Os riscos das notícias falsas para o público 60+ foi tema de encontro do Sesc


14/05/2021 - Atualizado em 17/05/2021 - 633 visualizações

O Trabalho Social com Idosos do Sesc-SC através dos encontros on-line proporcionam aos clientes interação, inclusão digital, motivação e informações de saúde e qualidade de vida. O “Conecta 60+” é uma das atividades oferecidas na Unidade do Sesc em Concórdia. São encontros semanais com temáticas voltadas para o debate de ideias, informações e orientações.

É sabido que pessoas com mais de 65 anos são mais propensas a divulgar na internet notícias falsas, também chamadas de "fake news". O aumento de idosos com acesso à internet e as redes coisas intensificou-se nos últimos anos o que favorece a disseminação de notícias com pouca qualidade e que tem conotações negativas. Muitas notícias tem o objetivo de roubar os dados dos clientes deixando-os suscetíveis a fraudes e golpes.

Com o objetivo de orientar melhor sobre esse assunto, no dia 13 de maio, os clientes das Unidade Sesc Araranguá, Chapecó, Concórdia e Sesc Comunidade Irani participaram de uma ação integrada através do Google Meet.

A conversa foi com o advogado Rodrigo Ruthes, de Concórdia, que enfatizou a importância da checagem das informações em site seguros, evitar o compartilhamento de informações duvidosas, além de incentivar acesso aos sites confiáveis. Segundo Rodrigo, nem toda informação é conhecimento e é necessário questionar-se antes de acreditar e divulgar. Foi um momento de troca, onde os clientes relataram suas experiências e puderam tirar suas dúvidas.

Confira abaixo alguns depoimentos:

Lenita Peruzzo Balbinott – Sesc Chapecó

Agradeço ao Sesc por essa oportunidade. Foram excelentes as informações repassadas. Tema super válido e atual! Parabéns ao Sr. Rodrigo por nos ter propiciado essa oportunidade.

Gladis Farina – Sesc Chapecó

Parabéns para equipe organizadora. Assunto atual e necessário. Gratidão por poder participar. 

Ivani P. Bazi – Sesc Chapecó

Foi muito boa a conversa com o advogado, foi esclarecedora. Não costumo enviar muitas coisas, mas recebo bastante informações e normalmente a gente não vê a maldade. Estou tentando me policiar, procurando ver se realmente é verdadeiro ou evito repassar. 

Sélia Scandolara – Sesc Concórdia

Amei o encontro, a palestra de hoje. Gratidão ao Sesc. 

Eleni Morandi – Sesc Concórdia

Muito interessante, adorei o encontro de hoje. Foi nota 10. 

Sérgio Grillo de Lima – Sesc Concórdia

Gostaria de agradecer por mais uma palestra repleta de informações relevantes para o momento que estamos passando. Obrigada por todo o conhecimento transmitido neste grupo. 

Neuza Pilenghy Pereira – Sesc Araranguá

A palestra com o advogado foi muito clara, precisa e didática. E nos alertou do perigo que essas falsas notícias proporcionam. Deliberadamente passam boatos e esses se transformem em realidade, porque a maioria das pessoas quando recebem essas notícias passam adiante sem verificar a veracidade delas. Que devemos conversar também com as pessoas da própria família sobre o assunto. E foi muito proveitosa essa reunião. Quero agradecer ao Sesc pela oportunidade, que estamos tendo.

Colaboração: Naiura Dartora, técnica de atividades do Sesc Concórdia.




0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .