Pauta à Mesa: informação e tecnologia para prevenção do abuso sexual infantil no Sesc Mesa Brasil

Ações fizeram parte da campanha Maio Laranja


06/06/2024 - Atualizado em 07/06/2024 - 238 visualizações

Maio Laranja no Mesa Brasil 

A rede Sesc Mesa Brasil realizou mais uma vez as atividades do Pauta à Mesa. Nesta edição o tema abordado foi o Maio Laranja, mês de prevenção do abuso sexual infantil. As ações reuniram 162 pessoas, e tiveram o objetivo de mobilizar, sensibilizar e informar sobre boas práticas na escuta, acolhimento e encaminhamento das crianças e adolescentes em risco ou situação de abuso ou exploração sexual.

A programação do Pautas à Mesa na Grande Florianópolis contou com a assessoria de Luiza Caracek, Assistente Social especializada em Projetos Sociais, Políticas Públicas e Gestão das Organizações do Terceiro Setor, atualmente Diretora Executiva do Instituto Malwee. Os temas  temas centrais foram a conscientização sobre as formas de abuso com ou sem contato físico, mitos comuns que permeiam o assunto, e  a violência on line, que inclui grooming (aliciamento sexual com envolvimento emocional da criança e da família), sexting (troca de mensagens eróticas com ou sem fotos via telemóvel, chats ou redes sociais), cyberbullyng (prática agressiva de intimidações e perseguições no ambiente virtual), pornografia infantil e discurso de ódio.

A assessora desenvolveu os temas com a rede Sesc Mesa Brasil, no intuito de capacitar as Organizações Sociais (OSCs) cadastradas para agir de forma organizada, como rede de proteção local, esclarecendo o papel dos órgãos que compõem os eixos do Sistema de Garantia de Direitos, na promoção, proteção e controle social.

Durante o encontro, as OSCs foram incentivadas a desenvolverem uma política interna de proteção das crianças e adolescentes, com definição de metodologias de abordagem em casos de suspeita e de revelação espontânea, construção de fluxo de encaminhamento interno, criação de um comitê de referência e elaboração de um código de conduta, com critérios de recrutamento de voluntários, regras de comportamento para os colaboradores, orientações em como lidar com a família da criança/adolescente vítima de violência e com o autor (ou suspeito) da violação.

Também foram feitas palestras e rodas de conversas em Pastorais da Criança de Chapecó, Adiprós - Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição e Associação Beneficiente Renascer em Joinville, na casa da criança em Blumenau, e encontro virtual com Organizações Sociais cadastradas em Blumenau e Lages.

De acordo com a Lei Nº 13.431/17, que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência e altera o Estatuto da criança e do Adolescente, a violência Sexual é entendida como qualquer conduta que constranja a criança ou o adolescente a praticar ou presenciar conjunção carnal ou qualquer outro ato libidinoso, inclusive exposição do corpo em foto ou vídeo por meio eletrônico ou não.

Conheça os canais de denúncia:

Sobre o Mesa Brasil 

O Sesc Mesa Brasil é uma rede nacional de Bancos de Alimentos, que atua na redistribuição de alimentos em todo o país, com a missão de contribuir para a segurança alimentar, para a redução do desperdício de alimentos, e para o desenvolvimento das Organizações Sociais sem fins lucrativos (OSCs). Em Santa Catarina, cerca de 500 OSCs localizadas em mais de 70 municípios recebem os alimentos do Programa, e participam das ações educativas. A maior parte delas atende crianças e adolescentes em seus projetos sociais.

Pautas à Mesa

É uma programação do Sesc Mesa Brasil Santa Catarina, que tem como objetivo promover espaços de diálogos e democratizar o acesso a informações sobre saúde, bem-estar, segurança alimentar, cidadania e outros temas relacionados ao contexto de atuação dos Bancos de Alimentos.

Somos todos responsáveis 

Importante destacar que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), instituído pela Lei 8069/90, regulamenta os direitos das crianças e dos adolescentes inspirado pelas diretrizes fornecidas pela Constituição Federal, e considera criança a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. O ECA define a família, a comunidade, a sociedade em geral e o poder público como responsáveis por assegurar às crianças e adolescentes, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

Maio Laranja no Mesa Brasil

Maio Laranja no Mesa Brasil

Maio Laranja no Mesa Brasil

Maio Laranja no Mesa Brasil

Maio Laranja no Mesa Brasil

Maio Laranja no Mesa Brasil

Maio Laranja no Mesa Brasil

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .