem dúvida eles levarão para a vida, toda a disciplina e o respeito que adquiriram nessa experiência. Somos gratos também pelo olhar do professor ao encaminhá-los para alçar voos maiores, como a escolinha do Avaí e o time SanRosé. Pode ser que eles não cheguem a ser um Neymar ou Marta da vida, mas, levarão todos os valores repassados pelo esporte.Arlete Dering, mãe do Davi Dering Dias
O Davi começou a praticar o Karatê aos 7 anos. No início era só uma atividade física, que, além de trazer os benefícios para o corpo, ajuda o atleta a tornar-se uma pessoa melhor, trabalhando a concentração, o respeito, a autoconfiança, a honestidade. Cada vez mais apaixonado pelo esporte, aos 8 anos, começou a participar de competições, com ótimo desempenho. Em 2018 foi campeão da Olesc. Resultado de muito treino, esforço e dedicação. Com essa conquista, conseguimos o Bolsa Atleta, uma importante ajuda financeira, que possibilita a participação em competições em outros estados, como nos campeonatos brasileiros.Colaboração: Daiany Cariny Oliveira de Lara, analista de programação social do Sesc/SC na área de Assistência - Sesc Comunidade São José.
Sobre o Projeto Sesc Comunidade
O Sesc Comunidade é um projeto que estimula o protagonismo social e o desenvolvimento das comunidades onde está inserido. Com a instalação de uma quadra poliesportiva, com sala e espaço de convivência, o Sesc oferece uma variada programação gratuita, contribuindo para o exercício da cidadania, da solidariedade, da inclusão e da interação social da população no entorno.
O planejamento da programação é articulado em parceria com a prefeitura municipal, voluntários e demais entidades locais, visando a dinamização do espaço de forma participativa, envolvendo atividades esportivas, recreativas, culturais e socioeducativas, que atendam a diferentes públicos e faixas etárias.
CLIQUE AQUI para mais informações.
Fernanda Rocha Faccin, mãe da Giovana do Jiu-Jitsu
Com a inauguração do Projeto Sesc Comunidade São José, no bairro Lisboa, verifiquei a oportunidade inscrever a Giovanna nas modalidades de Jiu-Jitsu e Futsal, como uma forma de ocupação e disciplina. Fiquei surpresa com a sua dedicação ao esporte e superação aos desafios. Foi graças a esta oportunidade no Sesc, que descobrimos o talento de nossa menina para o esporte e começamos a procurar patrocínios para as competições de Jiu-Jitsu. Assim, surgiram oportunidades de participar de campeonatos que resultaram em medalhas. Além desta modalidade, ela está no Futsal, pois se interessa por esta prática desde muito cedo, devido as brincadeiras com seu pai e irmão. Não foi surpresa seu destaque nas quadras do Lisboa, pois sempre foi muito habilidosa. Desta forma, surgiram convites para participar de vários times da região, inclusive um feito pelo próprio professor de Futsal do Sesc, onde ela se destacou, para que atuasse pela Associação Esportiva SanRosé, algo que não foi possível realizar até o momento devido a logística. Vale ressaltar que no momento, assim como tantos outros atletas, ela sofre pela falta de patrocínios para continuar a participação em campeonatos, mas nem por isso abandonou as atividades esportivas no Sesc de que tanto gosta e é grata por tudo isso. Sua dedicação trouxe muita alegria à nossa casa.