Os participantes do Grupo da Memória do Sesc Blumenau participam da exposição de Poemas Haicais, realizada na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) até o dia 20 de setembro. A mostra intitulada “Lua de Abril e outros Haicais”, da escritora e organizadora Terezinha Manzak, é resultado de algumas oficinas ofertadas poir ela no município. Entre elas, uma ofertada aos idosos do Sesc, que aprenderam sobre essa técnica literária e produziram seus próprios haicais.
Mas o que é o Haicai?
Também chamado de “Haiku” ou “Haikai”, é um poema curto de origem japonesa. A palavra haicai é formada por dois termos “hai” (brincadeira, gracejo) e “kai” (harmonia, realização), ou seja, representa um poema humorístico. Essa forma poética foi criada no século XVI e acabou se popularizando pelo mundo. Apesar de serem poemas concisos e objetivos, os haicais possuem grande carga poética. Os autores que escrevem os haicais são chamados de haicaístas.
“A linguagem literária do haicai é uma forma de compartilhar a delicadeza dos poemas, como se fosse registros fotográficos, que levam o leitor a uma forma de diálogo com o autor da obra. As oficinas contribuem para a difusão desta manifestação poética, que ao contrário de versar sobre sentimentos, fazem referências as cenas cotidianas, além de fortalecer o desenvolvimento da escrita criativa” explica Terezinha Manzak.
A oficina foi viabilizada pelo 2º Prêmio Herbert Holetz do Fundo Municipal de Apoio a Cultura de Blumenau, edital 004/2019. Essa ação também contou com a parceria das áreas de Assistência e Cultura do Sesc Blumenau, buscando aproximar o público idoso das ações culturais da cidade, promovendo novos territórios de criação e pertencimento através da literatura.
"Nogueira do Sesc
folhas verdes na esperança
de trazer bons frutos."
Haicai escrito pelo participante Alfredo Rotermel
Depoimentos:
Maria Eble
Gostei muito de prestigiar o evento e ver os nossos haicais!Marili dos Santos
Foi muito lindo, queremos continuar escrevendo os haicais.Colaboração: Talita Cristiane Sutter, técnica da área de Trabalho com Grupos do Sesc Blumenau e Desireé Leslie Silveira, técnica de Cultura do Sesc Blumenau.
Orlando Pereira
Foi muito gratificante ter participado! Sabemos que não é trivial para muitas pessoas conhecer e divulgar essa cultura. Parabéns a todos!