Semana Menta ativa promove ações no Sesc-SC
O Sesc Santa Catarina promoveu diversas ações durante a Semana Mente Ativa, realizada no último mês. O evento contou com rodas de conversa, atividades de estimulação cognitiva, práticas para aprimorar a mente e ações nos grupos participantes do Conecta 60+. Ao todo, mais de 800 pessoas participaram das atividades em 25 Unidades do Sesc-SC.
A Semana Mente Ativa - Saúde da Mente foi dedicada à promoção da saúde cognitiva e ao incentivo à adoção de hábitos saudáveis para a preservação da memória. O objetivo foi fomentar uma reflexão positiva sobre a saúde cerebral, estimulando os participantes a incorporarem práticas que promovam o bem-estar mental ao longo da vida.
A iniciativa também destacou o Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer, instituído pela Lei nº 11.736/2008, comemorado em 21 de setembro. Durante a semana, foram apresentadas estratégias que podem ser aplicadas para reduzir os riscos de doenças degenerativas e promover uma vida longa e com qualidade.
Salete Ramos, participante do evento na Unidade Sesc Lages, elogiou a iniciativa: “Foi muito bom e importante! A palestrante trouxe informações valiosas que não conhecíamos, como a relação entre o cuidado com a audição e a prevenção de doenças mais sérias, como o Alzheimer e a demência. É fundamental cuidar de nós mesmos”.
Já para Ivone da Rocha Alborghett, do Sesc Araranguá, as atividades proporcionaram esclarecimentos essenciais: “Recebemos mais informações sobre doenças que afetam a mente, como Alzheimer e outras similares. Foi uma tarde muito proveitosa, com testes de memória e estímulos mentais. Os participantes só têm a ganhar com ações como essas”.
Trabalho Social com Pessoas Idosas
Pioneiro no Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI), o Sesc atua há mais de 50 anos em prol do protagonismo e empoderamento dos 60+. As atividades promovidas visam proporcionar espaços de integração e reflexão sobre o envelhecimento, trabalhando sob uma perspectiva intergeracional e de educação ao longo da vida, além de garantir os direitos da pessoa idosa. Essas ações contribuem diretamente para um envelhecimento ativo e saudável.
0 Comentários