Contação de histórias, horta escolar, oficina culinária, avaliação antropométrica estão entre as ações já desenvolvidas pelo Mesa Brasil Sesc.
As primeiras ações do projeto “Programa de Promoção de Saúde na Infância”, desenvolvido pelo Programa Mesa Brasil Sesc, através de uma parceria com a Global FoodBanking Network (GFN) e Kellogg’s, foram realizadas durante todo o mês de junho. Neste período, os alunos, pais e funcionários do CEI Anjo da Guarda e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (projetos da Ação Social de Barreiros), comunidade do Pedregal em São José, participaram de diversas ações educacionais que estão previstas para acontecer até o mês de dezembro.
Foram fornecidos 500Kg de alimentos, para complementar as refeições do mês (alimentos não perecíveis, hortifrutis e carnes). O objetivo da ação é ampliar o acesso e o conhecimento destes alunos e da comunidade escolar sobre a importância de uma alimentação adequada e saudável. Sendo assim, os temas abordados tiveram como base os dois primeiros passos do Guia Alimentar para a População Brasileira - Passo 1: Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação; e Passo 2: Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias.
Contação de história
As crianças conheceram a história do João e Maria com uma versão voltada para os dois primeiros passos do Guia Alimentar. Nesta história, João e Maria encontram no meio da floresta a famosa casa de doces, que também tinha alimentos preparados com muita gordura, açúcar e sal.
Ao comerem demais, os dois passam mal. A lição da história é que estes alimentos podem fazer parte da alimentação, mas não de forma exagerada e com muita frequência.
Desenhos para colorir
As crianças com 2 e 3 anos de idade puderam colorir desenhos de frutas e legumes, que além de estimular o conhecimento em relação a estes alimentos, incentivou-se também a pré-alfabetização com a associação dos desenhos das frutas às respectivas letras.
Horta escolar
Como forma de estimular o consumo de alimentos in natura, e ainda proporcionar educação ambiental, os alunos realizaram a plantação de mudas de hortaliças como alface, salsa, cebolinha, tomate, e ainda, a frutífera morango.
As crianças do CEI plantaram as mudas em garrafas PET reutilizadas, enquanto que os alunos do Serviço de Convivência aproveitaram um espaço da unidade para fazerem um canteiro. A ideia é que os alunos cultivem estes alimentos para colherem e consumirem depois.
Oficina culinária
Essa atividade foi feita com frutas picadas, sendo que cada turma trabalhou de maneira diferente, a fim de estimular o interesse de acordo com cada faixa etária. As crianças menores puderam olhar e sentir a textura de cada fruta, enquanto que as crianças maiores, além disso, prepararam espetinhos de frutas em palitos de picolé.
Já os alunos maiores, a proposta foi eles mesmos elaborarem uma salada de frutas. Além de aprenderem a importância de incluir frutas na alimentação, ao final, todos degustaram as preparações que ajudaram a fazer.
Mural de Alimentos ricos em gordura, açúcar e sal
Os alunos do centro de convivência montaram um mural com a quantidade de gordura, açúcar e sal presente em alguns alimentos industrializados. Para isso, foram separados rótulos desses alimentos, analisados e calculadas as quantidades presentes de cada item nas embalagens.
Após, os alimentos foram pesados, embalados e assim finalizados no mural. Os pais dos alunos também tiveram um momento no mês para participar de um encontro, onde foram apresentados os temas abordados durante este período, sua importância e ainda todas as atividades e registros feitos com os alunos.
Avaliação antropométrica
Os alunos foram pesados e medidos conforme a metodologia de avaliação antropométrica realizada nas Escolas do Sesc, e esta etapa será repetida ao final do projeto, previsto para dezembro.
Colaboração: Anna Myrelle Pinheiro de Araújo, nutricionista do Sesc Santa Catarina.
+ Mesa Brasil Sesc
O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos e colheita urbana, que tem como missão "contribuir para a segurança alimentar e nutricional de pessoas em vulnerabilidade social, mediante a distribuição de alimentos doados por parceiros, o desenvolvimento de ações educativas e a promoção da solidariedade social em todo o país”.
Desde 2003, o programa arrecada alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas ainda próprios para consumo em parceiros doadores, e entrega em instituições sociais sem fins lucrativos, combatendo o desperdício de alimentos e contribuindo para a cidadania, sustentabilidade e realização do Direito Humano à Alimentação Adequada.
O Mesa Brasil Sesc integra a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, é certificado pela Global Foodbanking Network e desenvolve ações alinhadas aos ODS: 2 (Fome zero e agricultura sustentável), 12 (Consumo e produção responsáveis) e 17 (Parcerias e meios de implementação).
Confira abaixo alguns registros:
0 Comentários