Projeto Cultivar implanta hortas em instituições cadastradas no Sesc Mesa Brasil

Confira como foi o desenvolvimento da iniciativa ao longo de 2023


16/01/2024 - Atualizado em 07/02/2024 - 2764 visualizações

Projeto Cultivar

Ao longo do ano de 2023, a área de Assistência do Sesc-SC desenvolveu o Projeto Cultivar. A iniciativa integra as atividades de segurança alimentar e educação ambiental da instituição, e visa ampliar o acesso à alimentação adequada, saudável, além de incentivar o desenvolvimento sustentável e a tranformação dos sistemas alimentares, por meio da implantação de hortas urbanas, produtivas e pedagógicas, e a realização de ações educativas em Organizações Sociais cadastradas no Sesc Mesa Brasil.   

Nos espaços escolares, a horta tem importância ecológica, social e econômica. A destinação correta dos resíduos orgânicos pela compostagem, a conservação do solo pela produção de cobertura vegetal, diminuindo a erosão e compactação desses solos urbanos, contribuem para a ecologia .

Socialmente, o contato das crianças com a horta possibilita uma sensibilização com a natureza, causando bem-estar e gerando conexão entre elas e o seu próprio alimento, impactando positivamente na transformação da sua relação com a própria comida. No campo econômico, a horta diminui a necessidade de gastos com compras de vegetais, além de melhorar a qualidade dos alimentos fornecidos à comunidade escolar.      

As hotas foram desenvolvidadas na Ação Social de Barreiros e no Educandário Santa Catarina. As duas instituições são cadastradas no Sesc Mesa Brasil e estão localizadas no município de São José, confira! 

Horta pedagógica na Ação Social de Barreiros 

A implantação da horta no CEI Anjo da Guarda, pertencente à Ação Social de Barreiros, onde foi um dos eixos do Programa de Promoção de Saúde na Infância Sesc Mesa Brasil, realizado pelo segundo ano nesta organização social, com o apoio da Global Foodbankign Network (GFN) e Kellanova. O CEI Anjo da Guarda fica localizado na comunidade do Pedregal, em São José, e atende 150 alunos na Educação Infantil e no contraturno escolar. 

Com a assessoria técnica, a horta foi planejada para o melhor uso do espaço, voltado ao cultivo de frutas e hortaliças como: beterraba, alface, rúcula, morango e a segunda destinada ao plantio de temperos e ervas como: poejo, alecrim, tomilho e erva-cidreira.

A horta vertical foi feita com a utilização de canos de PVC de 100mm, de 1m de comprimento, com furos na parte de baixo para o escoamento da água, e aberto na parte de cima para o plantio das mudas.

Os canos foram preenchidos com composto orgânico e fechado com tampão. A fixação dos canos de PVC foi realizada com abraçadeiras.     

Toda produção de alimentos gera resíduos, e o destino correto para eles é a compostagem. Por conta disso, foram feitas duas unidades de composteiras em sistema fechado, com o uso de caixas d`água de 500L, com captação do lixiviado (adubo líquido da compostagem). A caixa d´água é fechada com tampa, evitando a entrada de vetores e animais.   

A compostagem tem papel fundamental na reciclagem dos resíduos orgânicos. Na horta, possibilita a utilização dos restos vegetais e transformação desse material em fonte de adubo disponível para as plantas, formando um ciclo fechado e ecológico. A prática da compostagem evita que o resíduo orgânico se torne um problema ambiental, e que perca o seu potencial de se transformar em um material que promove fertilidade ao solo.

Plantas que geram frutos como o morango ou que brotam gerando mais de uma colheita, como a salsinha e cebolinha, devem receber adubação líquida da compostagem. Para coletar o adubo da compostagem é só abrir a torneira da composteira e coletar o líquido com um regador.        

Foi instalada irrigação por aspersão, automatizada e pressurizada com bomba. Foram colocados dois aspersores, um para cada patamar da horta com raio de cerca de 3m de molhamento. A horta conta com irrigação automatizada em que é possível programar a quantidade, a hora e o tempo de cada irrigação, que deve mudar de acordo com as condições climáticas e estações. Dessa forma o fornecimento de água para as plantas é garantido mesmo em épocas de recesso escolar e férias. 

Horta produtiva no Educandário Santa Catarina 

A implantação da horta no Educandário Santa Catarina também foi um dos eixos do Programa de Promoção de Saúde na Infância Sesc Mesa Brasil, porém sem parcerias externas. O Educandário fica localizado no bairro Roçado, em São José, e atende cerca de 500 alunos na Educação Infantil e do contraturno escolar. 

A horta implantada consiste no modelo de agrofloresta, sendo um local para plantar, manejar, consorciar, integrar, praticando uma agricultura sustentável com a floresta. O modelo agroflorestal combina produção de alimentos com conservação ambiental, e recupera áreas degradadas através da agroecologia.    

Com a assessoria técnica, foi realizado o revolvimento do solo, e adicionado pó de rocha, fonte de potássio e calcário fonte de cálcio e magnésio. Foram feitas três linhas para plantio de árvores.

Entre cada linha de árvores foram construídos três canteiros onde foram plantadas hortaliças em geral: folhosas, raízes, temperos, chás, flores comestíveis e adubação verde. 

Dentro de cada canteiro, foram consorciadas diferentes espécies de plantas. Esse conjunto de plantio permite que cada planta com seu sistema radicular busque nutrientes em diferentes alturas e também busque luz em diferentes alturas com relação ao solo e, quando feito de maneira consciente, estes consórcios podem fazer com que as plantas se beneficiem no desenvolvimento e até em repelir possíveis insetos que possam atacá-las.   

O uso das flores comestíveis no espaço da horta além da função comestível e de embelezar o espaço, também atrai insetos que são inimigos naturais de outros insetos que podem danificar as plantas, como as vespas e joaninha que são ótimas no controle lagartas e pulgões,respectivamente.    

No Educandário, foram plantadas uma cerejeira (Eugenia involucrata), três jabuticabeiras (Plinia cauliflora), quatro mudas de bananeira, dez ramas de mandioca, trinta pés de milho, dez pés de feijão guandu, quatro mudas de plantas cítricas (laranjas, bergamota, acerola), açaí juçara, ingá de metro, trigo mourisco, quatro mudas de frutíferas nativas (araçá do mato, cereja do rio grande, grumixama, guabiroba, e palmeira real       

Para a irrigação, optou-se por um modelo relativamente barato e eficiente para este modelo de agrofloresta, chamado tecnicamente de irrigação com mangueira microperfurada ou popularmente conhecido como irrigação Santeno. Ele exige motor de baixa potência e tem eficiência de 90% na área molhada, sendo eficiente e econômico no processo de irrigação. Foram instaladas quatro linhas de irrigação que serão ligadas dez minutos por dia, com sistema automático de acionamento e desligamento da motobomba que é conectada na rede de energia elétrica.           

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .