Na terça-feira (09/07) aconteceu a formatura de 28 adolescentes no projeto Liderança Comunitária, em Florianópolis. Este ano o projeto contou com um novo cargo: Guardião ODS, onde os adolescentes verificavam quais os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU, e qual o projeto escolhido contribui.
A turma optou pelo tema Idoso para desenvolver o projeto e a instituição escolhida foi a Sociedade Espírita Obreiros da Vida Eterna (Seove), que têm um Lar de Amparo a idosas, onde atende 27 em situação de vulnerabilidade social. Os ODS envolvidos foram o 3, 10 e 17. Durante três meses os adolescentes desenvolveram o projeto Fortalecendo Raízes Organização Comunitária Junior Achievement, onde aprenderam sobre liderança e colocaram em prática ações que visassem a qualidade de vida das moradoras do Lar.
Todo o mês a Seove informa ao público geral as necessidades de alimentos. No mês de maio e junho os adolescentes arrecadaram os itens para auxiliar na alimentação das idosas. Uma das estratégias para arrecadação dos alimentos, foi realizar um Cinema Solidário, dentro da Irmandade do Divino Espírito Santo (Ides), onde a entrada foi um item necessário para o Lar.
Os adolescentes organizaram uma Ação entre Amigos para arrecadar valores em espécie, que foram integralmente destinados à compra dos alimentos para a Festa, bem como produziram toda a decoração do ambiente. A maior ação foi realizada no dia 25/06, onde foi programado a Festa Junina, com o objetivo da integração dos adolescentes com as idosas. Juntamente com a Seove, o projeto arrecadou as comidas típicas e realizaram atividades como: Jogo das Argolas, Boca do Palhaço e não podia faltar a tradicional Quadrilha Junina.
A formatura ocorreu no dia 09 de julho, às 14h30, na Sala Multiuso do Sesc Prainha e contou com a presença dos parceiros Seove, Ides, Junior Achievement, adolescentes, amigos e familiares dos formandos. Confira abaixo depoimentos dos adolescentes:
Projeto Liderança Comunitária forma 28 adolescentes em Florianópolis
11/07/2019 - Atualizado em 11/07/2019 - 571 visualizações
Murilo Rodrigues, 17 anos
Participar do programa me ensinou a ter comprometimento, a ajudar as pessoas, buscar ideias novas e ter compaixão com o próximo.