O programa Mesa Brasil Sesc-SC promoveu, em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc), Campus Gaspar, um minicurso de contação de histórias para as instituições sociais cadastradas no programa.
A ação educativa teve como objetivo compartilhar noções básicas sobre literatura, leitores e recursos para contação de histórias para voluntários de instituições sociais sem fins lucrativos, que atendem crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.
O minicurso realizado nos dias 19 e 21.10 foi ministrado pela doutora em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina e professora de Língua Portuguesa do Ifsc, Caroline Reis Vieira Santos Rauta e transmitido gratuitamente pelo canal do YouTube do Ifsc com abrangência estadual. A ação reuniu 72 instituições sociais cadastradas nas cinco sedes do programa Mesa Brasil Sesc-SC e certificou mais de 100 pessoas com esta formação.
O ato de contar histórias está presente desde a antiguidade em nossa sociedade, é um recurso importante e muito utilizado para o desenvolvimento das crianças, pois contribui para a compreensão da realidade e do mundo a sua volta. "Contar uma história é dar vida ao imaginário das pessoas a partir de uma narrativa", afirma a professora Caroline Reis Vieira Santos Rauta.
“O programa Mesa Brasil Sesc vai muito além do alimento. A ação foi de extrema relevância, que além de proporcionar uma experiência diferente, contribuiu para capacitação e aprendizado pessoal dos participantes. Os conhecimentos adquiridos serão replicados com as crianças atendidas pelas instituições Ssciais, que em sua maioria estão em situação de vulnerabilidade social”, afirma Kátia Morgana Santana, assistente social do programa Mesa Brasil Sesc Blumenau.
“Eu gostaria de fazer um depoimento sobre esse curso maravilhoso que eu fui convidada pelo Mesa Brasil Sesc a participar! Eu fiquei impressionada. Amei. Nunca mais eu vou contar histórias da mesma forma! Aprendi muito a questão da subjetividade, quando eu conto e a subjetividade daquele que recebe a minha história. Amei a história da árvore, vou levar ela para minha vida, essa reflexão tanto para as crianças, quanto para os adultos. É só a forma de expor para as crianças, de forma clara, tentar alinhar os pensamentos e ouvir o que cada um tem a dizer sobre isso. Eu gostei muito, muito obrigada por nos convidar para participar! Não é só ler. Tem a questão do público, que eu vou atender, tem a questão da linguagem, quero agradecer de coração a toda equipe de vocês!”, destaca Simone de Lima, presidente da ONG Amigo Esperança Blumenau.
+ Mesa Brasil Sesc
O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos e colheita urbana, que tem como missão "contribuir para a segurança alimentar e nutricional de pessoas em vulnerabilidade social, mediante a distribuição de alimentos doados por parceiros, o desenvolvimento de ações educativas e a promoção da solidariedade social em todo o país”.
Desde 2003, o programa arrecada alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas ainda próprios para consumo em parceiros doadores, e entrega em instituições sociais sem fins lucrativos, combatendo o desperdício de alimentos e contribuindo para a cidadania, sustentabilidade e realização do Direito Humano à Alimentação Adequada.
O Mesa Brasil Sesc integra a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, é certificado pela Global Foodbanking Network e desenvolve ações alinhadas aos ODS: 2 (Fome zero e agricultura sustentável), 12 (Consumo e produção responsáveis) e 17 (Parcerias e meios de implementação).
0 Comentários