Os participantes do grupo Mundo Digital Máster (avançado) do Sesc Araranguá vivenciaram o projeto Biblioteca Inquieta, através do lançamento do Livro “O Rio”, de Pedro Cunha e ilustração Flávia Arruda, e durante essa participação conheceram o “Página Sonora”, podcast de literatura catarinense da Rede de Biblioteca do Sesc Santa Catarina.
A assistente de biblioteca, Camila de Souza de Jesus, realizou a apresentação dos aplicativos de escuta para o podcast com os idosos. Um dos objetivos desta atividade foi apresentar essa plataforma, que traz muita informação e possibilidades para uso como uma tecnologia educacional.
Após a visita na Biblioteca os participantes tiveram interesse em conhecer mais sobre a plataforma, animados e inspirados no “Página Sonora” eles tiveram a ideia de realizar um podcast do grupo. Debateram para fomentação de um tema e no dia 08 de junho realizaram a primeira gravação com o tema: “Tecnologia para o público 60+”.
Foi um momento de muita ansiedade, descontração, socialização e experiências compartilhadas, uma delas a evolução do aparelho celular, onde cada idoso relatou a importância de estar atualizado e conectado com essas novas tecnologias. Segundo a técnica de Assistência do Sesc Araranguá, Cleonice Canto o Sesc proporciona este aprendizado através do Projeto Mundo Digital Máster, estimulando o protagonismo do idoso.
“Gratificante. A interação é necessária e nos faz bem. Assuntos abordados mostrando como muda a comunicação, que era e a rapidez que acontece. Equipe de excelentes profissionais do Sesc e sinto-me lisonjeado de estar no grupo brilhante Mundo Digital Máster na quarta-feira”, comenta Roberto Pereira, integrante do Mundo Digital Máster/avançado do Sesc Araranguá. “Nosso encontro hoje foi muito produtivo. Gostei bastante. O pessoal foi se soltando, interagindo com os colegas. O que era desconhecido para nós se tornou uma atividade bem agradável. Assim, aos poucos vamos nos familiarizando com a nova realidade que estamos vivendo” relata Maria Alice Nunes e Silva, integrante do Mundo Digital Máster/avançado do Sesc Araranguá.
“Hoje fizemos nosso primeiro podcast aqui no Sesc. Foi um encontro sobre tecnologia da informação. Abordamos nossas experiências de comunicação vivenciadas desde o “boca a boca” e bilhetes até a rapidez deste deslumbrante mundo informatizado, que nos conecta em fração de segundos com todos os continentes. Sou grata ao Sesc, à Cleonice Canto e à Stefanie, que fizeram acontecer esta riqueza de aprendizado para nós que estamos na etapa 60+. Estamos de mãos dadas com este espetacular mundo da informação”, destaca Gilda Tietbohl, integrante do Mundo Digital Máster/avançado do Sesc Araranguá.
“Eu amo estar com este grupo, é uma troca de conhecimento constante. Aprendemos e nos divertimos muito. O grupo está sempre disposto a aprender. Ver eles animados e ansiosos para realizar este podcast é gratificante para mim, eles são inspiração”, relata Stefanie da Silva, estagiária do Trabalho Social com Idosos do Sesc Araranguá.
“A participação na gravação do podcast foi um momento de ver o brilho nos olhos dos participantes, do sorriso leve de escutar histórias de suas vidas, de sentir o cheiro do café e lembrar das rodas de conversas com os amigos e falando do Sesc como instrumento de aprendizado para novas comunicações com os cursos e oficinas para esse público” fala Camila Souza de Jesus, assistente de biblioteca do Sesc Araranguá.
Colaboração: Cleonice Canto, técnica de Assistência do Sesc Araranguá.
Trabalho Social com Idosos do Sesc
Pioneiro no Trabalho Social com Idosos (TSI), o Sesc atua fortemente em prol do protagonismo e empoderamento dos 60+, com atividades que visam proporcionar espaços de integração e reflexão sobre envelhecimento. Há mais de 50 anos o Sesc promove ações que buscam socializá-los, trabalhando numa perspectiva de intergeracionalidade, de educação ao longo da vida e na garantia dos direitos da pessoa idosa, contribuindo para o envelhecimento ativo e saudável..
TSI é uma ação do Sesc que contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
O Sesc-SC é uma Instituição comprometida com o alcance das metas globais da Agenda 2030. A Instituição é signatária do Movimentos Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Santa Catarina desde 2009, assumindo compromissos com a incorporação e disseminação dos 17 ODS.
Destacamos ao longo das matérias publicadas aqui no Blog Sesc-SC as nossas práticas. Essas ações são identificadas com os ícones dos ODS com os quais estão alinhados. No caso do TSI são os números três (Saúde e bem-estar) e dez (Redução das Desigualdades).
0 Comentários