No Sesc Curitibanos, os encontros do Grupati – Grupo de Atualização e Estudos sobre a Pessoa Idosa acontecem às quartas-feiras e são conduzidos de forma integrada, pelas equipes das áreas de Assistência, Saúde, Lazer e Educação. Em alusão à Páscoa, nesta semana, as atividades trouxeram o tema e os idosos produziram ovos decorativos com barbante e cola branca.
A técnica de Saúde da Unidade, Josiane Bastos de Morais guiou uma roda de conversa com o grupo colocando a seguinte questão em pauta: Qual o primeiro pensamento vem à mente quando se fala em Páscoa? A partir disso os participantes falaram sobre chocolate, suas diferenças, como fazer, onde encontrar o cacau, entre outros assuntos.
Após a discussão, foi passado um vídeo do Agro Jornal (Do cacau ao chocolate), em que um engenheiro agrônomo explica todas as questões levantadas, bem como os tipos de cacau, pé, a polpa e semente. Mas falar em chocolate desperta vontade e curiosidade. Os idosos puderam degustar cacau em pó 100%, cacau em pó 50%, chocolate em barra ao leite, branco, 40 % e 70% cacau.
“Foram exibidas as embalagens e a cada prova eles opinavam qual tipo de chocolate era e o resultado foi muito interessante, pois as opiniões divergiram e todos apreciaram o chocolate em barra 70% cacau”, conta Josiane.
Para encerrar a roda de conversa, perguntaram se chocolate faz bem ou mal para a saúde. Os 17 idosos presentes acreditam que é bom, mas com moderação. A técnica Josiane, que é nutricionista, concordou. Segundo ela, não tem problema consumir uma pequena porção de chocolate por dia, mas com maior percentual de cacau e orientou substituir o achocolatado por 50% cacau.
Colaboração: Josiane Bastos de Morais, Técnica de Saúde do Sesc Curitibanos.
0 Comentários