O Sesc Santa Catarina está com mais um projeto na área de Assistência, o “ComunicAÇÃO: Resolvendo Conflitos, Transformando Comunidades”. A iniciativa começa como piloto na Unidade Prainha, em Florianópolis, e tem o objetivo não apenas capacitar os adolescentes, mas transformá-los para promover ações de multiplicação e mobilização comunitária.
O curso, voltado para os adolescentes, entre 13 a 17 anos, é gratuito e tem a duração de três meses, com um total de 12 encontros, de agosto a outubro, sempre nas quintas-feiras, das 14h às 17h, no Centro Educacional Marista Lúcia Mayvorne, no Monte Serrat.
As primeiras ações ocorreram nos meses de junho e julho através de palestras de divulgação do projeto com alunos e pais, além de uma capacitação com os professores. O primeiro encontro aconteceu em agosto, com 32 jovens, que teve como temática a “Comunicação Não Violenta” e identificou novas maneiras de se comunicar e de assumir um papel protagonista na vida profissional, social e familiar e mais reflexivos com suas atitudes e ideia de futuro. Agora os estudantes estão de planejamento ações de multiplicação do conhecimento, tanto para a escola como para a comunidade.
O grupo está mobilizado para a criação de um projeto social (que trará as demandas e potências da comunidade), onde poderão aplicar o curso, bem como, se tornarem multiplicadores da informação, dentro e fora da Escola, utilizando as oficinas ministradas no contraturno escolar: música (violão, percussão, canto, bateria, baixo e guitarra), teatro, entre outros, para a produção de apresentações de disseminação do conhecimento.
A estudante Sofia Andrielly Varella, de 15 anos, não conhecia a Comunicação Não Violenta (CNV). “Hoje sabendo como ela funciona, reflete muito na minha comunicação com meus colegas e familiares. Posso não ser violenta quando, procuro respirar fundo e fazer os quatro passos da CNV como aprendi no curso. O aprendizado mais importante é saber utilizar os quatro passos quando você se comunica com alguém, principalmente com seus familiares. Esse projeto é muito legal, tanto que no primeiro dia da palestra fui sozinha e no primeiro encontro trouxe o morro todo comigo para ‘bora’ lá aprender a nos comunicar de uma maneira diferente com as pessoas. Vou sentir muita saudade do projeto quando ele acabar, mas vamos passar tudo o que aprendemos para outras pessoas”, destaca Sofia.
A Comunicação Não Violenta (CNV), teoria de comunicação criada pelo autor Marshall Rosenberg é uma forma de comunicar-se, que instrumentaliza sujeitos a se relacionarem de maneira compassiva, aprimorando seus relacionamentos em diversos âmbitos da vida, com base, em síntese, em quatro passos: 1. Observar sem julgar; 2. Identificar e expressar verdadeiramente os sentimentos; 3. Identificar e comunicar necessidades; 4. Realizar pedidos e diferenciá-los de exigências.
A atuação do projeto “ComunicAÇÃO: Resolvendo Conflitos, Transformando Comunidades” segue as dimensões do desenvolvimento sustentável (social, ambiental e econômica), e visa contribuir para alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:
10. Redução das Desigualdades
16. Paz, justiça e instituições eficazes
17. Parcerias e meios de implementação
Apoio: Centro Educacional Marista Lúcia Mayvorne.
Contribuição: Camila Camargo, Psicóloga.
Projeto “ComunicAÇÃO: Resolvendo Conflitos, Transformando Comunidades” no Sesc Prainha
02/10/2019 - Atualizado em 04/10/2019 - 760 visualizações
0 Comentários