Oficina: Um Pote de Gratidão com os participantes do Grupati e alunos do Sesc Araranguá


12/06/2019 - Atualizado em 12/06/2019 - 917 visualizações

Agradecer faz bem ao coração. Ser grato faz muito bem à nossa saúde! Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia revela que agradecer melhora o sono, diminui a fadiga e reduz os indícios inflamatórios da saúde cardíaca. E foi pensando nisso, que os alunos do Projeto Habilidades de Estudo e o Grupo de Atualização e Estudos sobre a Pessoa Idosa (Grupati), do Sesc Araranguá tiveram a ideia de fazer, no dia 06/06, o "Pote da Gratidão".

A dinâmica ocorreu de forma colaborativa entre os idosos e as crianças. Cada idoso escolhia um vasilhame para fazer o "Pote da Gratidão" e as crianças assumiram o papel de professores, pois já haviam realizado essa atividade com a professora e eles auxiliaram no processo de decoração dos potes, com ideias, recortes e colagens, durante este momento muita interação entre as gerações.

Os alunos também explicaram aos participantes do Grupati, que é necessário deixar sempre um bloco de papel e uma caneta ao lado do pote e todos os dias escrever um agradecimento e depositar no mesmo, pois esses papéis se tornarão lembretes para que, nos momentos mais difíceis, seja lembrado que existem coisas boas.

A ideia passada pela dinâmica é tornar a gratidão parte da rotina, deixar visível todas as razões pelas quais podemos ser gratos e mostrar que, independente das dificuldades e problemas, sempre existem razões para agradecer. Eles podem ser usados como "combustíveis" pontuais ou lidos todos de uma só vez ao final de cada mês ou ano.

Confira abaixo alguns depoimentos:

Júlia Mariah da Silva Paulino, 10 anos

Foi uma experiência incrível, foi diferente, conheci uma pessoa muito legal. É muito gostoso de construir o pote.

Matheus Matiola Domingos, 11 anos

Todas as vezes que fazemos algo com os grupos me sinto perto da minha avó, e vó é muito bom.

Eliane Ribeiro Sans, 57 anos

Foi muito legal esse trabalho que a gente fez, achamos muito interessante e escrevemos algumas coisas que somos muito gratos.

Colaboração: Cleonice Canto, técnica de grupos, Denise Veríssimo Gonçalves Abes, professora do Habilidades de Estudo e Djulia Spolti Baldissera, estagiária de grupos Sesc Araranguá. 




0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .