Participantes do Mundo Digital Máster do Sesc realizam seu primeiro podcast


22/06/2022 - Atualizado em 04/07/2022 - 305 visualizações

Os participantes do grupo Mundo Digital Máster (avançado) do Sesc Araranguá vivenciaram o projeto Biblioteca Inquieta, através do lançamento do Livro “O Rio”, de Pedro Cunha e ilustração Flávia Arruda, e durante essa participação conheceram o “Página Sonora”, podcast de literatura catarinense da Rede de Biblioteca do Sesc Santa Catarina.

A assistente de biblioteca, Camila de Souza de Jesus, realizou a apresentação dos aplicativos de escuta para o podcast com os idosos. Um dos objetivos desta atividade foi apresentar essa plataforma, que traz muita informação e possibilidades para uso como uma tecnologia educacional.

Após a visita na Biblioteca os participantes tiveram interesse em conhecer mais sobre a plataforma, animados e inspirados no “Página Sonora” eles tiveram a ideia de realizar um podcast do grupo. Debateram para fomentação de um tema e no dia 08 de junho realizaram a primeira gravação com o tema: “Tecnologia para o público 60+”.

Foi um momento de muita ansiedade, descontração, socialização e experiências compartilhadas, uma delas a evolução do aparelho celular, onde cada idoso relatou a importância de estar atualizado e conectado com essas novas tecnologias. Segundo a técnica de Assistência do Sesc Araranguá, Cleonice Canto o Sesc proporciona este aprendizado através do Projeto Mundo Digital Máster, estimulando o protagonismo do idoso.

“Gratificante. A interação é necessária e nos faz bem. Assuntos abordados mostrando como muda a comunicação, que era e a rapidez que acontece. Equipe de excelentes profissionais do Sesc e sinto-me lisonjeado de estar no grupo brilhante Mundo Digital Máster na quarta-feira”, comenta Roberto Pereira, integrante do Mundo Digital Máster/avançado do Sesc Araranguá. “Nosso encontro hoje foi muito produtivo. Gostei bastante. O pessoal foi se soltando, interagindo com os colegas. O que era desconhecido para nós se tornou uma atividade bem agradável. Assim, aos poucos vamos nos familiarizando com a nova realidade que estamos vivendo” relata Maria Alice Nunes e Silva, integrante do Mundo Digital Máster/avançado do Sesc Araranguá.

“Hoje fizemos nosso primeiro podcast aqui no Sesc. Foi um encontro sobre tecnologia da informação. Abordamos nossas experiências de comunicação vivenciadas desde o “boca a boca” e bilhetes até a rapidez deste deslumbrante mundo informatizado, que nos conecta em fração de segundos com todos os continentes. Sou grata ao Sesc, à Cleonice Canto e à Stefanie, que fizeram acontecer esta riqueza de aprendizado para nós que estamos na etapa 60+. Estamos de mãos dadas com este espetacular mundo da informação”, destaca Gilda Tietbohl, integrante do Mundo Digital Máster/avançado do Sesc Araranguá.

“Eu amo estar com este grupo, é uma troca de conhecimento constante. Aprendemos e nos divertimos muito. O grupo está sempre disposto a aprender. Ver eles animados e ansiosos para realizar este podcast é gratificante para mim, eles são inspiração”, relata Stefanie da Silva, estagiária do Trabalho Social com Idosos do Sesc Araranguá.

“A participação na gravação do podcast foi um momento de ver o brilho nos olhos dos participantes, do sorriso leve de escutar histórias de suas vidas, de sentir o cheiro do café e lembrar das rodas de conversas com os amigos e falando do Sesc como instrumento de aprendizado para novas comunicações com os cursos e oficinas para esse público” fala Camila Souza de Jesus, assistente de biblioteca do Sesc Araranguá.

Colaboração: Cleonice Canto, técnica de Assistência do Sesc Araranguá.

Trabalho Social com Idosos do Sesc

Pioneiro no Trabalho Social com Idosos (TSI), o Sesc atua fortemente em prol do protagonismo e empoderamento dos 60+, com atividades que visam proporcionar espaços de integração e reflexão sobre envelhecimento. Há mais de 50 anos o Sesc promove ações que buscam socializá-los, trabalhando numa perspectiva de intergeracionalidade, de educação ao longo da vida e na garantia dos direitos da pessoa idosa, contribuindo para o envelhecimento ativo e saudável..

TSI é uma ação do Sesc que contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

O Sesc-SC é uma Instituição comprometida com o alcance das metas globais da Agenda 2030. A Instituição é signatária do Movimentos Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Santa Catarina desde 2009, assumindo compromissos com a incorporação e disseminação dos 17 ODS.

Destacamos ao longo das matérias publicadas aqui no Blog Sesc-SC as nossas práticas. Essas ações são identificadas com os ícones dos ODS com os quais estão alinhados. No caso do TSI são os números três (Saúde e bem-estar) e dez (Redução das Desigualdades).

ODS 3

ODS 10




Participantes do Mundo Digital Máster do Sesc gravam seu primeiro podcast

Participantes do Mundo Digital Máster do Sesc gravam seu primeiro podcast

Participantes do Mundo Digital Máster do Sesc gravam seu primeiro podcast

Participantes do Mundo Digital Máster do Sesc gravam seu primeiro podcast

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .